Genealogia

Ementa — 02/17 - Famílias Holanda, Padilha e Tenório

foto gentilmente cedida por Ana Cristina Padilha

A foto acima retrata o ano de 1929, a nível de conhecimento é o mesmo ano que Luísa Alzira Teixeira Soriano é empossada prefeita de Lajes, no Rio Grande do Norte e torna-se a primeira mulher da América Latina a assumir o governo de uma cidade.

Os consortes, representados na foto, são: EUCLIDES DE HOLANDA PADILHA E MARIA TENÓRIO COUTINHO, representados em seu momento desposório matrimonial.

Quem são: Euclides de Holanda Padilha e Maria Tenório Coutinho? E de onde origina-se o Holanda, Padilha e o Tenório desses personagens.

Para melhor entendimento, segmentei, em dez passos.

PRIMEIRO, não devemos confundir este Euclides de Holanda Padilha — (1905–2004), com Euclides de Holanda Padilha — (1904 -?), de Viçosa AL, casado foi com Josefa de Holanda Cavalcante — (1912–1992), vulgo, “Zefinha”, são primos, porém Euclides distintos, o que estamos tratando no momento é Euclides de Bom Conselho PE, mas que também tem seu pé em Viçosa porque são todos do mesmo tronco familiar.

SEGUNDO, os pais de Euclides de Holanda Padilha, sendo o Capitão Petrnonilo de Holanda Padilha — (1870 -?), e Maria da Natividade Padilha, são primos em primeiro grau sanguíneo seu avô paterno era irmão do avô materno, e, é, nesta geração dos avós a mistura da família Holanda e Padilha. Antes disso o troco desses Holandas, procedem de Viçosa, AL do Capitão Antônio de Holanda Cavalcante Albuquerque e Luiza Tenório de Albuquerque, olha o Tenório despontando no ramo. Entretanto, não é dessa ramificação que surge Maria Tenório Coutinho, então de onde vem o Tenório?

TERCEIRO, os pais de Maria Tenório Coutinho — (1911–2004), foram Antônio Barros Coutinho e Josefa Tenório Cavalcante, não são parentes, digo não entre os dois, porém a genealogia dos Barros Coutinho, ascendem dos Barros Cavalcante e dos Oliveira Calado Coutinho que misturam com o Padilha e Holanda, em gerações pregressas, mas isso é uma outra história para outro momento. Os avós maternos de Maria Tenório Coutinho, são eles o Capitão Antônio de Sá Cavalcante e Curdulina Tenório de Albuquerque — (1866–1931), de Correntes PE, desse casal houve uma prole que espargem por diversas cidades de Alagoas e Pernambuco, como Correntes PE, Bom Conselho PE, Viçosa AL, Chã-Preta AL, Povoado do Banalzinho AL, e outros aldeamentos, muitos descendentes desse casal, entrelaçaram com sua própria parentela, fundindo ainda mais as famílias Holanda, Tenório e Padilha, dai, emergindo-se uma imensa ramificação.

QUARTO, o Capitão Petronilo de Holanda Padilha, também conhecido como “Terto”, além de Viçosa AL, também residiu no povoado de Rua Nova na época distrito de Quebrangulo AL, o Capitão, fora casado com sua prima Bertolina de Holanda Cavalcante, onde tiveram dois filhos os quais encontrei sendo eles:

1 — Maria de Holanda Padilha — (1893 -?), casou-se com o primo, André de Holanda Cavalcante.

2 — Álvaro de Holanda Padilha — (1897–1963), casou-se com sua prima, Josefa de Holanda Cavalcante.
NOTA: Álvaro de Holanda Padilha, possui uma filha que vive com os seus duradouros 95 anos de idade a qual tive o prazer de conhece-la aqui em São Paulo.

QUINTO, mas Capitão Petronilo de Holanda Padilha, era casado com quem afinal? Bertolina ou Maria da Natividade? O casamento legitimo do Capitão decorreu com Dona Bertolina de Holanda Cavalcante, sua prima como já mencionado e a Maria da Natividade Padilha, digamos, assim foi um romance extraconjugal, que resultou no total de 5 filhos.

SEXTO, curiosidade, para quem não sabe, Maria da Natividade Padilha foi irmã de Eleutério dos Santos Padilha — (1864–1932), do Bananalzinho, Pedro dos Santos Padilha (Pedro Lalu) — (1884–1955), do Caçamba, Antônio de Freitas Padilha — (1867–1927), este meu bisavô de Bom Conselho, e de mais 13 irmãos.

SÉTIMO, Euclides de Holanda Padilha, teve os seguintes irmãos, filhos legítimos do casal, o Capitão Petronilo de Holanda Padilha e Maria da Natividade Padilha, foram eles: André de Holanda Padilha, Carmozina de Holanda Padilha, Ana de Holanda Padilha e Eronildes de Holanda Padilha. Pelo lado paterno, sendo meios irmãos Maria de Holanda Padilha e Álvaro de Holanda Padilha.

OITAVO, Maria Tenório Coutinho, que passará a assinar Maria Tenório Padilha, teve somente uma irmã Joana Tenório Coutinho (solteira) — (1923 -?), casou-se em Bom Conselho em 30.05.1951 com Manoel Ferreira de Albuquerque — (1913 -?), foram pais de Maria Auxiliadora.

NONO, Euclides de Holanda Padilha e Maria Tenório Coutinho, casaram-se em 15.09.1929 em Viçosa AL, foram pais de 11 filhos identificados, desses José Padilha Tenório — (1931) ou “Zezé Padilha” casado este com Maria das Graças Pessoa de Lima o qual tive a honra de conhecer sua linda família.

DÉCIMO, da geração de Euclides de Holanda Padilha e sua esposa Maria Tenório Coutinho, não há ninguém mais vivo, nem pais, irmãos e muito menos avós. Deixo o registro desta breve documentação para que os afins tomem conhecimento de seus ancestrais e que as gerações atuais e as novas que hão de vir, conheçam um pouquinho de sua origem.

Até a próxima……

Eduardo Padilha dos Santos

--

--

Eduardo Padilha dos Santos
Meu Legado - Genealogia Comprovada

Product Manager na Venture Negócios — Construindo a nova Era Digital | Data Science | Openbank | Python | Big Data). https://www.linkedin.com/in/eduardo-padilha