Salários enganosos | 1

“O ímpio recebe salários enganosos, mas quem semeia a retidão colhe segura recompensa.” ‭Provérbios‬ ‭11.18‬

Roberto Sampaio
Meus devocionais
2 min readMar 15, 2021

--

Photo by Sarah Kilian on Unsplash

O Instagram possivelmente acentuou algo que já costumávamos fazer antigamente: nos compararmos com os outros. É fácil acreditar que os demais estão vivendo uma vida melhor que a nossa, que são mais felizes e mais bem resolvidos. Em um mundo de filtros nas fotos, edição na voz e celebração do sucesso, há menos espaço para erros, tristezas e imperfeições.

Todavia, por trás dos bastidores não existe ilusão. Pessoas de carne e osso, vivendo a vida como ela é, também sofrem e choram. Sorrisos disfarçam lágrimas e maquiagens escondem olhos inchados. Por que é tão difícil mostrar nosso lado humano?

Em meio a essas comparações, pode ser comum o erro de acreditar que o pecado é sinônimo de liberdade e felicidade. Enquanto a sabedoria nos orienta a frear nossos impulsos, o pecado quer que vivamos conforme nossa mente deturpada e egoísta, que só pensa nos próprios prazeres. Mostrando sua melhor face, ele tenta nos enganar, nos seduzindo com nossas maiores vontades. O desejo de ser como os outros, de saciar o que nosso coração quer, vem em forma de tentação, e colocamos em cheque as promessas de Deus. “Afinal, por que não tenho tudo o eu quero?”

Felizmente a Bíblia nos traz respostas para os questionamentos do nosso coração. Nossa vida é passageira, e as felicidades que não são em Deus acabarão. O pecado nos promete as melhores recompensas, mas o salário dele é a morte. E, mesmo que Cristo já tenha pago o preço do nossa pecado na cruz, apenas perdemos tempo quando tomamos escolhas que nos afastam de Deus. Se o nosso fim é vivermos com Ele na eternidade, qual o sentido de fazermos o que Ele odeia? Se fomos criados pra Ele e nossa satisfação verdadeira é Nele, prazeres passageiros nunca nos suprirão. Como disse C.S. Lewis, “Tudo que não é eterno, é eternamente inútil”.

Obedecer os mandamentos de Deus é sempre melhor. Não apenas pois seremos salvos e viveremos com Ele eternamente, mas porque seremos alvos de suas bençãos e promessas. Bençãos não necessariamente materiais, pois Deus não nos prometeu nada além do que precisamos, embora seja um Pai bondoso e possa presentear seus filhos amados. As maiores bençãos que podemos receber são as espirituais. Não há nada melhor do que receber mais do derramar do Espírito Santo, do que a paz que excede todo o entendimento… E isso só recebe quem tem uma vida de relacionamento com Ele. Isso o ouro não pode comprar e o pecado não pode te dar. Isso só vem da parte de Deus.

--

--

Roberto Sampaio
Meus devocionais

Servo de Jesus, aprendendo a escrever, desenvolver software, lutar e tocar guitarra. Aprendendo, sempre.