A melancólica despedida de um campeão

Sebastian Vettel termina a sua passagem sem sucesso pela Ferrari da pior forma possível

Rafael Bizarelo
Mezzala
3 min readSep 17, 2020

--

(Foto: Rafael Bizarelo/Mezzala)

Sebastian Vettel não é só o campeão mais jovem da história da Fórmula 1, mas também o tetracampeão mais jovem da categoria. Seus quatro títulos pela Red Bull entre 2010 e 2013 pareciam indicar uma carreira munida apenas de sucesso para o alemão, mas a sua ida para a Ferrari em 2015 passou a seguir um caminho oposto.

Apesar de ter vencido corridas pela Ferrari, o título mundial nunca chegou para Vettel, perdendo para as Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton. O pior ano do alemão, porém, chega apenas agora. A Ferrari fracassa na temporada de 2020, e Seb não fica para trás.

O motor da Ferrari em 2019 era muito bom. Na teoria, o motor estava fora das regras da FIA, mas o problema demorou para ser resolvido, e em um acordo não divulgado entre Ferrari e FIA, a equipe passa a fazer uma temporada de punição em 2019.

A 5ª colocação no mundial de 2019 com apenas uma vitória e com a derrota para o companheiro de equipe, Charles Leclerc, não caiu bem para Sebastian Vettel, mas ele não podia esperar o fracasso que seria 2020. Em nove corridas, o alemão teve o 6º lugar em Hungaroring como melhor colocação na temporada. Terminando fora da zona de pontuação no GP de 70 anos da F1 e em Spa-Francorchamps, Vettel abandonou duas corridas na temporada. No GP da Estíria, Seb sofreu uma batida de Leclerc já na terceira volta, e teve problemas com os freios em Monza.

O lugar de Vettel em 2021 não será a Ferrari. O espanhol Carlos Sainz, da McLaren, já foi anunciado para o seu lugar, e uma expectativa para saber o futuro do tetracampeão foi criada.

(Foto: SkySports)

O anúncio de Vettel pela Aston Martin era esperado. A atual Racing Point passará a contar com Seb e Lance Stroll para 2021 em um projeto que busca melhorar uma equipe que já está indo muito bem. A saída de Sergio Pérez é rodeada de problemas e injustiças, mas o assunto hoje não é esse.

A expectativa por uma boa temporada de Vettel é enorme, e ele é capaz de corresponder ao que é esperado, ainda mais tendo um carro bom para si. Na temporada atual, a Racing Point se envolveu em uma polêmica por ter um carro muito parecido com o da Mercedes em 2019. O investimento de Lawrence Stroll é grande, e seu filho tem lugar fixo na equipe, mas os resultados estão vindo. Pérez faz uma temporada bem regular, e Lance garantiu um pódio em Monza, além de uma boa corrida de Nico Hulkenberg no GP dos 70 anos.

Por fim, cabe a Vettel voltar a performar bem na Fórmula 1. Um campeão como o alemão não pode ser deixado de lado por uma equipe como a Ferrari fez.

Confira as últimas publicações do Mezzala:

--

--