Ambiência em Alto’s Adventure

Bernardo Batista
Metagame
Published in
2 min readJul 29, 2016

Alto’s Adventure é um jogo de rolamento lateral para iOS e Android. Nele, você controla um personagem que desce de snowboard a montanha nevada.

O jogo é procedural e “infinito” (até que você perca, pelo menos no modo normal). A ambiência é muito rica. O visual é composto de formas geométricas simples (pense em triângulos e outros polígonos), mas dispostas com minúcia para representar a vastidão até o horizonte: montanhas, florestas e vilas.

Além da corrida de obstáculos e manobras (especialmente saltos mortais) que advém da experiência de descer a montanha de snowboard, o jogo coloca um outro ritmo muito particular: dia e noite se alternam, assim como chuva, neve, tempestade e céus limpos. O som também tem várias camadas que acompanham os diversos elementos visuais e de agência.

O jogo oferece ainda um “modo zen”: nele, não há pontuação, metas ou ameaças de quaisquer tipo, e o jogo pode continuar de qualquer ponto em que o jogador perder. Neste modo, a música é uma ambiência muito mais sutil do que no modo normal.

O jogo parece satisfazer uma certa fantasia escapista de estar próximo à natureza. É muito sintomático que nesse momento em que as pessoas não conseguem ficar longe de seus telefones e da internet, um jogo para celular invista numa narrativa assim, e numa ambiência com esse grau de imersão. A simplicidade do jogo, em especial — suas formas “primitivas”, seu controle minimalista (um toque para pular, segure para girar no ar) e o “modo zen” — abrem espaço para que a ambiência realmente cresça. Não há quem não se empolgue em ver o céu estrelado surgir depois de uma tempestade, ver uma estrela cadente, o nascer do sol, as luzes se acendendo nas casinhas, os balões luminosos subindo. O personagem jogador descendo de snowboard tem até uma sutil sombra que acompanha seus saltos. O cenário está disposto em vários planos que se movem independentemente, sugerindo uma tridimensionalidade de leve. Essa apreciação e imersão é possível por causa da simplicidade da agência, o que também casa bem com uma ideia de aproveitar uma vida simples.

--

--

Bernardo Batista
Metagame

Entusiasta de música e tecnoxamanismo, aprendiz de um tanto de coisa, fotógrafo e estudante de cinema.