De promessa em Belgrado à estrela em Florença: conheça Dušan Vlahović

Atacante com mais gols na Calcio em 2021, sérvio vive seu auge na Fiorentina, mas não deve ficar na “Viola” por muito tempo

Kaio Sauaia
Mezzala
4 min readOct 7, 2021

--

Vlahovic em jogo pela Fiorentina (Foto: Reprodução/OneFootball)

A Calcio A mantém, por mais um ano, a tradição de ter atacantes de elite na liga. Apesar de baixas influentes na última janela de transferências, como Cristiano Ronaldo e Lukaku, algumas equipes do campeonato conseguiram se reinventar, mantendo ou até contratando importantes nomes para posição em seus plantéis.

Esse foi o caso da Fiorentina, que, após diversas sondagens de gigantes europeus, conseguiu a permanência de sua principal estrela, Dušan Vlahović. O atacante sérvio de 21 anos ficou próximo de fechar com o Atlético de Madrid, além de ser cotado como uma reposição para Haaland e Kane — caso Borussia Dortmund ou Tottenham perdessem seus respectivos centroavantes.

Ascensão na Viola

Vlahovic comemora um de seus 6 gols na temporada (Foto: AC Fiorentina/Reprodução)

Vindo do Partizan em 2018 por dois milhões de euros, Vlahović saiu de Belgrado como uma grande promessa do futebol sérvio. Apesar da saída precoce, ele não chegou à região da Toscana com a mesma expectativa que a dos sérvios, tendo em vista que, na sua primeira temporada por lá, acabou alternando entre a equipe principal e a equipe “Primavera”.

Na equipe principal. teve poucas oportunidades. No entanto, teve bons números no time de baixo, com 19 gols em 21 jogos. Com desempenhos influentes no plantel secundário, o centroavante foi efetivado no time principal para a temporada 19/20. Ao todo, foram 35 partidas e 9 gols.

Em sua segunda temporada na equipe principal, o sérvio teve seu maior destaque. Atuando na maior parte dos jogos da temporada, Vlahović marcou 21 gols em 37 partidas na Serie A. Em 2021, o atacante marcou em dezessete oportunidades, sendo eleito o melhor jogador sub-23 da liga.

Se somarmos com os tentos marcados na atual temporada(4), Vlahović é o atacante da Calcio com mais gols na liga em todo ano (21).

As atuações primorosas e as características de um goleador nato fizeram com que grandes nomes do futebol italiano elogiassem o atacante sérvio. Um deles foi Christian Vieri, ex-centroavante da seleção “azurra”, que tratou o jogador como “o melhor da Europa depois de Haaland”:

“Vlahović, depois de Haaland, é o melhor atacante na Europa pela sua idade…
…ele é um atacante de alto nível e irá marcar 20 gols facilmente na próxima temporada.”

O impasse na renovação

Rocco Commisso, presidente da Fiorentina, em obras do Artemio Franchi (Foto: AC Fiorentina/Reprodução)

Como já citado, Vlahović ficou a detalhes de deixar a Fiorentina na última janela. Isso porque um acordo entre Atlético de Madrid e o clube de Florença por pouco não ocorreu. Com isso, negociar um novo contrato com seu principal jogador se tornou prioridade para Rocco Commisso, presidente da Viola, mesmo que o vínculo em vigor fosse até o final de 2023. O intuito era, na verdade, manter ou até valorizar as propostas que chegassem por Dušan.

Apesar de tanta euforia do diretor para um possível acordo, o atacante sérvio e seu empresário não demonstraram o mesmo ânimo, chegando até a não responder ofertas feitas pelo magnata. Mas Commisso não se deu por vencido, e preparou um megacontrato para o atleta, que, de acordo com o próprio, foi o mais valioso da história do clube:

“Nossa proposta foi melhorada em várias ocasiões ao longo do tempo para atender às demandas tanto de Dušan quanto das pessoas do seu entorno…

…a Fiorentina fez uma grande proposta ao jogador, uma renovação de contrato que o faria o jogador mais bem pago da história do clube…”

Commisso em coletiva (Foto: GAZZETTA/Reprodução)

Ainda assim, Vlahović manteve sua postura e não renovou com a Fiorentina. Isso deve gerar um efeito totalmente contrário ao desejado pela diretoria, como uma desvalorização no preço do atacante. Com isso, as sondagens feitas no recente período de transferências já voltaram a aparecer, como as da Juventus, que parece ser o destino preferido do empresário de Dušan e do próprio jogador.

De acordo com alguns veículos locais, a Vecchia Signora teria até a paciência de esperar o término do contrato com a equipe violeta para assinar com o sérvio gratuitamente. O único fator que poderia atrapalhar a negociação é o desempenho dos atuais “camisas 9” da equipe, o espanhol Morata e o italiano Kean. Apesar de estarem em má fase, ainda geram expectativas por melhores atuações.

Vlahovic em jogo contra a Juventus (Foto: Alessandro di Marco / EPA)

De qualquer forma, na próxima temporada será improvável ver o atacante da Viola na posição em que Batistuta, Mutu, Hamrin, Luca Toni, Gilardino e tantos outros brilharam.

Confira as últimas publicações do Mezzala:

--

--