Entenda como funciona a UEFA Nations League 2020–21

O que você precisa saber para acompanhar a segunda edição do mais novo torneio da UEFA entre seleções europeias

Enzo Garcia
Mezzala
5 min readSep 2, 2020

--

Taça da UEFA Nations League no sorteio da fase de grupos em Amsterdã (Foto: thefa.com)

A UEFA Nations League ou Liga das Nações UEFA, é uma competição recentemente fundada que ocorre a cada dois anos. Ela tem o intuito de substituir as datas FIFA de amistosos, trazendo mais competitividade entre as seleções europeias e consequentemente chamando mais a atenção dos torcedores e imprensa para o torneio. Sua primeira edição aconteceu na temporada de 2018–19, na qual a seleção de Portugal comandada por Cristiano Ronaldo foi campeã contra a Holanda. A segunda edição da competição começará amanhã (3 de setembro de 2020) e irá até março de 2021!

O Formato:

O formato da competição é diferente do que estamos acostumados, já que normalmente quando se trata de um campeonato entre seleções, imaginamos torneios de tiro curto, como por exemplo a Copa do Mundo.

As 55 seleções são divididas em quatro ligas(A,B,C e D). Diferente da primeira edição, as ligas A e B que continham 12 seleções em cada e a liga C 15, na atual edição terão 16, com quatro grupos de quatro equipes. A Liga D que continha 16 passou a ter sete equipes no total e dividida em dois grupos, um com quatro e outro com três seleções.

A mudança na distribuição das seleções entre as ligas da edição 2018–19 para 2020–21 (Foto: pt.uefa.com)

A divisão das ligas foi feita de acordo com o ranking da Nations League 2018–19 e os grupos são sorteados entre os participantes de suas respectivas ligas. Isso quer dizer que, por exemplo, os 16 melhores colocados no ranking estarão na liga A, mas não necessariamente no mesmo grupo.

Cada seleção jogará seis partidas dentro de seu grupo, exceto o grupo D2 que jogará quatro, pois tem uma seleção a menos. A fase de grupos utiliza o formato de rodada dupla, ou seja, partidas de ida e volta (dentro e fora de casa).

Classificação, Finais e Rebaixamentos:

Na Nations League, o ranking de ligas é parecido com as divisões dos campeonatos nacionais, mas com uma mecânica diferente.

Na liga A, as seleções competem para serem campeãs da Liga das Nações. Os quatro primeiros colocados dos grupos A1, A2, A3 e A4 da liga se classificam para as decisões da competição, as semifinais(com os confrontos definidos por sorteio), disputa de 3° e 4° lugar, e a grande final.

O diferencial da competição é as equipes competirem por promoção ou rebaixamento para uma liga superior ou inferior respectivamente. Nas ligas que não disputam a taça (B,C e D), os primeiros colocados dos grupos são promovidos à liga superior; enquanto os últimos colocados são rebaixados. Porém como a liga D tem apenas dois grupos, e a C, quatro, as duas equipes da Liga C que serão rebaixadas, são determinadas a partir de um mata-mata de rebaixamento em 2022 entre os 4 quartos colocados, onde os confrontos serão entre: o primeiro e quarto, e segundo e terceiro(os melhores posicionados dentre eles tem preferência em decidir o segundo jogo em casa).

Se o placar agregado terminar empatado, será usado o critério de gol fora de casa, se mesmo assim não tiver um vencedor, haverá prorrogação e pênaltis para decidir a partida.

Ligação com a Copa do Mundo 2022:

Por mais que esteja em um patamar de menor grau que o mata-mata das eliminatórias da Eurocopa de 2020, a Nations League pode fornecer vagas para equipes na segunda rodada de classificação.

O formato de qualificação para as equipes da UEFA em ligação com a FIFA foi confirmado pelo Comité Executivo da UEFA, em uma reunião realizada em 4 de dezembro de 2019, em Nyon, na Suíça.

Primeira rodada (fase de grupos):

As 55 equipes da UEFA ligadas à FIFA no momento do sorteio serão divididas em dez grupos (cinco grupos de seis equipes e cinco grupos de cinco equipes), onde todos os participantes se enfrentarão em jogos dentro e fora de casa. Os vencedores de cada grupo se classificam para a Copa do Mundo, e os dez vice-campeões avançam para a segunda rodada de classificação.

Segunda rodada (mata-mata):

Os 10 finalistas do grupo receberão os 2 melhores vencedores do grupo da Nations League, com base no ranking geral da Liga que ainda não se qualificaram diretamente ou chegaram aos “mata-matas”. Essas 12 equipes serão sorteadas em três caminhos de “mata-mata”, disputando duas rodadas de uma partida (semifinais e finais, com o time da casa a ser sorteado). Os três vencedores do segundo estágio se classificam para a Copa do Mundo.

Como ficou o sorteio dos grupos:

Divisão das ligas e grupos da UEFA Nations League 2020–21 (Foto: Football Stadiums)

Liga A:

A1: Holanda, Itália, Bósnia e Herzegovina e Polônia;

A2: Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Islândia;

A3: Portugal, França, Suécia e Croácia;

A4: Suíça, Espanha, Ucrânia e Alemanha;

Liga B:

B1: Áustria, Noruega, Irlanda do Norte e Romênia;

B2: Rep. Tcheca, Escócia, Eslováquia e Israel;

B3: Rússia, Sérvia, Turquia e Hungria;

B4: País de Gales, Finlândia, Irlanda e Bulgária;

Liga C:

C1: Montenegro, Chipre, Luxemburgo e Azerbaijão;

C2: Geórgia, Macedônia do Norte, Estônia e Arménia;

C3: Grécia, Kosovo, Eslovênia e República da Moldávia;

C4: Albânia, Bielorrússia, Lituânia e Cazaquistão;

Liga D:

D1: Ilhas Faroé, Letônia, Andorra e Malta;

D2: Gibraltar, Liechtenstein e São Marino;

Confira as últimas publicações do Mezzala:

--

--