Genealogia

Ementa — 02/17 - Famílias Holanda, Padilha e Tenório

Image for post
Image for post
foto gentilmente cedida por Ana Cristina Padilha

A foto acima retrata o ano de 1929, a nível de conhecimento é o mesmo ano que Luísa Alzira Teixeira Soriano é empossada prefeita de Lajes, no Rio Grande do Norte e torna-se a primeira mulher da América Latina a assumir o governo de uma cidade.

Os consortes, representados na foto, são: EUCLIDES DE HOLANDA PADILHA E MARIA TENÓRIO COUTINHO, representados em seu momento desposório matrimonial.

Quem são: Euclides de Holanda Padilha e Maria Tenório Coutinho? E de onde origina-se o Holanda, Padilha e o Tenório desses personagens.

Para melhor entendimento, segmentei, em dez passos.

PRIMEIRO, não devemos confundir este Euclides de Holanda Padilha — (1905–2004), com Euclides de Holanda Padilha — (1904 -?), de Viçosa AL, casado foi com Josefa de Holanda Cavalcante — (1912–1992), vulgo, “Zefinha”, são primos, porém Euclides distintos, o que estamos tratando no momento é Euclides de Bom Conselho PE, mas que também tem seu pé em Viçosa porque são todos do mesmo tronco familiar.

SEGUNDO, os pais de Euclides de Holanda Padilha, sendo o Capitão Petrnonilo de Holanda Padilha — (1870 -?), e Maria da Natividade Padilha, são primos em primeiro grau sanguíneo seu avô paterno era irmão do avô materno, e, é, nesta geração dos avós a mistura da família Holanda e Padilha. Antes disso o troco desses Holandas, procedem de Viçosa, AL do Capitão Antônio de Holanda Cavalcante Albuquerque e Luiza Tenório de Albuquerque, olha o Tenório despontando no ramo. Entretanto, não é dessa ramificação que surge Maria Tenório Coutinho, então de onde vem o Tenório?

TERCEIRO, os pais de Maria Tenório Coutinho — (1911–2004), foram Antônio Barros Coutinho e Josefa Tenório Cavalcante, não são parentes, digo não entre os dois, porém a genealogia dos Barros Coutinho, ascendem dos Barros Cavalcante e dos Oliveira Calado Coutinho que misturam com o Padilha e Holanda, em gerações pregressas, mas isso é uma outra história para outro momento. Os avós maternos de Maria Tenório Coutinho, são eles o Capitão Antônio de Sá Cavalcante e Curdulina Tenório de Albuquerque — (1866–1931), de Correntes PE, desse casal houve uma prole que espargem por diversas cidades de Alagoas e Pernambuco, como Correntes PE, Bom Conselho PE, Viçosa AL, Chã-Preta AL, Povoado do Banalzinho AL, e outros aldeamentos, muitos descendentes desse casal, entrelaçaram com sua própria parentela, fundindo ainda mais as famílias Holanda, Tenório e Padilha, dai, emergindo-se uma imensa ramificação.

QUARTO, o Capitão Petronilo de Holanda Padilha, também conhecido como “Terto”, além de Viçosa AL, também residiu no povoado de Rua Nova na época distrito de Quebrangulo AL, o Capitão, fora casado com sua prima Bertolina de Holanda Cavalcante, onde tiveram dois filhos os quais encontrei sendo eles:

1 — Maria de Holanda Padilha — (1893 -?), casou-se com o primo, André de Holanda Cavalcante.

2 — Álvaro de Holanda Padilha — (1897–1963), casou-se com sua prima, Josefa de Holanda Cavalcante.
NOTA: Álvaro de Holanda Padilha, possui uma filha que vive com os seus duradouros 95 anos de idade a qual tive o prazer de conhece-la aqui em São Paulo.

QUINTO, mas Capitão Petronilo de Holanda Padilha, era casado com quem afinal? Bertolina ou Maria da Natividade? O casamento legitimo do Capitão decorreu com Dona Bertolina de Holanda Cavalcante, sua prima como já mencionado e a Maria da Natividade Padilha, digamos, assim foi um romance extraconjugal, que resultou no total de 5 filhos.

SEXTO, curiosidade, para quem não sabe, Maria da Natividade Padilha foi irmã de Eleutério dos Santos Padilha — (1864–1932), do Bananalzinho, Pedro dos Santos Padilha (Pedro Lalu) — (1884–1955), do Caçamba, Antônio de Freitas Padilha — (1867–1927), este meu bisavô de Bom Conselho, e de mais 13 irmãos.

SÉTIMO, Euclides de Holanda Padilha, teve os seguintes irmãos, filhos legítimos do casal, o Capitão Petronilo de Holanda Padilha e Maria da Natividade Padilha, foram eles: André de Holanda Padilha, Carmozina de Holanda Padilha, Ana de Holanda Padilha e Eronildes de Holanda Padilha. Pelo lado paterno, sendo meios irmãos Maria de Holanda Padilha e Álvaro de Holanda Padilha.

OITAVO, Maria Tenório Coutinho, que passará a assinar Maria Tenório Padilha, teve somente uma irmã Joana Tenório Coutinho (solteira) — (1923 -?), casou-se em Bom Conselho em 30.05.1951 com Manoel Ferreira de Albuquerque — (1913 -?), foram pais de Maria Auxiliadora.

NONO, Euclides de Holanda Padilha e Maria Tenório Coutinho, casaram-se em 15.09.1929 em Viçosa AL, foram pais de 11 filhos identificados, desses José Padilha Tenório — (1931) ou “Zezé Padilha” casado este com Maria das Graças Pessoa de Lima o qual tive a honra de conhecer sua linda família.

DÉCIMO, da geração de Euclides de Holanda Padilha e sua esposa Maria Tenório Coutinho, não há ninguém mais vivo, nem pais, irmãos e muito menos avós. Deixo o registro desta breve documentação para que os afins tomem conhecimento de seus ancestrais e que as gerações atuais e as novas que hão de vir, conheçam um pouquinho de sua origem.

Até a próxima……

Eduardo Padilha dos Santos

Meu Legado - Genealogia Comprovada

O Meu Legado é uma coleção on-line totalmente gratuita…

Eduardo Padilha dos Santos

Written by

http://www.omeulegado.com.br

Meu Legado - Genealogia Comprovada

O Meu Legado é uma coleção on-line totalmente gratuita, tendo como proposta a Genealogia e História Familiar. Nosso objetivo é triplo: Genealogia, Comprovação e Historicidade.

Eduardo Padilha dos Santos

Written by

http://www.omeulegado.com.br

Meu Legado - Genealogia Comprovada

O Meu Legado é uma coleção on-line totalmente gratuita, tendo como proposta a Genealogia e História Familiar. Nosso objetivo é triplo: Genealogia, Comprovação e Historicidade.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store