A Aposta: O que esperar da Juventus de Andrea Pirlo

Reforços, saídas e as mudanças que o novo técnico quer trazer à Vecchia Signora!

Enzo Garcia
Mezzala
7 min readSep 8, 2020

--

(Foto: bomdia.eu)

O Anúncio:

Há um mês, após eliminação precoce na Liga dos Campeões e um título italiano conturbado que quase escapou na temporada passada (2019–20), A Juventus demitiu o técnico Maurizio Sarri e poucas horas depois, chocou o mundo com a promoção de Andrea Pirlo como técnico do time principal. Antes disso, o ex-maestro tinha sido contratado apenas para dirigir o elenco sub-23 do clube que disputa apenas a terceira divisão do campeonato.

Já se tinham especulações de quem tomaria o lugar de Sarri, e os nomes favoritos para substituí-lo eram os de Pochettino(sem clube) e Inzaghi(Lazio), mas a diretoria surpreendeu a todos promovendo Andrea. O próprio, disse que preferia trabalhar em elencos profissionais mesmo em início de carreira e declarou: “Preciso de um objetivo para almejar. Quero sentir a adrenalina do jogo, a vitória ou a derrota, aquela responsabilidade. Não acredito que os times de base são o melhor para mim, ou que seja algo de que eu vá gostar. Prefiro começar com adultos”.

Porque Pirlo é uma boa aposta:

É verdade que diferente de ex-jogadores e agora técnicos como Guardiola, Lampard e Zidane, ele não treinou nenhum time de base para assumir um elenco profissional, pois ainda está finalizando o UEFA Pro(curso que forma e licencia novos treinadores na europa), e chega com uma pressão enorme sobre ele de acabar com um jejum de 24 anos sem conquistar a Liga dos Campeões, uma situação anormal e talvez desesperadora. O dirigente do time de Turim declarou que a escolha de Pirlo “foi uma decisão bem juventina” e que o ex-jogador foi bastante convincente em suas ideias na reunião, o que fez ter confiança em efetivá-lo.

Pirlo em coletiva de imprensa como técnico da Juventus (foto:bahana.tv)

Se existem todos esses poréns, então, por que ele? Primeiramente, a Juventus tem que pensar no setor financeiro, já que está pagando dois técnicos(Allegri e Sarri) por rescisão de contrato antes do tempo combinado. Pirlo é uma pessoa extremamente inteligente e que enquanto jogador, tinha uma leitura de jogo excepcional; ganhará um salário baixo se comparado aos dos últimos técnicos(até por sua falta de experiência) e além disso é uma pessoa que entende os valores da Juve. algo que faltava aos técnicos anteriores. O próprio Sarri em declarações como “esperava bem menos”(após a eliminação na Liga dos Campeões) e “Vocês realmente são bons, pois foram campeões apesar de mim”(na comemoração do escudetto) são discursos muito mal vistos pela Juventus, pois contrariam o seu lema “Ganhar é a única coisa que importa”.

Como Pirlo arrumará a Juventus taticamente:

Como não temos um trabalho retroativo que a gente possa usar de base, o que Pirlo vai tentar na Juventus é um mistério ainda. Porém, por algumas declarações e entrevistas podemos ter uma ideia do jogo que ele vai tentar implantar na equipe bianconera.

Pirlo e Conte na seleção italiana (foto:sport.net)

Primeiramente, algo que Pirlo pode acrescentar ao estilo de jogo da Juventus é a criação de jogadas e a ponte entre a defesa e o ataque pelo meio, já que grande parte do problema da equipe na última temporada se deve ao meio-campo, área na qual o italiano entende bastante, e por ter uma compreensão de jogo diferenciada (pelo menos como jogador), pode ser uma espécie de guia para este setor de criação da equipe.

Em uma live no instagram com o ex-companheiro de seleção e agora também técnico Fabio Cannavaro, Pirlo declarou que gosta muito do esquema 4–3–3 vertical, objetivo e com domínio da bola. “Obviamente, com uma grande posse de bola, e posso girá-la do banco de reservas (risos). Brincadeiras à parte, depende dos jogadores à disposição, mas o 4–3–3 é um esquema de que gosto”.

Dentre tantos treinadores, Pirlo sempre mostrou uma admiração muito grande por Antonio Conte, atual técnico da Inter de Milão, que o treinou na própria Juventus. Em uma entrevista em 2017 ele deu a seguinte declaração “Eu joguei com muitos grandes técnicos, mas posso dizer que Conte é um gênio. Como todo homem genial, ele é um pouco louco”. Em outra entrevista, esta mais recente, o ex-meia disse que a primeira vez que pensou em ser técnico foi por causa de Conte. “A primeira vez que considerei me tornar um técnico foi depois de uma preleção do Conte, como ele fazia por pelo menos 40 minutos cada. Foi quando pensei comigo mesmo: quero fazer isso também” declarou.

Apesar de Antonio Conte na Juventus ter utilizado o 3–5–2, que é um esquema bem diferente do 4–3–3 que Pirlo disse gostar muito, as ideias dele ainda podem ser aproveitadas pelo atual técnico. A tática que Conte trabalhava bastante era a posse de bola, com um time bem ofensivo, visto que, ao atacar os laterais atuavam como alas para se aproximar dos atacantes e a aposta em bolas longas sendo passes em profundidade ou lançamentos.

Mercado de transferências:

Quando chegou na Juventus como treinador principal, Pirlo ,sem cerimônia, entregou a lista de quais jogadores do elenco seriam negociáveis, e também os possíveis reforços para a temporada. Até agora a movimentação da Juve foi discreta, a lista do italiano não é pequena e o mercado de transferências na Itália fecha dia 5 de outubro.

Luís Suarez em treino do Barcelona e Arthur Melo em apresentação na Juventus(foto: us.marca.com)

Quem chegou:

Apesar de ter sido um pedido de Sarri, Arthur pode ser uma peça muito importante para Pirlo nessa temporada, já que o maior déficit do time é o meio campo. O jogador, que veio em troca de Pjanic e mais 72 milhões de Euros, tem boas características defensivas e um passe apurado, podendo até ser utilizado como regista(posição de Pirlo quando jogador), ser for do desejo do técnico.

Além de Arthur, temos as contratações do jovem americano Weston McKennie que veio por empréstimo do Schalke 04 ;e Felix Correia, jovem de 19 anos que pertencia ao sub-23 do Manchester City, que chegou por 10 milhões de Euros.

Retorno de empréstimo:

No retorno à equipe os principais nomes são os de Dejan Kulusevski que fez uma temporada muito boa com o Parma, e junto com Arthur pode ser um grande reforço para o setor criativo da Juve e Luca Pellegrini que chegou do Cagliari e vem para brigar com Alex Sandro(se não for vendido) pela lateral esquerda;

Ainda temos nomes que virão provavelmente só para compor elenco; o ponta esquerda de 25 anos Marko Pjaca, ; o zagueiro de 22 anos Cristian Romero; e Mattia Perin goleiro de 27 anos que tinha sido emprestado para o Genoa.

Quem foi ou pode ir embora:

Pjanic foi trocado por Arthur e 60 milhões de Euros e jogará pelo Barcelona na próxima temporada; e o volante Matuidi, que foi o primeiro a deixar a Juve após a eliminação na Champions League,jogará na MLS pelo Inter Miami de David Beckham, na próxima temporada(sem custos).

Higuaín é um dos jogadores que está mais cotado a ser mandado embora da Juve. A lista de negociáveis de Pirlo ainda conta com grandes nomes, mas que não renderam o que poderiam, ou tem um salário muito alto para o que jogou na sua passagem pela equipe bianconera, nomes como: Khedira, Ramsey, Rugani, De Siglio, Alex Sandro, Danilo, Douglas Costa, Bernardescchi e Rabiot.

Possíveis reforços:

Na procura de um centro-avante, a equipe bianconera está muito próxima de fechar com Luís Suarez que está de saída do Barcelona, já que Koeman avisou que não conta com o jogador para seu projeto. A Juventus também está monitorando nomes como Lacazette(Arsenal) e Dzeko(Roma) caso a negociação com o uruguaio fracasse.

Além do ataque, e querendo renovar as laterais, a Juve também está de olho em Hector Bellerin(Arsenal) para a lateral direita, e Robin Gosens, lateral esquerdo que fez uma ótima temporada com a Atalanta.

Intocáveis de Pirlo:

Os jogadores que Pirlo não quer que saiam de jeito nenhum são: Os dois goleiros Buffon e Szczesny, ambos com uma temporada muito regular; os três zagueiros Matthijs De Ligt, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellin, sendo De Ligt um jovem que conseguiu se estabilizar no futebol italiano, mas ainda é muito promissor, com dois ídolos da Juventus e grandes zagueiros ao lado; e obviamente Paulo Dybala e Cristiano Ronaldo, que além de serem grandes nomes do futebol mundial, foram os melhores jogadores da Velha Senhora na temporada, com Dybala sendo nomeado melhor jogador do campeonato italiano e Cristiano Ronaldo, que foi disparado o nome da equipe na Champions League e eleito pela associação melhor jogador do time.

Enfim, a verdade é que como será o trabalho de Andrea Pirlo na Juventus, só o tempo dirá. Nos resta torcer para que o ex-maestro seja tão bom com a prancheta na mão quanto foi com a bola no pé, e que ele consiga trazer a Juventus de volta ao patamar europeu que ela merece.

Confira as últimas publicações do Mezzala:

--

--