Procurando um editor de texto? Conheça o Scrivener — NaNoWriMo 2016

Gabs
metaWriMo
Published in
2 min readOct 7, 2016

O NaNoWriMo do ano passado me trouxe um dos meus melhores amigos:

O Scrivener.

Scrivener é um editor de texto que foi desenvolvido pelo escritor Keith Blount para seu uso pessoal e depois passou a ser comercializado. Por isso, tem muitos recursos criados especialmente para escritores e é bem diferente de qualquer outro editor de texto que eu já conheci.

“Mas ele só serve para escrever histórias?” Não! Por causa da ferramenta de fichário, que te permite trabalhar separadamente em cada parte do seu texto, eu usei ele para a minha monografia. A ferramenta research, em que você pode salvar textos, imagens, PDFs e sites que esteja usando para construir o seu texto, me ajuda em vários tipos de trabalhos, acadêmicos ou não. A possibilidade de dividir a tela entre seu texto e qualquer outra mídia para qual ele tenha suporte (como áudios, PDFs e imagens), o torna ótimo para trabalhos de transcrição e tradução. Se você está desenvolvendo artigos para publicar em um blog, o Scrivener é uma boa opção porque estarão todos armazenados no mesmo lugar e você pode facilmente consultar os que já escreveu durante a criação de um novo. E esses são só alguns exemplos dos seus recursos diferentões.

Sabe qual é a melhor parte? Você não precisa ter medo de que seus textos se tornem reféns do programa, porque tudo é salvo em RTF em uma pasta de backup. Aliás, depois que você acabar seu texto, pode exportá-lo no formato que preferir — e ele deixa de fora todo rascunho ou material que você inclua na sessão research.

O Scrivener só não é perfeito porque não é gratuito, mas a gente entende, né? A boa notícia é que todos os participantes do NaNo ganham 20% de desconto, e vencedores ganham 50%, o que reduz o preço da licença — que pode ser instalada em quatro ou cinco computadores — para 20 dólares (ainda não é uma super pechincha com o preço que está o dólar, mas eu te garanto que vale cada centavo).

Mas até lá você pode usar a versão especial de NaNoWriMo, que está disponível gratuitamente nesse link e é válida até 7 de dezembro, ou baixar a versão de teste, que é gratuita durante 30 dias.

Você já usou o Scrivener? Compartilha a sua experiência com a gente. Senão, baixa lá e depois me diz o que você achou. Aposto que vai te conquistar também.

Isso não é um jabá. Nós do metaWriMo não ganhamos nada por esse post, só queríamos muito mesmo compartilhar com você esse programa que é dono dos nossos corações.

--

--

Gabs
metaWriMo

“There is no aspect, no facet, no moment of life that can’t be improved with pizza” — Daria Morgendorffer