Principais diferenças entre financiar imóveis na planta e usados

Principais diferenças entre financiar imóveis na planta e usados

Victor Alencar
Sep 6, 2018 · 3 min read

A hora de financiar um imóvel próprio é uma das mais aguardadas por todos, afinal, quem não sonha com a casa própria, não é? Porém, algumas dúvidas também são bastante comuns nessa hora: melhor financiar um apartamento na planta ou um imóvel usado?

Para responder essa e outras possíveis dúvidas que possam haver quando o assunto é financiamento de imóvel preparamos esse texto. Nosso objetivo principal é sanar todas as dúvidas do leitor a respeito de financiamento imobiliário e destacar a principais diferenças entre financiar imóveis na planta ou imóveis usados.

Como funciona um financiamento de imóvel?

Para começar a nossa explicação, devemos explicar como é que funciona um financiamento imobiliário. Para quem não entende, basicamente, financiar um imóvel permite que o cliente pague o empreendimento em parcelas, que podem ser diluídas por anos.

Para atender cada parcela da população, as instituições bancárias criam pacotes de financiamento de acordo com o perfil do cliente, que deve avaliar qual o melhor pacote, de acordo com o seu valor mínimo de compra, as taxas de juros oferecidas, os prazos, mínimos e máximos para pagamento, o tipo do imóvel que se quer financiar, o limite de crédito oferecido e o valor real de custos adicionais.

Minha Casa Minha Vida para baixa renda

A população de baixa renda pode ainda financiar um imóvel á partir do programa Minha Casa, Minha Vida! Esse tipo de financiamento deve ser feito em bancos públicos, mas é preciso confirmar um limite de renda familiar mensal bruta de até R$ 5 mil.

O programa, que é para residentes de cidades de regiões metropolitanas contempla residências e imóveis com valor de até R$ 190 mil. O valor pode ser 100% financiado em parcelas divididas em 240 meses. Entre as exigências para entrar no programa há a necessidade do consumidor não ter nenhum outro financiamento ativo no momento da compra.

Como funciona o financiamento de prédios na planta?

Comprar um imóvel ou apartamento na planta ou ainda em construção é uma ótima opção para quem deseja economizar ou ainda não tem todo o dinheiro para a transação. Porém, ao comprar um imóvel na planta, o consumidor deve estar ciente dos riscos.

Segundo especialistas, quem compra na planta está comprando uma promessa, logo deve assumir os riscos que as construtoras impõem para pagar um valor mais baixo do que se a unidade já estivesse pronta.

Além da economia logo de cara, um imóvel na planta também tem grandes probabilidades de valorização, o que torna esse tipo de negócio bastante promissor e muito executado, principalmente por investidores.

Mas como funciona, de fato, o financiamento? O financiamento de imóveis na planta é composto por 2 etapas: a pré entrega e a pós entrega das chaves. No período de conclusão de obras, ou seja, enquanto se constrói, o cliente paga apenas os valores de entrada.

Como funciona o financiamento para prédios usados?

Financiar um imóvel pronto, ou usado, pode ser bastante mais barato que o financiamento de um imóvel novo. Isso acontece porque um imóvel usado, já pronto, não oferece os riscos que um usado oferece.

Porém, quando o assunto é documentação, financiar um imóvel usado é muito mais burocrático e o consumidor pode perder hora em cartórios. Porém a garantia de segurança, já que o imóvel já é realidade, já está ali, e a vantagem de “entrar e morar” faz desse financiamento bastante procurado também.

Principais diferenças de financiamento

Não é segredo que o preço de um imóvel na planta é mais acessível que o de um imóvel pronto. E isso é, talvez, a principal diferença entre financiamento de usados e financiamentos de imóveis na planta.

Outra diferença é que após um financiamento de imóvel na planta, o consumidor ganha tempo para se planejar e pagar as prestações. Em caso de financiamento de usado, o consumidor precisa ter mais dinheiro de entrada.

Um imóvel na planta pode personalizar ou customizar a decoração de sua nova casa com mais facilidade, escolhendo o acabamento do piso, instalações de áreas comuns, etc. Como vantagem, o imóvel usado apresenta o fato de que não é preciso gastar com pio, acabamento, reformas antes de entrar para morar.

Como vimos, ambas são opções interessantes. Quem deseja investir, a opção de financiamento de apartamento na planta é mais viável, já que com um valor menor é possível comprar um imóvel com quase 100% de certeza de valorização!

Meu Imóvel

Tudo sobre o Mercado Imobiliário

    Victor Alencar

    Written by

    I know not what tomorrow will bring

    Meu Imóvel

    Tudo sobre o Mercado Imobiliário

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade