Da Terra ao Olimpo, Giannis Antetokounmpo vence a NBA

Depois de anos em Milwaukee, Giannis Antetokounmpo se sagrou campeão da NBA com os Bucks

Enzo Garcia
Mezzala
11 min readJul 21, 2021

--

(reprodução: USA Today)

Giannis Antetokounmpo, o “Greek Freak”, foi arma fundamental na conquista do título do Milwaukee Bucks, chegando a ser premiado como MVP de forma unânime nas Finais da NBA! Hoje, iremos destrinchar a carreira de Giannis até essa última temporada, finalizada com o título do craque.

Grécia

Giannis é greco-nigeriano (nascido na Grécia com pais nigerianos) e começou sua carreira em seu país de origem antes de chegar à NBA. Em 2011, Antetokounmpo jogou com uma equipe masculina da terceira divisão grega, o Filathlitiko.

Na temporada de 2012–13, Antetokounmpo subiu de divisão com a sua equipe e durante a temporada teve médias de 9,5 pontos, 5,0 rebotes, 1,4 assistências e 1,0 bloqueios por jogo.

Temporada de Rookie (2013–14)

(Bleacher Report)

Em 2013, Giannis foi uma das escolhas do draft da NBA — selecionado como a 15ª escolha pelo Milwaukee Bucks e assinou seu contrato em julho daquele ano. Aos 18 anos e 311 dias, Giannis se tornou o jogador mais jovem da franquia a estrear na liga.

Ele obteve médias de 6,8 pontos; 4,4 rebotes; 1,9 assistências; 0,8 roubos e 0,8 bloqueios durante sua temporada de estreia. Além disso, foi selecionado para participar do Rising Stars Challenge no NBA All-Star Weekend e nomeado para o NBA All-Rookie Second Team de 2013–14.

Temporada 2014–15

(Gary Dineen/Getty Images)

Em 2014, o Milwaukee Bucks renovou o contrato do novato, estendendo-o até a temporada seguinte de 2015–16.

Os Bucks terminaram a temporada regular em sexto lugar na Conferência Leste, com um recorde de 41–41 (vitórias e derrotas). Durante a temporada de 2014–15, Antetokounmpo obteve médias de 12,7 pontos, 6,7 rebotes e 2,6 assistências. Na primeira rodada dos playoffs com o Chicago Bulls, os Bucks foram eliminados por 4–2 na série.

Temporada 2015–16

(Raj Mehta-USA TODAY Sports)

Em 2015–16, Giannis cresceu dentro de quadra e se tornou uma das referências dos Bucks, com média de 16 pontos por jogo nos primeiros 20 jogos. Ele também alcançou uma alta porcentagem em cestas de dois pontos (cerca de 53%). Por conseguinte, a lapidação do gênio levou ao seu então “carrer high”, marcando 33 pontos na derrota para o Cleveland Cavaliers, que viriam a ser os campeões daquela temporada contra o Golden State Warriors.

O grego registrou seu primeiro “triplo-duplo” da carreira com 27 pontos, 12 rebotes e 10 assistências na vitória sobre o Los Angeles Lakers, se tornando o mais jovem dos Bucks a registrar um “triplo-duplo”, alcançando o feito aos 21 anos.

Antetokoumnpo encerrou a temporada, com médias de 16,9 pontos, 7,7 rebotes e 4,3 assistências.

Temporada 2016–17

(Jeff Hanisch-USA TODAY Sports)

Já reconhecido pela franquia, a temporada 2016–17 serviu para Giannis aparecer como um dos grandes jogadores da NBA.

Dessa forma, Antetokounmpo prorrogou o contrato com os Bucks, dessa vez por 4 anos, pelo valor de US$ 100 milhões.

O camisa 34 dos Bucks marcou pelo menos 20 pontos em seu 14º jogo consecutivo, igualando a maior sequência de um jogador dos Bucks desde Michael Redd em 2006.

Em janeiro de 2017, Antetokounmpo foi nomeado titular do All-Star Game da Conferência Leste para o All-Star Game da NBA. Ele se tornou o primeiro jogador dos Bucks selecionado como titular do All Star Game desde 1986. Aos 22 anos e 74 dias de idade, Giannis se tornou o jogador mais jovem da história da franquia a começar em um All-Star Game. Ele também se tornou o primeiro All-Star grego da NBA. No jogo, ele liderou o Leste com 30 pontos na derrota de 192–182 para o Oeste.

O grego protagonizou as melhores marcas dentro dos Bucks em cada uma das cinco principais categorias estatísticas (pontos, rebotes, assistências, roubos e bloqueios) na temporada regular de 2016–17. Antetokounmpo tornou-se o quinto jogador da história da NBA a alcançar essa marca (ao lado de Dave Cowens, Scottie Pippen, Kevin Garnett e LeBron James). Ele também se tornou o primeiro jogador na história da liga a terminar entre os 20 melhores em cada uma das cinco principais categorias estatísticas na temporada regular.

Com todos os recordes, o All Star Game e sua evolução notória, Antetokounmpo foi nomeado pela primeira vez para o All-NBA Second Team. Ele também foi nomeado o vencedor do Prêmio de Most Improved Player (o prêmio para o jogador mais improvável, que elege o jogador que mais surpreende), tornando-se o primeiro atleta na história dos Bucks a receber tal honraria.

Apesar de todo o esforço dos Bucks, a franquia perdeu o Jogo 6 para o Toronto Raptors, se despedindo na primeira rodada dos playoffs — mais uma vez —,com uma derrota por 4-2.

Temporada 2017–18

(Maddie Meyer/Getty Images)

Giannis começou a temporada batendo mais um recorde. O grego marcou 147 pontos no total dos seus primeiros quatro jogos da temporada, ultrapassando os 146 pontos de Kareem Abdul-Jabbar na temporada de 1970–71. Depois dos seis primeiros jogos, Giannis obteve um total de 175 pontos, o melhor início de um jogador na história da NBA em seus primeiros seis jogos.

O ala-pivô e astro do Milwaukee Bucks teve pelo menos 20 pontos e cinco rebotes em seu 27º jogo consecutivo, marcando a maior sequência da NBA desde o lendário pivô Shaquille O’Neal durante a temporada de 2000–01.

Foi novamente nomeado titular do All-Star Game da NBA de 2018, tornando-se o primeiro jogador dos Bucks desde 1980 a ser nomeado titular em dois All-Star Game consecutivos.

Antetokounmpo atingiu marcas incríveis durante a temporada, como o duplo-duplo de 27 pontos e 20 rebotes contra o Washington Wizards, tornando-se o segundo mais jovem jogador dos Bucks a registrar um 20–20 depois de Andrew Bogut. Além disso, também registrou um triplo-duplo com 36 pontos, 11 rebotes e 13 assistências contra o Denver Nuggets. Esse foi o nono triplo-duplo da carreira de Giannis, ultrapassando Kareem Abdul-Jabbar na história do Milwaukee Bucks.

Os Bucks conseguiram se classificar para os playoffs da NBA, mas novamente foram derrotados na primeira rodada, dessa vez por 4–3 pelo Boston Celtics — que chegou nas Finais de Conferência daquela temporada. Os Celtics, no entanto, foram eliminados pelo Cleveland Cavaliers, de LeBron James

Temporada 2018–19

(reprodução : RapMais)

Embora pareça redundante, a temporada de 2018-19 foi uma das melhores da carreira de Giannis Antetokounmpo. Individualmente, o grego exibiu atuações memoráveis como o “triplo-duplo” de 32 pontos, 18 rebotes e 10 assistências, além do jogo que marcou 52 pontos e 16 rebotes, ambas contra o Philadelphia 76ers.

Ele foi premiado como Jogador da Conferência Leste do Mês de outubro, novembro e dezembro daquela temporada, tornando-se o primeiro jogador na história dos Bucks a ganhar vários prêmios de Jogador do Mês consecutivos.

Giannis levou os Bucks a ter a melhor campanha da liga na temporada regular, com 60 vitórias e 22 derrotas em 82 jogos (73,2% de aproveitamento).

Os Bucks finalmente conseguiram avançar para a segunda rodada dos playoffs pela primeira vez desde 2001, “varrendo” o Detroi Pistons por 4–0. Ele se tornou o quinto jogador na história dos Bucks a marcar mais de 40 pontos em um jogo de playoff (pela atuação no jogo 4 contra os Pistons em que marcou 41 pontos), juntando-se a Kareem Abdul-Jabbar, Terry Cummings, Ray Allen e Michael Redd.

Depois de superar o Boston Celtics de forma convincente ganhando a série por 4–1, o Milwaukee Bucks chegaram às finais da Conferência Leste. Porém, apesar das vitórias nos dois primeiros jogos da série, eles foram derrotados pelo Toronto Raptors, que viria a ser o campeão sobre o Golden State Warrios de forma heróica naquela temporada.

Na temporada regular, Antetokounmpo jogou 72 jogos e obteve médias de 27,7 pontos, 12,5 rebotes, 5,9 assistências, 1,3 roubos de bola e 1,5 bloqueios em 32,8 minutos. Com as excelentes atuações e a regularidade que apresentou, Giannis recebeu a honraria de MVP temporada regular, se tornando o quinto jogador estrangeiro e o terceiro mais jovem a receber o prêmio de jogador mais valioso nos últimos 40 anos.

Giannis também foi o Jogador Europeu do Ano da Eurocar em 2018, tornando-se o segundo jogador grego a receber o prêmio desde 1987.

Temporada 2019–20

(Aurelien Meunier/Getty Images)

Antetokounmpo iniciou a temporada mostrando que o atual MVP iria defender o título de melhor jogador.

Na primeira partida, marcou um “triplo duplo” de 30 pontos, 13 rebotes e 11 assistências sobre o Houston Rockets de James Harden. Giannis seguiu com grandes atuações, como os 50 pontos e 14 rebotes na vitória sobre o Utah Jazz e os 36 pontos e 20 rebotes contra os 76ers. Ele também se tornou o primeiro jogador a ter cinco jogos consecutivos de 30–15 desde 1985–86.

Todo esse sucesso levou Antetokounmpo a ser nomeado capitão do All-Star Game, ao lado de LeBron James, pelo segundo ano consecutivo. Ou seja, Giannis foi o segundo jogador mais votado pelo público para estar no jogo das estrelas da NBA.

Apesar de seu crescente sucesso, Giannis Antetokounmpo chegou a declarar que precisava “permanecer humilde” explicando que ele “não deveria estar ali”, por não ter sido um escolha número 1 como LeBron e Anthony Davis dos Lakers, e que era uma aposta no início de tudo.

Por conta da pandemia de COVID-19, o mundo parou e consequentemente os esportes também. No momento da pausa, o grego tinha médias de 29,6 pontos, 13,7 rebotes, 5,8 assistências, 1,0 roubos de bola e 1,0 bloqueios em 30,9 minutos.

Ao final da temporada regular, Giannis, além de ser novamente premiado como MVP da temporada, também recebeu o prêmio de Defensive Player of The Year (melhor defensor do ano), se igualando a ninguém menos que Michael Jordan e Hakeem Olajwon, os únicos que ganharam os dois prêmios individuais mais importantes em apenas uma temporada.

Novamente, os Bucks ficaram em 1° lugar na temporada regular. Nos playoffs, a franquia passou facilmente da primeira rodada do mata-mata contra o Orlando Magic, ganhando a série por 4–1.

Na segunda rodada, os Bucks encontraram o embalado Miami Heat de Jimmy Buttler, que estava jogando muito naquela temporada. Giannis manteve sua regularidade durante os playoffs mas, por conta de uma lesão no tornozelo, desfalcou a equipe por dois jogos da série contra o Heat. Os adversário, portanto, passaram facilmente pelo Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo.

Temporada 2020–21

Diferente das temporadas anteriores, início começou conturbado para o Milwaukee Bucks e, principalmente, para Giannis Antetokounmpo. O seu contrato tinha se encerrado e as negociações estava andando devagar. O grego estava cotado para ser ir para o Los Angeles Lakers e talvez ao Miami Heat, os dois finalistas da temporada anterior.

Contudo, Giannis acabou com todas as especulações assinando uma extensão contratual de 5 anos com os Bucks, no valor de 228 milhões de dólares. Essa foi, talvez, a melhor notícia para o torcedor dos Bucks nos últimos anos — até ontem, é claro.

Antetokounmpo continuou quebrando recordes e mostrando por que é o melhor jogador da liga no momento. Após uma partida com 37 pontos marcados contra o Minnesota Timberwolves, Giannis se tornou o quinto maior pontuador de todos os tempos pelos Bucks, com 11.490 pontos. Ao final da temporada, se tornou o terceiro maior, tendo 11.980 pontos pela franquia.

No All-Star Game dessa temporada, Antetokounmpo não foi capitão, mas seguiu sendo titular no time capitaneado por LeBron James. Ele marcou 35 pontos, tendo um surreal aproveitamento de 100% nos arremessos de quadra, que lhe a conquista de MVP do All-Star Game. Com mais um troféu individual, ele se tornou um dos únicos da história da NBA, a receber o prêmio de MVP, MVP do All-Star Game e Jogador Defensivo do Ano em sua carreira.

Nesta temporada, o Milwaukee Bucks terminou a temporada regular com a terceira melhor campanha do Leste e sétima de toda a liga. Mesmo com o rendimento abaixo do esperado, os Bucks se classificaram para os playoffs.

Na primeira rodada do mata-mata, eles enfrentaram o algoz Miami Heat — franquia que eliminara os Bucks na temporada anterior. Entretanto, Bucks foram muito superiores e “varreram” o Miami Heat por 4–0, com Antetokounmpo conquistando seu primeiro triplo-duplo em playoffs no Jogo 4.

Na etapa seguinte, dessa vez contra o estrelado Brooklyn Nets, Giannis liderou os Bucks rumo a vitória por 4–3, alcançando médias de 31,9 pontos, 12,9 rebotes e 3,6 assistências por jogo.

Nas Finais da Conferência Leste 2021, o Milwaukee Bucks enfrentou o Atlanta Hawks. No jogo 4, Antetokounmpo acabou sofrendo uma hiperextensão no seu joelho esquerdo durante o terceiro quarto da partida, após uma disputa com o pivô Clint Capela. Apesar dos exames médicos não mostrarem nenhuma lesão nos ligamentos do joelho de Giannis, foi o suficiente para deixar Antetokounmpo de fora dos jogos 5 e 6 das Finais da Conferência. Mesmo assim, os Bucks dificultaram o caminho de Trae Young e companhia, e conquistaram o título da Conferência Leste no jogo 6. Dessa forma, avançaram às Finais da NBA depois de 47 anos.

O Milwaukee Bucks enfrentou os favoritos Phoenix Suns, de Chris Paul e Booker. Giannis ainda estava incerto para o primeiro jogo das finais e preocupava os fãs dos Bucks, mas foi para o jogo. Mesmo marcando 20 pontos e pegando 17 rebotes, dava para perceber que ele não estava 100% e os Suns abriram 2–0 na série. É válido destacar a atuação espetacular do grego no segundo jogo que, mesmo derrotado, saiu de quadra com 42 pontos e 12 rebotes.

Mesmo perdendo por 2–0, os Bucks empataram a série em 2–2 e Antetokounmpo se igualou a Shaquille O’Neal nas finais de 2000–01, como os únicos jogadores a atingirem 40 pontos e 10 rebotes em jogos consecutivos nas Finais. O Milwaukee Bucks se recuperou e liderou a série após vitória no Jogo 5 na casa dos Suns ganhando o jogo pelo placar de 123–119. A ponte aérea estrondosa no fim pode ser a cena mais marcante dessa campanha.

No Jogo 6, o tão sonhos título. Antetokounmpo marcou incríveis 50 pontos, pegou 14 rebotes e deu 5 bloqueios, levando o Milwaukee Bucks ao segundo troféu da NBA em sua história após 50 anos. Depois de tanto domínio em quadra, Giannis foi coroado de forma unânime o MVP das Finais.

Assim Giannis Antetokounmpo levou o Milwaukee Bucks ao seu segundo campeonato depois de 50 anos e cumpre a promessa que fez em seu twitter pessoal há 7 anos, no dia 16 de julho de 2014.

O astro, monumental, catártico, gênio, enfim, cumpriu sua promessa.

“Eu nunca vou deixar o time e a cidade de Milwaukee até construirmos um time com nível de campeão…”

--

--