Você vai morrer! Faça algo a respeito.

Vitor Queiroz
Metanoia Lab
Published in
5 min readJun 28, 2016

Existem muitas coisas irônicas sobre a vida, mas acho que a maior ironia delas é o fato que a única certeza que você tem enquanto ser vivo é que você vai morrer.

Isso mesmo, morrer, bater as botas, fazer a passagem, abotoar o paletó de madeira. Você pode economizar o dinheiro que quiser, trabalhar para ter os bens que quiser, ter quantos amores quiser… Mas no fim tudo vai virar pó, sem dúvidas, sem discussões, sem apelos… A vida é finita.

Dito isso, essa trágica e gritante constatação, da qual ninguém escapa o que fica é a simples pergunta, o que você está fazendo com o caminho até esse dia?

Se o destino final já está definido, aproveite a viagem.

Estou escrevendo esse post em uma segunda-feira a noite e pensando.

Quantas pessoas acordaram hoje de manhã com aquele cara de "saco cheio" por começar outra semana? Quantas pessoas odeiam suas segundas-feira?

Isso é um termômetro e tanto, você vai passar por muitas segundas-feira ainda e realmente não vale a pena se todas elas forem um sofrimento.

De fato o ser humano é muito resiliente e se adapta a qualquer situação, mas nem todo tipo de adaptação é benéfica. Quando nossa consciência se adapta a algo que nos incomoda e fica cauterizada, entramos num estado que chamamos de "comodismo" e o comodismo meu amigo, é mortal.

Zonas de conforto nem sempre são "confortáveis", são apenas mais cômodas e não percebemos que o comodismo faz com que tenhamos um estilo de vida orientado a nos entorpecer das dores de nossas próprias escolhas.

É por isso que gastamos tanto em entretenimento de baixa qualidade, em comida expressa, em coisas que nos "economizam" tempo mas que nos consomem a alma. Coisas que não fariam sentido se não escolhêssemos um estilo de vida que nos rouba a satisfação que essas mesmas coisas nos prometem, é um circulo vicioso, é aquela mesma sensação de viver na roda do hamster, todo o tempo, correndo sempre mais rápido, mais rápido mas nunca saindo do lugar.

Se o fim é certo e se cada dia é um dia a menos começamos a pensar muito mais na viagem do que no destino.

A vida é muito curta para viver sem satisfação

A frase acima me foi dita pela minha ex-esposa depois de um período longo de restauração sentimental que eu havia passado e me atingiu como um relâmpago. Não é errado pensar no futuro, fazer planos, mas você tem que ter certeza que o futuro que você quer não lhe roube o presente e principalmente se esse futuro é algo que alguém vendeu para você.

Viver apenas para o amanhã te torna alguém que se acomoda "as dores do presente" por um futuro hipotético. Abrir mão de todo significado que você você busca por agora não faz mal apenas para você, mas para todos que te cercam e em certa medida fazem parte da sua vida. Imagine quantas possibilidades estão aí dentro da sua cabeça esperando para serem experimentadas e em quantos resultados você poderia alcançar não só para você mas para sua família, seu amigos e para a humanidade.

"Você está me dizendo para abandonar tudo e viver de artesanato?" — Depende, se é isso que te traz sentido então sim, mas não necessariamente levar uma vida mais simples ou trabalhar menos vai te dar mais satisfação.

O que você precisa é entender as suas prioridades… As suas e não de outros, a grande pergunta é, se dinheiro não fosse um problema, onde você estaria em uma segunda-feira?

Para que você acorda todo dia? Apenas para esperar o fim do mês e pagar as contas? Se for isso meu amigo, você não está esperando pela morte, você está morrendo aos poucos.

Não existe esse negócio de jornada tranquila

Não pessoa, não estou te chamando para darmos as mãos e cantarmos "We are the world" num gramado em um dia ensolarado, isso pode até ser realidade para algumas pessoas, muito poucas na verdade, mas nem de longe reflete o que acontece no mundo real.

Você vai ter muito trabalho, muito esforço e muito suor para seguir sua vida de acordo com o que te traz significado, vai cair e se machucar várias vezes, mas qual vai ser a sua escolha? Lidar com os ferimentos dessa caminhada ou ser perseguido pelo arrependimento de nunca ter tentado?

Encontre aquilo que te traz significado, qualquer coisa, e você será um ser humano mais feliz, mais focado e mais satisfeito. Será um melhor pai ou mãe, um melhor marido ou esposa um melhor filho ou filha… um melhor profissional, e talvez você não invista tanto em um estilo de vida que te aprisiona todos os dias.

Ter um lifestyle mais coerente com o que te traz significado pode custar menos do que você imagina.

A satisfação é uma força poderosa.

O que você vai fazer sobre isso?

Você pode me dizer — "Mas cara o única coisa que me traz satisfação e chegar me casa, sentar no sofá e assistir o Netflix" — e eu vou te dizer — "Mentira."

Isso não te dá satisfação, isso te entorpece, é um analgésico para a vida. Nada contra o Netflix (Netflix é coisa linda de Deus!!) mas contra essa noção que satisfação é apenas desacelerar, se isolar no seu sofá ou no seu computador e termos aquela sensação de "ufa!" como se tivéssemos acabado de sair de uma sessão de tortura, como se estivéssemos lambendo as feridas para cicatrizar e dormir de exaustão.

Isso não é satisfação, é alívio, e alívio você só tem quando se livra de algo que o incomoda.

Satisfação vem de produzir algo que te faça sentido, e se você nunca se sentiu produtivo, cansado e feliz, sinto muito mas você nunca ficou satisfeito.

Minha dica é, invista esforço em algo que te deixe satisfeito.

Não consegue investir 100% do seu esforço então invista 20%, 10%, 5% ou 1% mas INVISTA ALGUMA COISA. Se de a oportunidade do cansaço de satisfação e faça isso periodicamente.

Até que isso crie em você um desejo por satisfação. Quando sua mente e sua consciência tiver uma maneira de comparar a vida com satisfação e a vida com alívios ela nunca mais vai voltar ao tamanho original. Então você vai ter que se disciplinar para conseguir fazer a travessia, para conseguir fazer acontecer.

A vida está passando e um dia você vai inevitavelmente morrer.

O que você vai fazer sobre isso?

--

--

Vitor Queiroz
Metanoia Lab

Quebrador de paradigmas, empreendedor, curioso que ainda insiste em influenciar positivamente o mundo