A materialidade nos jogos: Resident Evil 4

Maurício Júnior
6 min readJul 28, 2019

--

Fonte: http://www.residentevildatabase.com

Corriqueiramente a materialidade é definida como algo realmente material relacionado ao jogo, seja o console, o controle/joystick, a televisão ou o computador em que a mídia é consumida. Mas, na verdade, a ideia de materialidade vai muito além do sentido literal (apenas materiais, os objetos e meios), diversos elementos dos jogos entram nesse campo de estudo. Dentre eles, podemos salientar algumas partes do próprio ecossistema dentro de um jogo, tais como: cenários e efeitos sonoros.

Um bom jogo para ser abordado sobre esse elemento é o Resident Evil 4 (Biohazard 4). O jogo que segue o gênero Survival Horror foi lançado em 2005 pela Capcom para o Nintendo GameCube inicialmente, ganhando mais tarde diferentes versões para diversos tipos de consoles, PC e dispositivos mobile. No sexto jogo da franquia, o jogador incorpora o ex-policial e então agente do governo Leon S. Kennedy, o qual é convocado para uma missão de resgate a filha do presidente, Ashley Graham, que foi raptada por uma seita religiosa desconhecida localizada em uma remota parte da Espanha.

Com uma pegada bem diferente dos primeiros jogos da franquia, RE4 foi um marco para a indústria dos games em geral, pois trazia uma visão diferente de câmera em terceira pessoa, chamada over the shoulders. Essa mudança brusca de uma câmera estática para uma que acompanha o jogador, teve opiniões díspares pelo público, mesmo assim, há aqueles que dizem que foi o melhor jogo da franquia já criado até o momento e, tem outros que o odeiam.

Apesar dessas mudanças ao longo da série, a franquia sempre manteve (quase sempre na mesma intensidade) os elementos de survival horror. Os quais são um bom exemplo de como a materialidade se encontra nos jogos. Vale salientar três elementos essenciais que entram neste campo de estudo: cenários, efeitos sonoros e caracterização dos personagens.

Cenários

Um dos principais elementos nos jogos de survival horror que é considerado uma materialidade são os cenários. Os cenários do Resident Evil 4 não deixam a desejar neste quesito que é transmitir a sensação de que o jogador está em um ambiente frio, inóspito e muito longe da civilização. Talvez a parte mais marcante do jogo é logo quando começa o gameplay. Leon é deixado em um local próximo ao vilarejo dos supostos habitantes do local, você já percebe naquele momento que algo pode acontecer a qualquer momento, o deixando bastante apreensivo e com os sentidos mais aguçados para eventuais acontecimentos.

Fonte: https://wall.alphacoders.com

Um pouco adiante tem uma das partes mais icônicas do jogo, se não a mais, quando o Leon se aproxima de um vilarejo com uma grande quantidade de Ganados (nome dado às pessoas que fazem parte desta misteriosa seita religiosa), o primeiro contato do jogador com este local é amedrontador, visto que possuía ali um dos motoristas que trouxe o agente até o local, em uma fogueira sustentado por uma estaca, queimando. Esse é momento que o jogador percebe o que vem pela frente. As casas abandonadas, as montanhas ao longe e a própria vegetação contribuem mais ainda para a estruturação de um clima frio e inquietante.

Fonte: https://wall.alphacoders.com

Efeitos Sonoros

Resident Evil 4 é marcado por efeitos sonoros muito únicos. O jogo possui diversas trilhas para os diferentes tipos de situações. Tem o silêncio logo no começo, onde apenas os passos do personagem são ouvidos, avançando mais um pouco tem as famosas frases dos Ganados, que o jogador geralmente as escutam quando é avistado por um: “Un forastero!”, “¡Allí está!”, “Agarrenlo!”, entre diversas outras, cada fala pertence a um Ganado diferente, e possui outras de ambientes específicos ao longo do jogo. Quando se escuta alguma dessas frases, é despertado no player o instinto de sobrevivência, pois nas maiorias das vezes você não sabe de onde vem esse som, causando um desespero, que podem levar, também, a uma escolha equivocada.

Fonte: http://ultimatebiohazard.blogspot.com

Cada cenário tem sua trilha sonora, no início é uma trilha mais agitada pois, o jogador acabou de entrar no jogo, está descobrindo as coisas, o aparecimento de uma trilha sonora agitada, indica que há perigo por perto e que o player não está totalmente seguro. A trilha vai diminuindo o ritmo a medida que o jogador também vai se acostumando com o jogo. Uma trilha calma na hora de um save é de um alívio enorme, você se sente seguro naquela área. Do meio para o final do jogo outros efeitos sonoros são implementados, fazendo com que o player tenha o seu ciclo de tensão remontado.

Caracterização dos Personagens

Em jogos deste gênero os personagens são caracterizados para causar um tipo de reação ao jogador: medo, espanto, surpresa, etc. Em Resident Evil 4 não é diferente, além de ser um arquétipo diferente com relação aos outros títulos da franquia, os Ganados não são necessariamente zumbis/mortos-vivos, mas são realmente camponeses infectados por um vírus que toma controle de todo seu corpo. Isso causa um sentimento de surpresa ao player, visto que ele, dessa vez, estará lhe dando com algo totalmente desconhecido e que muito provavelmente, vai exigir dele um total desenvolvimento de táticas diferenciadas para dar conta desse novo inimigo.

Diferentes dos zumbis, os Ganados são conscientes e se movem muito mais rápidos, sobem escadas, encurralam o jogador em pontos estratégicos e tem mira apurada. Com relação a sua caracterização visual é bem simple e intuitivo, como os Ganados vivem em uma área de campo, consequentemente estão com vestimentas de camponeses: boinas, chapéus, calças, vestidos e lenços na cabeça para a versão feminina. Suas armas também são bem características da área em que habitam: foices, facas, machados, dinamites e serras.

Fonte: http://pt.fanpop.com

Um pouco mais a frente no jogo, aparecem novos Ganados, com diferentes armas e vestimentas. Na parte em que um castelo antigo é o cenário, eles estão vestidos de anciãos e suas armas também mudam, metralhadoras: proteção com capacetes de ferro, etc. Tudo isso faz com que o jogador tema esse inimigo em diferentes níveis, tornando ele mais cauteloso e fazendo com que desenvolva mais e mais seu senso de perigo.

Fonte: http://ultimatebiohazard.blogspot.com

Considerações finais

Resident Evil 4 está em constante ascensão, apesar de ser um jogo com quase 15 anos de mercado, possui uma comunidade extremamente ativa, e que continua aprimorando o game mesmo sem o apoio formal da Capcom com diversos tipos de mods. Um dos projetos mais recentes do game se chama Resident Evil HD Project, o qual é formado apenas por uma pequena equipe de fãs, responsável desde de 2014 pela remasterização completa do Resident Evil 4 Ultimate HD Edition (versão da Steam), a equipe é sustentada apenas por meio de doações.

Fonte: wccftech.com/resident-evil-4-hd-project-screens-video-showcase-improved-graphics/

--

--