A volta de Pep Guardiola em uma final de UCL

Viciado em vencer e conquistar troféus, Pep Guardiola chega em mais uma final de um dos maiores campeonatos do mundo, a UEFA Champions League.

Galvao
Mezzala
3 min readMay 28, 2021

--

(Foto: Laurence Griffiths)

Apesar da espera de dez anos para o técnico voltar a disputar a final do torneio, Pep nunca perdeu uma final de Champions como técnico, todas as vezes que conseguiu ser um dos finalistas não desperdiçou a oportunidade e levou a orelhuda para casa. Além do mais, nas duas vezes em que foi campeão da competição, Guardiola enfrentou um time inglês, o Manchester United. Dessa vez seu adversário continua sendo um clube da Inglaterra, porém este não usa a cor vermelha, o obstáculo dessa final são os Blues de Londres.

A relação de Pep e a Champions League

Apesar de ser considerado um dos melhores técnicos do mundo, Guardiola também chegou a duas finais de UCL como volante pelo Barcelona. Na primeira ocasião, em 1992, levantou pela primeira vez o troféu do campeonato após uma vitória incontestável contra o Sampdoria. Três anos mais tarde, ele e sua equipe do clube da Catalunha foram vice-campeões da competição, sofrendo uma goleada por 4x0 pelo devidamente temido Esquadrão Imortal do Milan.

Se como jogador Pep já levantava alvoroço na Champions, como técnico não poderia ser diferente. Dentre das onze vezes que o espanhol participou da Liga dos Campeões comandando uma equipe, ele soma dois títulos e cinco semifinais, além do que ele nunca ficou de fora de uma edição do torneio desde que assumiu o Barcelona em 2009. Com o Manchester City foram quatro derrotas no torneio, sendo a mais frustante a do ano passado, quando todos acreditavam na classificação do clube em cima do Lyon.

A persistência de quem sabe o que pode alcançar

Com a eliminação diante do Lyon, muitos acreditavam que Guardiola não conseguiria chegar a uma final de Champions League com o time de Manchester. Alguns até diziam que Pep teria que assumir outra equipe se quisesse levantar a orelhuda mais uma vez, alguns até especularam, erroneamente, sua saída do clube.

Contudo, Guardiola permaneceu mais um ano no clube da Inglaterra e evoluiu a maneira de jogar do City, mudou a escalação e fez da equipe uma máquina de vitórias com a incrível marca de 80% de aproveitamento até o momento. Na atual temporada os jogadores de Pep já levantaram o troféu do Campeonato Inglês e estão invictos na UCL, eliminando grandes nomes como Borussia Dortmund e um dos candidatos a ser a ‘zebra’ da edição, Borussia de Mönchengladbach.

A final para completar a história

Pep Guardiola já é um grande ídolo da torcida do City, porém o técnico vai em busca de uma conquista inédita em Manchester, a primeira Champions League dos Citzens. É apenas isto que falta para o espanhol completar sua passagem no clube com chave de ouro. Além do mais, com uma campanha impecável, a vitória deste sábado, caso ocorra, pode ser mais um argumento para aqueles que dizem que Pep Guardiola é o melhor técnico do mundo.

--

--