Argentina X Uruguai: o clássico do Rio da Prata

Um clássico internacional cheio de história e uma das maiores rivalidades do futebol sudaca é parte da segunda rodada na Copa América

Luan Fontes
Mezzala
4 min readJun 18, 2021

--

Lionel Messi e Luis Suárez, ex-companheiros de Barcelona, são os protagonistas de suas seleções (Foto: Reprodução/BolaVIP/Getty Images)

Segundo o escritor argentino Jorge Luis Borges, o tango, por suas características, só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. Essa é uma das rixas envolvendo argentinos e uruguaios, fora a nacionalidade de Carlos Gardel, um dos mais famosos cantores de tango da história. No âmbito gastronômico, existe a rixa sobre quem faz o melhor churrasco, doce de leite e mate (chimarrão).

Estes dois países são muito similares culturalmente, com um riquíssimo histórico no futebol sul-americano e mundial. Argentina e Uruguai travam uma batalha de irmãos há 120 anos. As duas nações do Rio da Prata formam um clássico cheio de histórias marcantes dentro e fora do terreno de jogo, fazendo desse duelo um dos mais peculiares do futebol.

Entre os momentos marcantes da história deste confronto, estão as finais de Copa do Mundo, Copa América e Olimpíadas, além de provocações com lances históricos e algumas outras histórias pra lá de insólitas.

HISTÓRICO DO DUELO

Argentina e Uruguai na final da Copa do Mundo de 1930 (Foto: Reprodução/Mundo Albiceleste)

Nesses 120 anos de clássico, foram disputadas 194 partidas com reconhecimento da FIFA, com 89 vitórias para o lado argentino, 46 empates e 59 triunfos para os celestes. Em jogos não reconhecidos pela FIFA, foram onze duelos, com três vitórias argentinas, sete empates e uma vitória uruguaia, com quatorze gols para a Argentina e treze para o Uruguai.

Em amistosos, foram 147 embates, sendo o último em 2019, com o empate de 2 a 2 em Israel. No histórico, a Argentina venceu 68, e o Uruguai, 42. Os outros 37 jogos terminaram empatados.

Lionel Messi na última partida entre Argentina e Uruguai, em 2019 (Foto: Reprodução/@EnlaceJudío)

Em Eliminatórias para Mundiais, foram doze jogos, com seis triunfos argentinos, quatro empates e duas vitórias uruguaias. Nos Jogos Olímpicos, foram dois embates na final do Torneio Olimpico de 1928, na Holanda, com empate em 1 a 1 no primeiro jogo e vitória uruguaia no segundo por 2 a 1.

Em Copas do Mundo, dois duelos em 1930, na primeira final mundialista com vitória charrúa em casa e em 1986, com triunfo argentino no México, pelas oitavas de final. Na Copa América, foram 33 jogos, com 15 vitórias para o selecionado charrúa e 14 para o lado dos argentinos.

DUELOS MARCANTES

Entre as melhores memórias do lado uruguaio, estão a primeira final de Copa do Mundo, em 1930, e a final das Olimpíadas de 1928, vencida diante dos argentinos. Recentemente, os uruguaios possuem belas memórias em Copa América, visto que, em 2011, a Celeste eliminou a Argentina nos pênaltis, na casa do rival. Nesse jogo, os charrúas saíram na frente com gol de Diego Pérez. O atacante Higuaín empatou para os alvicelestes e, nos pênaltis, o Uruguai venceu, calando o Estádio Cemitério de Elefantes em Santa Fé.

Uruguaios correm para comemorar o último pênalti cobrado por Cáceres contra a Argentina (Foto: Reprodução/ge/Reuters)

No lado argentino, as grande memórias são o Mundial de 1986, no qual bateram o Uruguai nas oitavas por 1 a 0 e, mais recentemente, uma vitória por 1 a 0 nas Eliminatórias para o Mundial de 2010. Nessa partida, os argentinos venceram o Uruguai no Centenário por 1 a 0, garantindo a classificação e jogando o Uruguai para a repescagem.

Argentina e Uruguai em duelo pelas oitavas da Copa de 1986 (Foto: Reprodução/Twitter/@ftblsm)

A última vez que se enfrentaram em Copa América, foi em 2015, no Chile, quando os argentinos venceram por 2 a 1.

Confira as últimas publicações do Mezzala:

--

--

Luan Fontes
Mezzala

Apenas um rapaz sul-americano que sonha em ser jornalista esportivo, quem sabe, narrador