Genealogia

Ementa — 04/17 — A família Tenório de Albuquerque de IATI — PE

Image for post
Image for post
Foto panorâmica da cidade de Iati — PE, ao centro a Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo

A família Tenório de Albuquerque, como sabemos, é uma família tradicional, em que vários são os troncos espalhados no sertão do nordeste, dispomos de uma grande genealogia oriunda dessa família, a qual explanaremos o tronco da família Tenório de Albuquerque enraizado em Iati-PE.

A cidade de Iati é um pequeno município situado entre Bom Conselho e Águas Belas, tendo sido parte do último até 14.08.1964, quando era conhecido como Distrito de Mocambo, distrito este que fora criado em 01.06.1892, abrangida pelo distrito estavam as povoações de Santa Rosa, Logradouro, Mina Nova, Campos do Uruçú e Quati. Analisaremos o povoado do Logradouro onde concentra-se os Tenório de Albuquerque.

Povoado do Logradouro

Neste povoado encontramos um velho tronco da família Tenório de Albuquerque com entrelace à família Holanda Cavalcanti, esta mistura acontece entre os cônjuges Francisco Tenório de Albuquerque e Veridiana de Holanda Cavalcanti, provavelmente Francisco, descenda dos Tenório de Albuquerque de Águas-Belas, já visto como uma ramificação arcaica dessa cidade, entretanto ainda não conseguimos estabelecer seus vínculos com os Tenório de Albuquerque mais primitivos. Já Veridiana de Holanda Cavalcanti é descendente de um remoto tronco, enraizado na cidade de Viçosa e Chã-Preta ambas em Alagoas, também não tivemos ainda a confirmação de sua ancestralidade.

Do casal encontramos 07 (sete) filhos todos casados e com descendência espalhada pelas cidades circunvizinhas. É possível ver toda sua ramificação no site Meulegado, neste é disponibilizado toda a pesquisa.

Segue a genealogia do casal.

GENEALOGIA:

[1] — Jerônimo Tenório de Albuquerque (n. 1864 — f. 27–10–1945)

[2] — José Tenório de Albuquerque (n. 1870 — f. 10–09–1956)

[3] — Antônia Tenório de Albuquerque (n. 1872 — f. 09–09–1951),

[4] — Luiz Tenório de Albuquerque (n. 1874 — f. 09–02–1956)

[5] — Napoleão Tenório de Albuquerque (n. 1877 — f. 20–03–1961)

[6] — Maria das Neves Tenório de Albuquerque (n. 1881 — f. 08–07–1967)

[7] — Ana Tenório de Albuquerque (?)

Abaixo o assento de óbito do primogênito Jerônimo Tenório de Albuquerque que data 27.10.1945 na então vila de Iati.

Acervo MeuLegado: Ref. 1945OBT08–2–1
Image for post
Image for post
Acervo MeuLegado: Ref. 1945OBT08–2–2

Aos vinte e sete dias do mês de Outubro de mil/ novecentos e quarenta e cinco nesta Vila de Iati,/ em meu Cartorio, compareceu José Tenório Man-/ço, brasileiro, criador e residente nesta Vila e em/ presença das testemunhas abaixo nomeadas e assina-/das, foi declarado que nesta data ás deseseis ho-/ras, faleceu em sua residencia, no lugar “Logra-/douro” deste Distrito, Jeronimo Tenório de Albu-/querque, do sexo masculino, de côr branca,/ com oitenta e um anos de idade, filho legi-/timo de Francisco Tenório de Albuquerque e/ Veridiana de Holanda Cavalcante, sendo a mor-/te natural e sua causa congestão. Declarou/ mais, que não sabe onde tem o falecido/ registado o seu nascimento e que deixou/ os seguintes filhos: Pedro Tenório de Albu-/querque, Minervina de Holanda Cavalcante,/ Terêsa de Holanda Cavalcante e Luis/ de Holanda Cavalcante. Deixou bens de/ herança. O Cadaver vai ser sepultado no Cemiterio desta Vila. […]/ “Observações”/ O registado, digo, o falecido é casado no Carto-/rio desta Vila com Maria de Holanda Cavalcan-/te.

Transcrição: Samuel Duarte Cavalcante Filho

Ressaltamos, Jerônimo Tenório de Albuquerque, tivera 02 (dois) consortes sendo a primeira com Margarida de Holanda Cavalcanti com sucessão em [1–1] e a segunda Maria de Holanda Cavalcanti a qual o assento faz menção, também com sucessão em [2–4], ambas eram primas.

[1] — Pedro Tenório de Albuquerque (n. 1895 — f. 17–09–1974)

[2] — Minervina de Holanda Cavalcanti (n. 1901 — f. 03–08–1980)

[3] — Tereza Tenório de Holanda (n. 1905 — f. 06–01–1988),

[4] — Luiz Tenório de Holanda (n. 1911 — f. 12–07.1952)

O TRONCOFrancisco e Veridiana

Dos 07 (sete) filhos apresentados, em alguns casos conseguimos chegar a bisnetos desse casal, lembrando que é uma extensa família e que sua prole disseminou muitos Tenório de Albuquerque pelas cidades aos arredores, entre esses filhos gostaria de destacar Ana Tenório de Albuquerque, esta fora casada com Elias Cordeiro da Silva Manso que do casal encontramos 11 (onze) filhos, dando origem ao clã dos Tenório Manso, estes tendo vivido, desde sempre, no mesmo povoado do Logradouro.

O assento abaixo demonstra o matrimonio de José Tenório Manso um dos filhos do casal acima aludido datado de 01.07.1919 na fazenda Logradouro e registrado no Cartório de Águas Belas:

Image for post
Image for post
Acervo MeuLegado: Ref. 1919MAT25–2–1
Image for post
Image for post
Acervo MeuLegado: REF. 1919MAT25–2–2

Ao primeiro dias do mez de Julho de/ mil novecentos i disenove nes-/ta Fasenda Logradouro Districto/ Mucambo, Municipio de Aguas/ Bellas do Estado de Pernambuco, em/ casa de residencia de Jeronimo Tenorio/ Albuquerque, as duas horas da/ tarde presente o Juis Districtal/ João Tenorio de Albuquerque/ commigo official efetivo e as tes-/temunhas, Pedro Tenorio de Albu-/querque, e Francisco Tenorio/ Manso, e Jose Tenorio de Mello/ Receberamse Matrimonio Jose/ Tenorio Manço, com vinte cinco an-/nos de idade solteiro filho legitimo de/ Elias Cordeiro da Silva Manço e An-/na Tenorio de Albuquerque, com/ Minervina de Hollanda Cavalcan-/te, com deseceis annos de idade/ filha legitima de Jeroni-/mo Tenorio de Albuquerque e Ma-/ria de Hollanda Cavalcante, ambos/ naturais deste Districto Mucambo,/ no Municipio de Aguas Bellas./ Em firmesa do que eu João José/ dos Santos Baião lavrei este acto/ que vai por todos assignados e pê-/las Testemunhas assima referidos./ […]

Transcrição: Samuel Duarte Cavalcante Filho

CONCLUSÃO

Enfatiza-se ainda que este não foi o único tronco originário dos Tenório de Albuquerque com os Holanda Cavalcanti que viveu em Iati, pois encontram-se outros estabelecidos naquele lugar, como por exemplo, o povoado Santa Rosa onde há um vasto tronco dos Tenório Luna, os quais mantiveram, em sua maioria, o hábito de casarem-se com parentes, mas isso será exposto em um próximo artigo.

Até breve!

Samuel Duarte Cavalcante Filho.

Meu Legado - Genealogia Comprovada

O Meu Legado é uma coleção on-line totalmente gratuita…

Samuel Duarte Cavalcante Filho

Written by

Meu Legado - Genealogia Comprovada

O Meu Legado é uma coleção on-line totalmente gratuita, tendo como proposta a Genealogia e História Familiar. Nosso objetivo é triplo: Genealogia, Comprovação e Historicidade.

Meu Legado - Genealogia Comprovada

O Meu Legado é uma coleção on-line totalmente gratuita, tendo como proposta a Genealogia e História Familiar. Nosso objetivo é triplo: Genealogia, Comprovação e Historicidade.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store