Diogo Jota: o toque final no futebol heavy-metal de Klopp

Gabriela Bento Alves
Mezzala
Published in
3 min readNov 27, 2020

Português chegou no Liverpool no início da temporada e já impressiona

Diogo Jota, nova contratação do Liverpool
Foto: Andrew Powell/Liverpool FC

A verdade é que ninguém esperava essa contratação. O Liverpool, conhecido por gastar e contratar pouco durante as janelas de transferências, tinha recém anunciado a contratação de Thiago Alcântara, vindo do Bayern de Munique por cerca 20 milhões de libras. E, no mesmo dia do anúncio, jornalistas começaram a informar que os Reds teriam interesse no português Diogo Jota, jogador do Wolverhampton. Jota não era titular absoluto nos Wolves e o rumor de sua contratação pareceu pouco provável na época.

O fato é que, um dia depois de todos os rumores serem divulgados, o Liverpool anunciou a contratação do português por cerca de 40 milhões de libras, um valor alto quando se compara ao que o Liverpool vinha gastando nas janelas de transferências anteriores. A torcida dos Reds não sabia muito o que esperar de Jota, afinal, pouco se falava sobre o jogador.

Afinal, quem é Diogo Jota?

Diogo Jota começou sua carreira na equipe do Paços Ferreira, em Portugal, na temporada 2014/2015, quando tinha 18 anos. No time, conseguiu chamar atenção e se destacar, se tornando o jogador mais novo a marcar dois gols no mesmo jogo em Portugal desde Cristiano Ronaldo. Na temporada seguinte, foi eleito o melhor jovem do Campeonato Português e marcou 14 gols e deu 10 assistências em 35 partidas disputadas.

Na temporada seguinte, assinou com o Atlético de Madrid, mas foi emprestado por uma temporada ao Porto, onde marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões, contra o Leicester City. Jota se tornou o mais jovem a marcar pelo Porto na Liga dos Campeões.

Após a temporada no Porto, Jota foi emprestado ao Wolverhampton, que na época, disputava a Championship, segunda divisão do campeonato inglês. Um ano mais tarde, os Wolves compraram Jota por 14 milhões de euros e o português foi um dos nomes principais para a conquista do acesso à Premier League. Na temporada 2019/2020, Jota marcou 16 gols pelos Wolves, mas já vinha chamando a atenção de Jürgen Klopp há algum tempo.

Foto: Andrew Powell/Liverpool FC

O início dos sonhos no gigante Liverpool

Diogo Jota chegou devagar aos Reds, sem muita expectativa por parte da torcida, que ainda estava em êxtase com a compra de Thiago Alcântara. Pela Premier League, contra o Arsenal, em um jogo difícil para o Liverpool, Jota anotou seu primeiro gol com a nova camisa. E, depois disso, tudo começou a ir muito bem para o português.

Até o momento, Jota disputou 8 partidas com a camisa do Liverpool. Na Premier League, Diogo marcou quatro gols em quatro jogos disputados e foi o primeiro jogador na história do Liverpool a marcar em suas quatro primeiras aparições em Anfield.

Foto: Andrew Powell/Liverpool FC

Pela Liga dos Campeões, contra a Atalanta, em Bérgamo, Jota impressionou até quem já conhecia seu potencial. Seu primeiro hat-trick com a camisa vermelha foi num jogo que muitos consideravam o mais difícil da fase de grupos para o Liverpool nessa temporada. Na Champions, Jota também anotou um gol contra o Midtjylland.

Até o momento, Jota tem dado aos Reds um elemento surpresa no ataque. Apesar da qualidade indiscutível do trio Sadio Mané, Roberto Firmino e Mohammed Salah, muitos adversários já aprenderam como jogar e como anular a participação de, pelo menos, um deles nos jogos. Diogo Jota é uma surpresa agradável aos Reds e uma dor de cabeça para os adversários.

--

--

Gabriela Bento Alves
Mezzala
Writer for

Jornalista, fada sensata e ainda acredito no amor