A “Nova” UEFA Champions League

Com a paralisação por conta da pandemia do novo Coronavírus, a Champions League terá um novo formato a partir das quartas de final, contendo uma única sede até a final, partidas sem público e jogos únicos.

Joao Octavio Laux
Mezzala
4 min readAug 11, 2020

--

Foto: UEFA/Getty Images

A ideia da UEFA é fazer com que a competição seja um torneio de “tiro curto”, sendo defina em 15 dias. A fase de quartas de final começa amanhã (12/08), e termina no sábado (15/08). Confira abaixo a data de todos os jogos:

Foto: ChampionsLeague/Twitter

Como de costume, os confrontos das quartas de final foram definidos por um sorteio que organizou as chaves e, assim, definiu os possíveis duelos das semifinais. Confira:

Chave 2:

  • 12 de agosto: Atalanta x Paris Saint-Germain (Jogo 4) — Estádio da Luz
  • 13 de agosto: RB Leipzig x Atlético de Madrid (Jogo 2) — Estádio José Alvalade

Chave 1

  • 14 de agosto: Barcelona x Bayern de Munique (Jogo 3) — Estádio da Luz
  • 15 de agosto: Manchester City x Lyon (Jogo 1) — Estádio José Alvalade

Todas as partidas começam às 16h (horário de Brasília).

Mantendo como critérios o controle da propagação do vírus e o número de casos, Portugal foi o pais escolhido para ser a sede da reta final da Champions. É necessário ressaltar a importância da DGS (Direção Geral da Saúde de Portugal) e a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) na candidatura da cidade portuguesa para sediar a competição. A fim de garantir que Lisboa seria a cidade escolhida, as entidades trabalharam em conjunto e se aproximaram de pessoas importantes da Uefa Club Competitions, que é responsável por administrar as questões comerciais do torneio, usando os excelentes números do país contra a Covid-19. Portugal manteve um controle rígido sobre a sua população durante o pico de contaminação do coronavírus na Europa, chegando a quase fechar suas fronteiras terrestres. O país tomou as devidas providências, desde a redução de voos do exterior ao decreto de Estado de Emergência por duas vezes, tornando-se obrigatório a prática do isolamento social. Os números apontam 37.672 pessoas infectadas, sendo que 23580 se recuperaram, e, infelizmente, 1523 óbitos.

Essa escolha só é válida a partir das quartas de final, tendo em vista que os jogos de oitavas que restavam foram realizados no estádio de cada mandante. A UEFA escolheu a cidade de Lisboa para a realização dos jogos, utilizando apenas dois estádios, sendo eles:

ESTÁDIO DA LUZ — BENFICA

Foto: Reuters

Serão jogados quatro jogos no estádio do Benfica, sendo um deles a final da competição, que será realizada no dia 23 de agosto. O mesmo foi o palco da final na temporada 2013–14.

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE — SPORTING

Foto: A Football Archive

O estádio sediará três partidas no total. Duas pela fase de quartas de final e uma semifinal.

É preciso destacar que não haverá público em nenhuma partida.

Para que a competição pudesse ser retomada, a UEFA precisou tomar algumas medidas, visando manter a saúde e integridade dos jogadores ao longo do torneio. Com isso, a entidade anunciou novas regras, sendo elas:

  • A exclusão da prorrogação. Em caso de empate, a partida será decidida nos pênaltis.
  • Serão permitidas cinco substituições por equipe durante o jogo. Esta é uma medida válida apenas para a reta final desta temporada, voltando as três trocas a partir de 2020–21.
  • Poderão ser inscritos três novos atletas para a retomada do torneio.

A UEFA reconheceu o motivo pelo qual Istambul decidiu por não sediar a final desse ano, sendo assim, escolheu a cidade turca como o palco da decisão da temporada seguinte. Como os locais que sediariam a final da Champions League já haviam sido definidos até 2023, a entidade adiou para um ano depois do que havia decidido. Então, já sabemos em quais estádios e cidades serão disputadas as próximas finais, sendo eles:

• 2021: Estádio Olímpico de Atatürk — Istambul, Turquia;

• 2022: Estádio Krestovsky — São Petersburgo, Rússia;

• 2023: Allianz Arena — Munique, Alemanha;

  • 2024: Wembley — Londres, Inglaterra.

--

--