Chamada de Artigos / GP Games — Intercom 2018

Thiago Falcão
Metagame
Published in
3 min readMay 7, 2018

Saudações!

Escrevo para lhes convidar a submeterem trabalho ao Grupo de Pesquisa Games, que é parte da 41ª edição do Congresso Nacional da Intercom, que acontece entre os dias 2 e 8 de setembro na Universidade Regional de Joinville — Univille, em Joinville, Santa Catarina, e tem como tema geral “Desigualdades, gêneros e comunicação”. O GP acontecerá entre os dias 5 e 7 de setembro.

Em seu terceiro ano o GP Games se reafirma como o único locus especialmente dedicado às discussões sobre os jogos e sobre a cultura lúdica em conferências da área da Comunicação no Brasil. Em adição à apresentação de trabalhos, o GP Games promoverá, este ano, uma série de encontros entre pesquisadores envolvidos com temáticas mais amplas do campo da Comunicação e pesquisadores dedicados aos game studies, em um esforço para reafirmar e ampliar o escopo interdisciplinar que vem sublinhando seu trabalho desde sua criação.

Artigos podem ser submetidos até o dia 10/07. O processo, contudo, é dependente do pagamento da inscrição, cujo prazo vai até 06/07. O GP aceita trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.

Instruções mais específicas sobre o calendário e a inscrição podem ser encontradas em http://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/calendario-e-taxa

E o GP possui uma fanpage no Facebook, no endereço https://www.facebook.com/gpgamesintercom/

A seguir encontram-se a ementa e mais informações sobre os interesses do GP, bem como uma lista de tópicos possíveis:

Ementa: Este grupo de pesquisa se preocupa com produtos e fenômenos midiáticos relacionados aos aspectos materiais, históricos e hermenêuticos dos jogos e das brincadeiras. Nos interessam, assim, esforços de pesquisa que contemplem video games, jogos de tabuleiro, jogos de carta, brincadeiras de rua e fenômenos híbridos, contextos ou apropriações, em suas dimensões estrutural, formal ou cultural sociológica. Este intuito e inclinação advêm de um hibridismo entre os campos da Comunicação e dos Game Studies, que denota uma interpretação dos jogos como agentes relevantes para a formação tecido social contemporâneo, mas que não subestima suas especificidades formais, materiais, internas. Este GP se interessa pelos jogos como medium, e em seu uso, forma e conteúdo, aproximando-se destes a partir de uma perspectiva com ênfase em seus aspectos comunicacionais. Os interesses temáticos contemplam estudos do jogo como fenômeno sociocultural; aspectos mecânicos, técnicos e narrativos; dinâmicas de jogo; interações sociais; suportes, instrumentos e interfaces e outros. No GP Games privilegiam-se as discussões que tomam o jogo como fenômeno central de suas indagações e hipóteses, sublinhando a importância de características próprias em favor de aspectos tangenciais.
Palavras-chave: Games; e-Sports; Práticas Lúdicas; Game Design; Game Studies.

O GP abriga, portanto, uma quantidade considerável de temáticas, estas listadas à frente. É importante sublinhar que estas são sugestões, não limitando o escopo de interesse do grupo de pesquisa:

- Video Games
- Board Games
- Card Games
- Role-playing Games e Live Action Roleplaying
- E-Sports
- Culturas e Aspectos Sociais dos Jogos
- Materialidades e Design dos Jogos
- Alternate Reality Games e Transmídia
- Abordagens interdisciplinares no estudo dos jogos
- Estéticas e Políticas dos Games
- Games e Filosofia
- Games e Jornalismo
- Games e Educação
- O Lúdico como Aspecto da Cultura
- Práticas Lúdicas na Cultura Contemporânea

Eu e Suely estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos,

Thiago Falcão, Universidade Federal do Maranhão
Coordenador

Suely Fragoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Vice-coordenadora

--

--

Thiago Falcão
Metagame

Professor; Mídias Digitais/UFPB. Game Studies — Media Studies — Fantasia / Horror / FC.