Dominic Calvert-Lewin : o centroavante à moda antiga

A mais nova sensação da Premier League marcou em todos as rodadas, e é uma das esperanças do Everton para deixar de ser apenas uma ameaça ao Big Six

João Pedro Ramalho
Mezzala
3 min readOct 17, 2020

--

Foto: Reprodução/Everton

O início de temporada do jovem atacante do Everton, Calvert-Lewin, é impressionante. Com seis gols em quatro jogos, DCL figura-se, junto ao sul-coreano Son, como o artilheiro da Premier League 2020/21. Eleito o melhor jogador do primeiro mês de campeonato, Dom iniciou outubro em alta, sendo convocado pela primeira vez para a Seleção Inglesa de Gareth Southgate, e marcando gol em sua estreia vestindo o uniforme da Inglaterra.

Desde 2016 no lado azul de Liverpool, Dominic Calvert-Lewin tinha pouco espaço na equipe titular do Everton. Todavia, em 2017, na Copa do Mundo Sub-20, Lewin fez o gol do título mundial dos ingleses. A partir desse momento, passou a ganhar mais chances nos Toffes e teve seu contrato estendido até junho de 2023.

Foto : Getty Images

A chegada de Carlo Ancelotti é peça essencial na ascensão de rendimento do centroavante de 23 anos. As diversas variações táticas aplicadas durante as partidas favorecem a movimentação de Calvert-Lewin, um notável finalizador de jogadas dentro da área. No terço final do campo, DCL ganha poder, principalmente por sua velocidade e bom impulso, marca já registrada de um dos melhores cabeceadores da PL. Nenhum outro jogador da competição fez mais gols de cabeça do que o número nove dos Toffes.

O jogo aéreo de Dominic é sua virtude mais perceptível. Avantajado fisicamente e com uma força específica diferenciada, a mais nova sensação da Inglaterra tem uma leitura que o ajuda a ter um poder de decisão letal. Dos seis gols marcados até a quarta rodada, Dom fez todos com apenas um toque na bola, e metade deles de cabeça. A revelação do Goodison Park possui um estilo de centroavante à moda antiga, finalizando jogadas dentro ou próximo à pequena área, como fez em 96% (29) dos seus tentos no Campeonato Inglês. Dos trinta gols marcados em toda sua passagem pela Premier League, marcou treze em jogadas aéreas.

DCL ao lado de Mina e Richarlison, seus companheiros de Everton

O meio de campo dos Toffes engrandece ainda mais o poder de finalização do jovem atacante. Com Jamez Rodríguez, Abdoulaye Doucouré e Allan, a volúpia ofensiva e facilidade para quebrar linhas adversárias tornou-se uma das características desse novo Everton de Ancelotti, que lidera a Premier League. Assim, servido de munição para atirar, Calvert-Lewin tem tudo para ser a revelação do campeonato mais nivelado da Europa, e quem sabe, pintar Liverpool e Inglaterra de azul pela décima vez em sua história.

--

--