This War of Mine: uma obra de arte feita para nos lembrar que na guerra nem todos são soldados

Ygor Marques
Metagame
Published in
4 min readAug 9, 2016

A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em um jogo com temática de guerra é a imagem de um jogo em primeira pessoa, em que você controla um personagem na linha de frente do combate, eliminando centenas de inimigos, conquistando a vitória e sendo reconhecido como herói, mas essa descrição nada tem a ver com This War of Mine. “Na guerra nem todo mundo é um soldado”, essa é realmente uma boa maneira de descrever o jogo do estúdio polonês 11bit Studios.

Uma guerra, uma cidade destruída e sitiada e pessoas fazendo o que podem para sobreviver, coletando comida, água, remédios e outros componentes. É ao redor disso que gira a história do jogo. Você não controla um personagem específico, e sim um grupo de 3 ou 4 pessoas abrigado em uma casa abandonada, que a partir do primeiro dia já tem que se organizar e sair em busca de suprimentos. Os integrantes desse grupo variam, já que existem 12 personagens jogáveis, cada um com seus próprios vícios e problemas, e também habilidades únicas, que interferem em áreas diferentes do jogo. Todos eles, entretanto, são pessoas comuns, e o jogador consegue perceber que essas habilidades foram adquiridas no dia a dia dessas pessoas antes da guerra.

This War of Mine foi pensado justamente para criticar a visão Hollywoodiana com a qual o ocidente se acostumou, de que os soldados são heróis lutando por uma causa justa. Na maioria dos jogos “AAA” da indústria, assim como nos filmes americanos sobre a guerra, o foco da narrativa está nas dificuldades que o soldado tem de eliminar seus inimigos, apesar de algumas poucas vezes conseguirmos encontrar um debate mais aprofundado sobre os fantasmas da guerra e sobre como essas pessoas reagem a ela. No jogo da 11bit Studios, entretanto, os soldados passam longe de serem os personagens principais, conseguindo ser, no máximo, parte da ambientação que é criada para nos mostrar o quão difícil e sofrível é ser um civil no meio de uma guerra. Muito além do enredo, tanto a trilha sonora, quanto a fotografia do jogo criam uma atmosfera pesada e melancólica, que faz, muitas vezes, o jogador questionar até mesmo as vitórias que o grupo alcança, o que mostra como a ambientação e a narrativa funcionam para desconstruir a imagem da beleza da guerra e que, ainda que você se importe com os personagens, não existem vencedores nesse cenário, mesmo que consiga sobreviver.

Apesar da temática densa e de todas as dificuldades presentes em uma guerra, a mecânica do jogo é muito simples: um point-and-click em 2D, com uma temática de sobrevivência e gerenciamento de um abrigo em um período de guerra. Durante o dia você pode descansar, melhorar seu abrigo, se alimentar e criar ferramentas úteis, enquanto à noite você deve preparar vigias e mandar alguém em busca de suprimentos.

Ainda que a jogabilidade seja simples o enredo é complexo, e é nele onde o jogo tem seu foco e mostra todo seu potencial. Cada ação e decisão que o jogador toma influencia diretamente na maneira como as coisas vão se desenrolar, nos sentimentos dos personagens e em como o próprio jogador vai se sentir, já que escolhas difíceis tem que ser feitas. Jogar This War of Mine é como ler um livro em que você pode mudar o final dos personagens, e são justamente as formas como você age sobre a vida dos personagens que tornam o jogo tão interessante. Não é sobre como e porque você escolhe e sim o como e porque o personagem escolhe, o que faz o jogador sentir todo o peso de suas escolhas, desde as menores até aquelas que você realmente demora para avaliar, já que não é apenas a sua consciência que está em jogo, mas a dos personagens também.

Chegar a conclusão de que você deve roubar um casal de idosos ou voltar para casa de mãos vazias te deixa pensativo, e ainda que não queira, você acaba caindo na questão moral de se você deve roubar algum lugar ou não, e, quando se dá conta, já o fez. Os limites do que é certo e errado para o jogador começam a se tornar cada vez menos claros e isso se reflete em como os personagens reagem ao que eles estão fazendo. This War of Mine mostra que a guerra dentro de cada pessoa é, as vezes, tão grande quanto o conflito armado do lado de fora.

--

--