Midnight Animal: agência em Hotline Miami

Bruna Freire
Metagame
Published in
2 min readJun 21, 2016

--

Hotline Miami é um jogo sobre violência. Sobre como fazer uma chacina sanguinária de diversas formas diferentes. Em meio a uma combinação de pixel art, vilões anos 80 e synthwave frenético, quem joga tem sua agência baseada em fazer com que o personagem mascarado consiga matar brutalmente todos os inimigos da fase sem ser morto por um deles no meio do caminho. Geralmente é possível circular livremente pelos ambientes do jogo desde que sejam considerados detalhes como o campo de visão dos bandidos e seus cachorros, que se encontram bastante atentos à mínima aparição, ou algumas paredes de vidro que dificultam uma passagem discreta.

Esses mecanismos, apesar de funcionarem como dificultadores, podem ser aproveitados como parte da estratégia para atravessar a sala. O jogador pode, por exemplo, chamar a atenção dos inimigos propositalmente para fazer com que eles se movam para um determinado lugar e facilitem o trabalho. É uma maneira de controlar os personagens “não-controláveis” para moldar a experiência e escolher o caminho através da fase. Assim como algumas das muitas armas disponibilizadas ao longo das fases que têm outras implicações no estado do jogo além de permitir uma matança diversificada: um disparo de pistola ou shotgun provavelmente vai provocar agitação e atrair quem estiver nas salas próximas para o cômodo de onde veio o barulho. Armas corpo-a-corpo, como machetes e canos, podem permitir uma passagem mais silenciosa e calculada na medida que elas tendem a não causar maiores mudanças na dinâmica dos ambientes. A única coisa que o jogo propõe é matar; a questão é como o jogador escolhe fazer isso.

Os desenvolvedores inclusive caíram em uma enorme polêmica relacionada à agência após o lançamento do segundo título da franquia, Wrong Number. Logo no prólogo do jogo, após matar todo mundo da sala, o personagem se dirige a uma mulher no chão e se posiciona para estuprá-la, tudo sob controle de quem joga. O ato é cortado por um diretor antes de efetivamente acontecer, mostrando que se tratava da gravação de um filme. Dentre toda a problemática envolvendo a questão, algumas pessoas se sentiram desconfortáveis ao serem obrigadas pelo jogo a praticar um estupro.

Apesar de Hotline Miami utilizar uma linguagem bastante violenta e acelerada, além de um enredo tenso e esquizofrênico como complemento, sua mecânica sempre exige atenção e um mínimo de estratégia por parte de quem joga. A sensação de morrer abruptamente e ter que começar de novo — isso acontece o tempo todo — pode ser bastante irritante. É literalmente matar ou morrer.

--

--