Considerações sobre tempos preocupantes

Sobre a relação entre pandemia, política, ética e o egoísmo

Fabio Blanco
Meu ConTexto
4 min readMar 7, 2021

--

Brasil Sangrando — Imagem criada por Fábio Blanco

Estou usando o app do Medium no Android. Fiz alguma pesquisa antes porque a interface gráfica não me pareceu muito intuitiva mas talvez seja apenas por eu ainda ser muito “verde” nisso.

Como hoje é Sábado (na verdade ontem já que já passou da meia noite embora eu ainda esteja acordado aqui), parei um pouco para descansar. Hoje eu e minha esposa resolvemos assistir um pouco de televisão. Vimos um filme com o Nicolas Cage chamado “Entre Mundos" que achamos realmente ruim e depois resolvemos dar uma chance para uma série nacional chamada “Desalma". Essa me pareceu um pouco mais promissora. Vamos ver se cumpre…

Mas falando em produção brasileira ando meio preocupado com nosso mais novo feito, a P1, variante do corona vírus legitimamente brasileira. E temos visto uma escalada nos números de mortes e nos problemas desencadeados pela subida acelerada do número de casos e do nosso despreparo.

É triste constatar também que os governantes e políticos de nosso país, de uma forma geral, têm se preocupado mais com suas carreiras e objetivos políticos do que com a necessidade de tomar medidas mais efetivas de enfrentamento à crise neste momento em que mais se faz necessário priorizar as necessidades da população.

Mas é importante lembrarmos que nossos políticos são nosso reflexo e, portanto, o brasileiro médio, de forma geral, não anda lá muito bem em relação a seus parâmetros éticos e morais. É fácil perceber a falta de consciência ao observar o comportamento que grande parte de nossa sociedade vêm tendo durante esta pandemia. Algumas pessoas simplesmente se recusam em utilizar a máscara em público (medida de saúde importante e recomendada por especialistas para minimizar a transmissibilidade do vírus). Acompanhando as notícias atuais vejo que muitas pessoas ainda fazem questão de se aglomerarem, desrespeitam as medidas sociais de enfrentamento ao coronavírus e, muitas vezes ainda agridem aqueles que estão procurando fazer sua parte para minimizar o grande impacto social da presente pandemia.

Chegamos a um ponto em que nosso sistema de saúde beira ao colapso (tendo realmente chegado a colapsar em alguns locais do país).

É diante desta nossa ineficiência e incapacidade de tomar as medidas mais adequadas no enfrentamento da atual situação que conseguimos o feito de “fabricar” a nossa própria variante do vírus ao propiciarmos um ambiente adequado à mutação. Para quem pensa que esta afirmação é muito forte saiba que eu concordo mas penso que as vezes precisamos fazer esse tipo de afirmações mais fortes para provocar a reflexão de que este é um momento complicado e que precisamos nos esforçar mais para vencer esta situação com o menor impacto possível em perdas de vidas. E para quem quiser entender melhor qual a minha base para tal informação, peço que assista a este vídeo de uma live do especialista em microbiologia Átila Iamarino:

Isso só reforça o fato de que precisamos mudar isso. Precisamos mudar nossas atitudes e enfrentar este momento atual de forma mais consciente tomando todas as medidas necessárias para evitar se contaminar e, no caso de estarmos contaminados sem saber, evitar contaminar outra pessoa através de atitudes insensatas. É preciso nos preocuparmos com nossa própria saúde e também com a saúde de todos que nos rodeiam porque ninguém vive isolado e nossas atitudes afetam a sociedade de uma forma maior do que se toma consciência. Muitas pessoas não param para pensar mas a sociedade é um organismo vivo e o planeta está doente. Nenhum país vai estar livre desta epidemia enquanto outro país estiver com problemas. Ninguém vai estar livre dos efeitos negativos da pandemia enquanto não conseguirmos controlar este virus não só individualmente mas coletivamente. E tudo que fazemos importa. É preciso ter mais consciência.

Na verdade, esse vírus apenas evidencia uma doença social mais antiga, persistente e perigosa. O vírus do egoismo. Enquanto não nos livrarmos dele, não teremos uma sociedade verdadeiramente saudável.

Infográfico vetor criado por freepik — br.freepik.com

Faça sua parte. Use a máscara, lave as mãos, tome as medidas de distanciamento necessárias e, se possível, fique em casa. Façamos tudo que estiver ao nosso alcance para superar esta situação da melhor forma possível.

Estou certo que vamos superar esta fase mas espero que consigamos fazer isso minimizando ao máximo as perdas pois estes são tempos difíceis e teremos que conviver com essas dificuldades mais um pouco. Há tristeza ainda na nossa arte, mas não há mal que não termine. Fique bem! ;)

Foto de Daniel Tafjord em Unsplash

--

--

Fabio Blanco
Meu ConTexto

I’m a software engineer, musician, woodworker and casual writer.