Procrastinamon

Paulo Guerche
metaWriMo
Published in
2 min readNov 5, 2015

Eu sou um procrastinador. Não obstante, eu sou um procrastinador depressivo, o que implica em ter pouca energia e gastar a que tenho do jeito errado — dá pra imaginar o ciclo que sai daí, né?

Existem muitos NaNolindos por aí travados no processo da escrita assim como eu. Existem muitos NaNos que não conseguiram terminar nos anos anteriores e ainda assim estão aqui, tentando novamente. E infelizmente existem toneladas de NaNos procrastinando suas obras primas — mais no sentido de primeira do que de masterpiece, mesmo.

E o demônio da procrastinação parece imenso, parece difícil demais, mas eu tenho que contar uma coisa pra vocês: não passa de auto-sabotagem. Por exemplo: quantas vezes você parou de escrever nesses quatro dias para [escolha seu(s) veneno(s): esperar a inspiração vir jogando ou assistindo alguma coisa, chorar em desespero porque seu texto está uma merda, chorar em desespero porque as ideias não estão vindo, dar um tempo pra ideia vir arrumando aquele quarto que sem nada pra fazer nunca seria arrumado]?

Eu e a Gabi já fizemos todas e mais algumas. E sabem quantas vezes alguma dessas coisas fez alguma ideia vir? Suspense. Mais suspense. Wait for it. Nenhuma — mas você já sabia disso.

“Em minha experiência não existe isso de sorte não, seus doido.” Sério, a citação é essa.

O clichezão inspiração/transpiração tem sua razão, mas justamente por ser tão vago nós não conseguimos ver onde temos errado. Em minha curtíssima experiência fazendo coisas, a ideia não vai vir se você ficar no [escolha seu(s) veneno(s): Netflix, videogame, Faustão, 50 Tons de Blergh!]. É claro que, se pra você tem funcionado, vá em frente, isso é só a experiência de um estranho da internet — 65% de chance de sermos fake.

E você, o que tem feito pra se impedir de completar o NaNo? Melhor ainda, o que tem feito pra, apesar de todas as adversidades, completar o desafio? Boa sorte e que, por dia, te venham 1667 palavras ao menos.

EDIT: Enquanto escrevia esse texto eu prometi para mim mesmo que não iria jogar nada. Acabei vendo uns quatro rankings diferentes no youtube que começaram com melhores mortes em 007 e acabaram comigo assistindo Blade. Espero que isso ilustre o problema.

--

--