A reta final dos clubes nordestinos na Série B

Veja o que está em disputa no momento decisivo da segunda divisão

Raoni Ramos
Mezzala
4 min readNov 6, 2021

--

Logo da Série B (Foto: Divulgação/CBF)

Com o início da 34° rodada, a Série B chega em sua reta final com disputas abertas tanto na briga pelo acesso quanto na luta contra o rebaixamento. Entre os clubes nordestinos, apenas CRB e CSA possuem chances significativas de chegar ao G-4. Por outro lado, Confiança e Vitória estão em situações complicadas e caminham rumo à Série C. O Sampaio Corrêa ainda precisa garantir a permanência na segunda divisão, enquanto o Náutico já planeja 2022.

Emoção em Alagoas

Jogadores do CRB e CSA na final do Campeonato Alagoano (Foto: Lucas Almeida/CRB)

CRB

O CRB conseguiu superar uma marca ruim na última rodada. A equipe já estava há oito jogos sem vencer como mandante, mas conseguiu a vitória por 1x0 contra o Sampaio Corrêa. Agora, o Galo está muito próximo do G-4 com 54 pontos, mesma pontuação do rival CSA. A última vez que o torcedor regatiano acompanhou seu time na primeira divisão foi no ano de 1984, tornando o acesso ainda mais almejado nesta temporada. Além desse longo período fora da Série A, o CRB ainda viu o CSA conquistar o acesso no ano de 2018, o que aumenta a pressão para o Galo. A sequência final de jogos é: Ponte Preta (F); Londrina (C); Brusque (F); Vitória (C) e Operário (F).

CSA

O CSA começou a 34° rodada com uma vitória dentro de casa, diante do Remo, por 2x0. Com esse resultado, o Azulão chegou até o G-4 com 54 pontos e aguarda o restante das partidas. Para permanecer no grupo de acesso, será necessário o empate do Guarani e as derrotas de Goiás e CRB. O CSA quer chegar novamente na Série A por pontos corridos para tentar fazer o que não conseguiu em 2019 — permanecer na divisão de elite. Os quatro jogos que definirão a campanha serão: Avaí (F); Confiança (C); Coritiba (F) e Brasil de Pelotas (C).

Desespero na parte de baixo

Derrota do Vitória na partida decisiva contra o CSA (Foto: Jhony Pinho/AGIF)

Vitória

Desde que voltou a segunda divisão no ano de 2019, o Vitória não conseguiu brigar em nenhum momento para retornar à elite do futebol nacional. Foram duas temporadas ficando na segunda metade da tabela- 12° colocado em 2019 e 14° colocado em 2020. No ano de 2021, o sentimento de rebaixado veio forte após a derrota por 1x0, em casa, para o CSA, pela 33° rodada da competição. Além do tropeço, o Vitória ainda viu os triunfos dos rivais diretos Brusque e Londrina. Os próximos confrontos para tentar a recuperação são: Vasco (F), Cruzeiro (C), CRB (F) e Vila Nova (C).

Confiança

Depois de ter passado 27 anos sem jogar a Série B- a última vez fora em 1992-, o Confiança obteve o acesso com o 4° lugar na terceira divisão de 2019. Em 2020, a equipe conseguiu permanecer com o 15° lugar. Já neste ano de 2021, o Dragão tem uma campanha ruim na segunda divisão. Em 33 partidas, foram oito vitórias, sete empates e dezoito derrotas- sendo a equipe que mais perdeu na competição empatada com o já rebaixado Brasil de Pelotas. Agora restam cinco partidas e o time sergipano tem 31 pontos, oito a menos que o Brusque. Os próximos adversários são: Brusque (C); Náutico(C); CSA (F); Ponte Preta(C) e Remo (F).

Sampaio Corrêa

A equipe maranhense iniciou bem a série B. No primeiro turno, chegou a ficar algumas rodadas no G-4, mas a fase boa do time acabou e agora há o risco do rebaixamento. Atualmente, o Sampaio está na 13° colocação, com 40 pontos- dois a mais que o Londrina (17° colocado). Para chegar ao número mágico de 45 pontos, a Bolívia Querida tem uma ótima oportunidade nas duas próximas rodadas: enfrenta o Brasil de Pelotas e o Vila Nova, ambos em casa. Caso vença as duas partidas, é certa a permanência do clube na segunda divisão. Além desses dois jogos, o Tubarão fecha a Série B contra: Náutico (F); Cruzeiro (C) e Avaí (F).

Já pensa em 2022

Jogadores do Náutico após resultado negativo em casa (Foto: (Paulo Paiva/DP)

Náutico

Após um começo de campeonato espetacular, que fez o time quebrar o recorde de jogos invictos na era de pontos corridos com catorze jogos sem perder, o Náutico decepcionou sua torcida com uma campanha muito fraca no restante da competição. Atualmente o Náutico tem 45 pontos e vai terminar a segunda divisão contra : Coritiba (C); Confiança (F); Sampaio Corrêa (C); Avaí (C) e Cruzeiro (F).

CONFIRA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO MEZZALA:

--

--

Raoni Ramos
Mezzala

Estudante de jornalismo, 19. Quero escrever sobre futebol e outras coisas menos importantes.