Então é natal

Paulo Guerche
metaWriMo
Published in
3 min readDec 4, 2016

Com dezembro chegando, é hora de fazer um balanço do NaNo e decidir o que fazer da vida, agora que o mês que tanto esperávamos acabou. Para alguns é hora de colher os doce louros da vitória, para outros foi mais uma tentativa e um “nos vemos ano que vem”.

A quem conseguiu, meus mais sinceros parabéns. Vocês são exemplos pra todos os escritores aspirantes por aí e é importante que vocês saibam disso. A quem, como eu e a Gabi, não deu conta, uns quinze minutos de consolo: novembro acabou, o mundo não.

Meu caso: logo no começo de novembro, derrubei vinho no teclado do meu note (mesmo, eu e a Gabi estávamos esperando dar meia noite pra começar a escrever). Foi uma grande parada cardíaca, achei que ia ficar sem um computador por falta de dinheiros e, drama vai, drama vem, acabei dando um jeito. Problema resolvido, não? É claro que não. Aprender a usar um tecladinho sem fio foi um inferno e eu passava raiva para escrever quaisquer quinhentas palavras. Pouco a pouco a vontade de escrever foi se esvaindo, as pressões acadêmicas foram ganhando espaço e, quando eu vi, já estava há dez dias sem uma palavra escrita. Shame on me, claro, não deveria ter deixado a peteca cair, mas quem disse que eu sabia que aquelas palavras seriam as últimas? O metaWriMo ficou de lado, meu livro ficou de lado e cá estamos nós, no textinho da vergonha de quem ficou pra trás.

Yep, shame on me

Mas este não precisa ser o textinho da vergonha, muito menos as últimas palavras do ano.

Provavelmente novembro foi cheio de problemas e quase vazio de vontade ou inspiração; ou seu computador parou de funcionar; ou simplesmente não sobrou tempo. Você não precisa se sentir culpado por ter parado antes da hora, o NaNo está aí pra isso mesmo.

E se, ao invés de ficar na bad por não termos vencido o desafio desse ano, começarmos a pensar nos fatores determinantes pra nossa falha? Eu tenho certeza que não é falta de capacidade, descarte esta opção. Tente fazer um replay de novembro na sua cabeça e com certeza vai surgir algo.

E se, ao invés de esperar até novembro pra tentar novamente, você começar a se preparar para o Camp NaNo, em abril? Melhor ainda: e se você começar definindo metas menores pra você cumprir por mês até chegar um dos grandes eventos anuais? É, sério, pegue sua contagem, quantas palavras saíram? Dez mil? Vinte mil? Que tal fazer um acordo consigo mesmo e escrever mais dez ou vinte mil agora em dezembro?

Eu espero não desanimar nunca e, pra ser bem honesto, espero que nenhum de vocês desanime. Chegar longe é legal, mas e melhor se feito em conjunto.

Ânimo, minha gente, ânimo!

E pra quem não sabe o que é o tal do Camp, é basicamente uma micareta literária, um NaNo fora de época.

--

--