Você se leva a sério?

Vitor Queiroz
Metanoia Lab
Published in
5 min readJun 13, 2016

Quando foi a última vez que você teve uma opinião mas não compartilhou com ninguém por que achou que ninguém se importaria? Quando foi a última vez que você ficou realmente animado com uma idéia mas não correu atrás porque pensou que não era boa o suficiente? Quando foi a última vez que você começou a fazer algo mas desistiu antes de terminar porque pensou que ninguém fosse gostar?

Você vai ler um monte de artigos que vão te dizer "apenas faça!!" — Não se preocupe com o que os outros vão pensar, continue seguindo, continue perseverando, não desista!

Mas se você não se levar a sério você nunca vai ser capaz de seguir nenhum desse conselhos. Porque você sempre vai se convencer de que o que você faz não é importante o suficiente.

Eu não me levei a sério por muito tempo, ainda tenho dificuldade de me levar a sério. Eu não podia nem apontar o que eu estava fazendo comigo mesmo até um ano atrás. Mas eu finalmente percebi que tem essa coisa que algumas pessoas têm — essa habilidade de ficar animado com alguma coisa que eles estão fazendo e ir em frente com um tipo de renúncia maluca. Essa habilidade de permanecer focado e firme e chegar ao topo da montanha e gritar o que eles querem para todo mundo ouvir.

E eu sabia que eu tinha a habilidade de escalar a montanha e fazer a mesma coisa mas eu sempre me convencia do contrário. E então eu finalmente percebi que era porque eu nunca me levava a sério.

Eu tive dificuldade até para escrever esse artigo…

Por que eu estou escrevendo isso? Isso é estúpido. É repetitivo. Não teve alguém que já disse isso antes de um jeito melhor? Eu ao menos sei o que eu estou tentando dizer? Ninguém vai ler isso. Eu devia trabalhar em outra coisa. Isso é uma perda de tempo

Esses eram meus pensamentos toda vez que eu tentava criar algo novo. Eu não levava minha opiniões, minhas idéias e nem mesmo a minha própria vida a sério.

Então o que acontece quando você não se leva a sério?

Você passa um tempão sonhando mas não fazendo nada. Você têm idéias mas para antes mesmo de tentar.

Ou você tenta algo mas desiste rapidamente pois você decide que não é bom o bastante, ninguém vai gostar e era uma ideia estúpida mesmo.

Mas o pior acontece dez anos depois e você olha para trás para aquilo que você quase começou e você percebe que existia algo lá. E não era tão ruim como você pensava e você poderia realmente ter alcançado algo se você tivesse insistido.

O que acontece quando você não se leva a sério?

Você acaba levando uma vida da qual você não se orgulha. Você continua esperando para fazer aquilo pelo que você é apaixonado, você continua esperando por aquilo que vai fazer você se sentir bem-sucedido. Você preenche seu tempo com uma monte de coisas que você acha que tem que fazer, mas nada que você queira fazer de verdade. Você trabalha duro e faz um bom trabalho mas por dentro você se sente preso, colocado num show que outra pessoa está dirigindo.

E o pior acontece dez anos depois quando você perdeu o contato com quem você é de verdade, e você não consegue mais dizer a diferença do que você quer e do que as pessoas querem para você.

O que acontece quando você não se leva a sério?

Você vai acabar encontrando alguém que teve a mesma idéia que você, mas essa pessoa compartilhou isso com o mundo, ela fez algo com isso.

"Mas era exatamente a mesma ideia!" você diz. Sim, era — Mas aquelas pessoas levaram a sério. Elas se levam a sério. Aquelas pessoas disseram, "isso é interessante para mim então pode ser interessante para mais alguém" e elas fizeram algo com isso.

O que acontece quando você não se leva a sério?

Você se ressente com pessoas que se levam a sério. Você encara pessoas que se promovem e promovem sua ideias como se fossem ridículas e egoístas. Ou você olha para pessoas que você admira e lamenta que você nunca conseguiria alcançar o que elas alcançaram.

O que acontece quando você não se leva a sério?

Você se sabota. Você corre para executar algo sem dedicação e não se permite ter o tempo que precisa para aprender algo novo, ou fazer do jeito certo. E quando isso não sai do jeito que você queria você decide que foi uma perda de tempo. Mas você poderia ter tido um resultado totalmente diferente se você primeiramente aceitasse o fato que pode levar tempo mas o tempo vai valer a pena porque você acredita nisso.

O que acontece quando você não se leva a sério?

Você fica deprimido. Você fica irritado consigo mesmo, Você fica desapontado consigo mesmo. Você imagina por que ainda não fez nada. Você sente que jamais fará. Você sente que é tarde demais. Mas não é.

Cada parte de cada pequena coisa que você já pensou é cheia de possibilidades. Você não sabe o que. E isso é assustador. Você pode não saber como ainda. E isso é difícil. Mas quando você se leva a sério, você dá a você mesmo crédito que você pode descobrir. Quando você sabe no seu coração que suas idéias são importantes, você vai dar à cada ideia que você tem, uma chance.

Isso pode significar, falar mais no trabalho. Ou pode significar apenas terminar aquele negócio que você está pensando faz uma eternidade. Ou pode significar "twittar" sobre isso, ou blogar sobre isso ou ir até um palco e compartilhar isso com o público.

Quando você se levar a sério você vai fazer os outros levarem você a sério. Você vai colocar sua ideias para fora. Você não vai escondê-las, Você não vai apagá-las. Você vai continuar tentando.

Se leve a sério.

Não trate sua idéias como se elas não fossem nada, não trate você mesmo como se você fosse nada, porque você e suas ideias são importantes, cheias de significado e têm o potencial para se tornar muito mais do que você imagina.

ACREDITE EM MIM…

PS: Eu queria ter escrito isso, mas essa é apenas a tradução de uma texto de Sarah Cooper, que você pode encontrar aqui.

--

--

Vitor Queiroz
Metanoia Lab

Quebrador de paradigmas, empreendedor, curioso que ainda insiste em influenciar positivamente o mundo