A maior Champions de todos os tempos em 2024

Uefa dá aval para que Champions League passe a ter 36 clubes na fase inicial

Enzo Garcia
Mezzala
3 min readMay 10, 2022

--

taça da Champions League (reprodução/ Uefa.com)

Nesta terça-feira (10), a Uefa aprovou o novo formato da competição internacional europeia que até então era disputada entre 32 clubes a partir da fase de grupos. Com o aval da entidade, o maior campeonato de clubes do planeta passará a ter 36 participantes e um novo formato que substituirá a famosa fase de grupos. Dessa forma, com o aumento do número de times, cada clube jogará oito partidas.

A distribuição das quatro novas vagas:

Normalmente, o critério de classificação seria através do ranking de federações ou o coeficiente de clubes. Porém, a Uefa decidiu distribuir as vagas de uma maneira diferente.

  • Uma das novas quatro vagas irá para uma das federações no Top 5 do ranking da entidade: o terceiro colocado na liga que tenha quinto maior coeficiente, ou seja, se o critério fosse válido esse ano, a vaga iria para o Mônaco (3° colocado da liga francesa, que é o 5° colocado no ranking de países da Uefa).
  • Uma das vagas para uma das equipes vindas do mata-mata, que passarão a ser cinco lugares para este lado da pré-Champions.
  • As outras duas vagas serão definidas pelo desempenho de cada liga na temporada anterior à próxima edição de Champions League. As duas ligas em que os clubes tenham a melhor média de pontos por jogo ficarão com os lugares a mais. Se o critério já fosse válido, as vagas iriam para a Eredivise (Holanda) e Premier League (Inglaterra).

O novo formato:

Como dito anteriormente, a Uefa substituirá a fase de grupos. A ideia é que agora a fase inicial seja no “modelo suíço”. Esse modelo é organizado da seguinte maneira: cada time jogará oito partidas, os oito melhores classificados na fase inicial se garantirão diretamente no mata-mata.

Os times que ficarem entre a nona e a 24ª posição na tabela geral vão encarar um playoff com oito vagas. Os 16 “sobreviventes” chegarão às oitavas de final. A partir das oitavas, a organização seguirá igual a atual.

A Uefa também decidiu que irá manter todos os jogos da temporada no meio de semana, para garantir o espaço entre o calendário das ligas e copas nacionais que os times também disputam.

--

--