Anunciando no Instagram: Quanto custa? Quais os formatos?
E finalmente tive acesso a um e-mail da equipe do Facebook no Brasil, enviado para os interessados em anunciar no Instagram a partir de junho, fala o e-mail:
Formatos e valores:
1) Formato Carrossel de Fotos:
Lançamos mundialmente o formato Carrossel e, também no Brasil \o/. Neste formato é possível veicular mínimo 02 (duas) e máximo 04 (quatro) fotos em uma mesma veiculação. As fotos a partir da 2a podem ser clicáveis, podendo enviar as pessoas para um ambiente externo (site, vídeo, página no facebook etc). O valor mínimo por campanha é de R$300k (bruto), dentro do CPM já negociado de foto. Para propostas, precisamos falar para montarmos caso a caso as entregas por target.
2) Re-Targeting Instagram para campanhas no Facebook:
As novas campanhas de Instagram formarão cluster das pessoas impactadas para que as marcas continuem as histórias no Facebook. O cluster será habilitado após 7 dias do início da campanha e fica disponível por 30 dias.
Não consegui saber se é possível impulsionar apenas uma única foto, mas creio que sim.
Estas informações me lembram a época em que o Facebook Ads desembarcou aqui no Brasil, e cujo investimento inicial pedido era de módicos 30 mil reais, a serem gastos em três meses. Foram necessários alguns meses até que o Self-service estivesse disponível e qualquer quantia pudesse ser colocada no sistema de anúncios via cartão de crédito.
Conversando com a responsável pelo Marketing de um grande anunciante no Facebook agora, ela lembrou que “Não é porque ultimamente eu tenho pouca verba, mas 300k é um valor extremamente alto para ser colocado em apenas um canal de internet. É uma realidade longe de muita gente”, disse ela.
E bem, agora já sabemos que (ao menos por enquanto) não é todo mundo quem vai anunciar no instagram.
UPDATE:
A Ana Cláudia Vieira de Souza, que é Social Media da Reckitt Benckiser, falou o seguinte nos comentários do post:
Quanto à sua dúvida de quantos assets são possíveis patrocinar, quando uma agencia/anunciante entra em contato com o FB, é preciso preencher o briefing e dados do target para que o próprio Instagram recomende quantos assets são necessários para aquela campanha. Além disso, a campanha só entra no ar após uma Creative Session com o time do Instagram. Não é pra qualquer marca mesmo, por isso são tantos processos e pré-requisitos para anunciantes. ☺
Texto originalmente publicado no Linkedin Pulse.