Como o Palmeiras vem em busca da “Glória Eterna”?

O clube paulista enfrentará o Flamengo na final da Libertadores e, aqui, você confere como o Palmeiras chega para a decisão

João Pedro Cupello
Mezzala
5 min readNov 27, 2021

--

Dudu, um dos principais atletas do Palmeiras, comemorando o gol que garantiu o acesso da equipe à final da Libertadores (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Logo mais, às 17h, a decisão da Libertadores será protagonizada por dois clubes brasileiros: Palmeiras e Flamengo. Essa será a 4ª vez na história que uma final brasileira no torneio continental acontecerá e, segundo diversos especialistas e torcedores, tem potencial de ser a melhor da história. Isso porque estamos tratando de dois bicampeões da competição.

Dito isso, o que podemos esperar do atual campeão Palmeiras para a decisão de hoje? Como o alviverde chega para a grande final? Como o treinador Abel Ferreira armará sua equipe com o objetivo de levar o segundo título da Libertadores seguido da equipe paulista?

O treinador Abel Ferreira em ação em jogo contra o Atlético MG, pelas semifinais da Libertadores (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A Libertadores do “Verdão” até a final

Entre os dois finalistas, o Palmeiras teve uma fase de grupos mais tranquila. Tendo enfrentado o modesto Universitario do Peru, o equatoriano Independiente del Valle e o argentino Defensa y Justicia, o Verdão passou pelo grupo A com 15 pontos, tendo a 2ª melhor campanha da primeira fase, apenas atrás do Atlético Mineiro.

Dentro dessa etapa da competição, o clube acumulou cinco vitórias, incluindo goleadas de 6x0 contra o Universitario e 5x0 contra o Del Valle. Além disso, o clube paulista teve apenas uma derrota, em um emocionante 4x3 pro Defensa y Justicia em São Paulo.

O zagueiro e capitão Gustavo Gómez comemorando seu gol feito contra o Universitario do Peru, na goleada de 6x0 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Já nas fases eliminatórias, a trajetória do Palmeiras foi mais complicada do que a da equipe rubro-negra. Para a chegar à decisão da Libertadores, o alviverde enfrentou uma das equipes mais tradicionais do Chile nas oitavas de final, a Universidad Católica, e outros dois fortes times brasileiros nas fases seguintes, sendo eles o rival São Paulo e o atual líder do Brasileirão Atlético Mineiro. Quando se compara aos adversários do Flamengo nessas etapas, sendo eles Defensa y Justicia, Olimpia e Barcelona de Guayaquil, observa-se que o Palmeiras chega à final após passar por obstáculos mais difíceis.

Patrick de Paula comemora seu gol marcado contra o São Paulo, pelo jogo de volta das quartas de finais da Libertadores, junto de Dudu, que também marcou nesse jogo (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Rony comemorando seu gol feito contra o Independiente del Valle, na goleada de 5x0. O atleta ainda marcaria outro tento na partida (Foto: Cesar Greco)

O principal destaque da equipe na competição é o atacante Rony. Tendo sido o artilheiro do Palmeiras junto com Luiz Adriano na conquista da Libertadores de 2020 — cinco gols — , Rony “Rústico” repete esse feito na edição atual do torneio. No entanto, o atacante marcou seis gols no total.

O atleta já está marcado na história do Alviverde em Libertadores, e isso pode se consolidar se Rony marcar um gol na final, pois empatará com Alex como o maior artilheiro da história do Palmeiras na competição.

A Fase Atual do Alviverde

O Palmeiras se encontra na 3ª colocação do Campeonato Brasileiro, tendo 16 pontos atrás do líder Atlético MG (não tendo mais chances de título) e 8 pontos atrás do oponente da final da Libertadores Flamengo.

O Alviverde vinha em uma sequência extremamente positiva de sete jogos sem perder e seis vitórias consecutivas. No entanto, tudo desandou após a 32ª rodada do Brasileirão, após perder de virada para o Fluminense no Maracanã. Após essa partida, o Palmeiras teve mais três jogos e não ganhou nenhum, perdendo para Fortaleza e São Paulo, e empatando com o Atlético MG.

A partir disso, a torcida cobra o treinador Abel Ferreira para um desempenho acima da média na final, e que a fase atual do clube não influencie na grande decisão.

Abel Ferreira em ação na derrota contra o Fluminense por 2x1 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Qual será a escalação do Palmeiras para a final?

O elenco do Palmeiras para a final é algo que não é uma certeza para nenhum torcedor alviverde. Devido à rotatividade de elenco que Abel Ferreira gosta de fazer na sua equipe, a dúvida sobre como virá o time do Palmeiras existe. A única certeza é a ausência de Marcos Rocha, que está suspenso.

Segundo especialistas e torcedores, o time pode vir principalmente de duas formas: Num 4–3–3, com Danilo de titular, ou num 4–2–3–1, com Gustavo Scarpa na vaga do volante da base. Segue abaixo as duas opções de escalação citados:

Primeira opção de escalação do Palmeiras para a final da Libertadores
Segunda opção de escalação do Palmeiras para a final da Libertadores

O jogo está marcado para as 17 horas no horário de Brasília, e será apitado pelo experiente árbitro Néstor Pitana. A transmissão da partida será feita pela SBT, Fox Sports, Star+ e Conmebol TV.

--

--