A histórica campanha do Fortaleza na Série A

O Leão do Pici vai disputar a Copa Libertadores pela primeira vez

Raoni Ramos
Mezzala
3 min readDec 11, 2021

--

Festa da torcida do Fortaleza diante do Bahia. (Foto: Alexandre Mota)

Depois de passar oito anos agonizando na Série C, o Fortaleza se tornou, dentro do seu parâmetro, uma das equipes mais bem sucedidas do futebol brasileiro. De 2018 até 2020, o Leão do Pici conquistou os títulos inéditos da Série B e da Copa do Nordeste, além da participação na Copa Sul-Americana. Em 2021, a estruturação iniciada quando o time ainda estava na terceira divisão chegou a um novo patamar.

Feito Histórico

Jogadores do Fortaleza comemorando gol. (Foto: Kid Júnior/SVM)

O Fortaleza estreará na Libertadores na próxima temporada. O clube podia ter disputado em 1969, pelo vice da Taça Brasil do ano anterior, mas a competição continental não teve a participação de brasileiros naquele ano e em 1970, por causa de problemas entre as entidades que hoje são a CBF e a Conmebol.

O feito alcançado pelo Fortaleza neste ano também tem impacto sob a perspectiva do Nordeste, pois foi a primeira vez que um clube da região conseguiu a classificação para a Libertadores através do campeonato por pontos corridos, que teve início em 2003. Além disso, o time terminou a competição na quarta posição, que também é o melhor resultado do Nordeste nos pontos corridos.

Destaques

Técnico Juan Pablo Vojvoda. (Foto: Divulgação/ Fortaleza)

Para alcançar uma campanha desse tamanho, é fundamental contar com um técnico competente à beira do campo. E Vojvoda foi além do esperado. O Fortaleza não tinha, no início do campeonato, um elenco que projetasse na sua própria torcida a confiança de um ano vitorioso. Em 2020, O Leão do Pici escapou por pouco do rebaixamento. No entanto, a chegada do treinador potencializou o jogo coletivo do time e fez alguns jogadores se destacarem de forma individual.

Um ótimo exemplo é Lucas Crispim. Um meia de origem, mas que jogou o campeonato inteiro como ala-esquerdo e foi o maior assistente do time com sete no total. O setor ofensivo também teve Robson e Yago Pikachu como destaques. Eles marcaram, respectivamente, dez e nove gols na Série A. O volante Éderson foi o jogador mais regular do Fortaleza e ficou entre os melhores da posição no campeonato.

Torcedor do Fortaleza. (Foto: SVM)

Porém, a principal força do Fortaleza, na fase ruim e boa, sempre foi e será sua torcida. O mesmo torcedor que viu eliminações dolorosas em casa para Macaé, Brasil de Pelotas e Juventude, pela terceira divisão, hoje comemora o ano mágico de 2021 e sonha com coisas ainda maiores em 2022.

Confira os últimos textos do Mezzala!

--

--

Raoni Ramos
Mezzala

Estudante de jornalismo, 19. Quero escrever sobre futebol e outras coisas menos importantes.