Resenha: Design Thinking de Tim Brown

Sofia Defino
2 min readJun 11, 2016

--

O livro apresenta uma nova forma de metodologia, que consiste em uma empatia entre o designer e a empresa, com o público alvo que ira utilizar o produto.

Design thinking, de acordo com o livro é: “uma forma de descrever um conjunto de princípios que podem ser aplicados por diversas pessoas a uma ampla variedade de problemas”

O autor diz que não ha uma melhor forma de percorrer um processo, existe um ponto de partida e pontos de referencia úteis mas a continuidade é mais como um sistema de espaços que se sobrepõem.

Esses espaços que se sobrepõem podem ser pensados como: a inspiração, o problema ou a oportunidade que motiva busca por soluções, a idealização, o processo de gerar, de se envolver e de testar ideias e a implementação, o caminho que vai do estúdio de design até o mercado, e pode se passar por essas etapas mais de uma vez para implementar o projeto.

É dito várias vezes que o mais importante é sempre pensar no consumidor e criar uma empatia com ele, para que assim eles possam opinar no que está sendo desenvolvido e, assim pode ser criado algo muito mais inovador para ambos os lados.

Durante o decorrer do livro o autor apresenta vários exemplos de empresas que utilizaram uma metodologia semelhante e fala sobre seu sucesso e como alcançaram esse sucesso.

O livro me apresentou várias novas informações e abriu muitos caminhos para mim, que estou descobrindo mais a fundo o mundo do design agora. Uma frase que me chamou muito a atenção e acho que é algo que levarei para minha vida foi : “Falhe muitas vezes para ter sucesso mais cedo” que é apresentada quando o autor fala sobre prazos e que as vezes ideias ficam muito tempo sendo desenvolvidas sem ser testadas de forma alguma e, quando testadas é descoberto uma falha enorme porém, a ideia já está sendo desenvolvida a tempo demais e é deixada de lado por essa falha.

O livor foi apresentado a mim pela minha mãe e achei realmente interessante toda a ideia sobre o Design thinking e sobre a metodologia apresentada.

--

--