Conheça os indicados ao prêmio Fifa The Best 2020

Gabriela Bento Alves
Mezzala
Published in
3 min readDec 13, 2020

Cristiano Ronaldo, Messi e Lewandowski disputam o título de melhor jogador da temporada

Foto: Divulgação/FIFA

No final do mês de novembro, a Fifa divulgou os nomes dos jogadores que concorrem ao prêmio de melhor do mundo neste ano. Entre os 11 indicados, Neymar era o único representante do Brasil. A premiação será entregue no dia 15 de dezembro e, além do melhor jogador na categoria masculina, a Fifa também premiará a melhor jogadora na categoria feminina, o melhor e a melhor goleira do mundo e os melhores técnicos (nas categorias masculino e feminino).

A lista preliminar tinha como indicados a melhor jogador da temporada: Thiago Alcantâra (Liverpool), Cristiano Ronaldo (Juventus), Kevin De Bruyne (Manchester City), Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Sadio Mane (Liverpool), Kylian Mbappe (PSG), Lionel Messi (Barcelona), Neymar (PSG), Sergio Ramos (Real Madrid), Mohamed Salah (Liverpool) e Virgil van Dijk (Liverpool). Na última sexta-feira, a Fifa divulgou o TOP 3, composto por Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski.

Foto: FIFA/Divulgação

Na categoria melhor técnico (masculino), os três finalistas são Marcelo Bielsa (Leeds United), Jürgen Klopp (Liverpool) e Hans-Dieter Flick (Bayern de Munique). Já na categoria melhor goleiro, os finalistas são Manuel Neuer (Bayern de Munique), Jan Oblak (Atlético de Madrid) e Alisson Becker (Liverpool). O Mezzala preparou um resumo sobre cada um dos indicados ao Fifa The Best 2020. Confira:

Cristiano Ronaldo — Juventus

Foto: Massimo Pinca/Juventus

Muitos dizem que o auge de Cristiano Ronaldo passou. Ou então, que ele errou ao trocar o Real Madrid pela Juventus. Mas, a verdade é que Cristiano continua impressionando com suas atuações, apesar de já ter alcançado os 35 anos de idade.

Um dos jogadores mais vitoriosos em atividade, Cristiano acumula, entre seus maiores títulos, cinco troféus da Champions League, três Premier Leagues e duas La Ligas, além de cinco Ballon D’ors e dois Fifa The Best. Na última temporada, pela Velha Senhora, Cristiano marcou 37 gols em 46 jogos e deu 7 assistências. Na atual temporada, já soma 12 gols e uma assistência.

Robert Lewandowski — Bayern de Munique

Foto: Bayern de Munique/Divulgação

Vencedor da última Champions League com o Bayern de Munique, Lewandowski teve uma temporada perfeita. Conquistou todos os títulos que disputou (Copa da Alemanha, Campeonato Alemão, Liga dos Campeões, Supercopa da Alemanha e Supercopa da Europa). Aos 32 anos de idade, o polonês vive o que muitos consideram como o auge de sua carreira. Entre a temporada passada e a atual foram 58 jogos, 64 gols e 14 assistências, um número impressionante mesmo para Lewandowski, que está acostumado a marcar muitos gols.

Um dos aspectos principais que pode levar Lewandowski a superar Messi e Cristiano Ronaldo é a vitória na Champions League, que é considerado o maior torneio de clubes do mundo, e o número de títulos na temporada (cinco).

Lionel Messi — Barcelona

Foto: FC Barcelona/Divulgação

Atual detentor do título Fifa The Best, Lionel Messi esteve muito próximo de deixar o Barcelona durante a última janela de transferências. Apesar das polêmicas com a diretoria do clube, Messi tem retornado a sua melhor forma, mesmo depois de uma eliminação traumática na última Liga dos Campeões para o Bayern de Munique, por 8 a 2. Mesmo assim, Messi continua sendo, para muitos, o melhor jogador do mundo.

Aos 33 anos de idade, o argentino não conquistou nenhum título na temporada passada, mas disputou 44 jogos, marcou 31 gols e deu 27 assistências.

--

--

Gabriela Bento Alves
Mezzala
Writer for

Jornalista, fada sensata e ainda acredito no amor