Grandes elencos que não ganharam a Champions League

Criar um time forte não é significado de vitórias. Vamos citar algumas grandes equipes que montaram elencos fabulosos, mas não obtiveram a grande disputa europeia

Caio Amorim David
Mezzala
5 min readMay 10, 2020

--

Troféu da Champions League ( Foto: sportbuzz.uol.com.br)

. Bayern de Munique 2015/2016

Elenco do Bayern de Munique na temporada 15/16 (Foto: depositphotos.com)

O Bayern de Munique na temporada de 2015/2016, entrou como um forte candidato para o título da Champions League. O clube alemão investiu em novas peças para reforçar o seu elenco, como o brasileiro Douglas Costa e o chileno Arturo Vidal, além de outros jogadores como Xherdan Shaqiri, Joshua Kimmich e Kingsley Coman.

No sorteio da Champions League, os Bávaros caíram no grupo F, junto com Arsenal, Olympiakos e Dinamo Zagreb. Os alemães passaram para as oitavas em primeiro lugar, fazendo 15 pontos na fase de grupo. Na etapa seguinte da competição, as oitavas, o Bayern encarou a Juventus. No primeiro jogo 2 a 2, Thomas Müller e Arjen Robben marcaram pro clube alemão e Sturaro e Dybala empataram para o time italiano. No segundo encontro, 4 a 2 para os alemães, que avançaram na competição. Nas quartas de finais, jogaram contra o Benfica, vencendo o jogo de ida por um placar curto de 1 a 0 e a volta empatando em 2 a 2, o que dava a classificação para o Bayern. Na semifinal, o Atlético de Madrid era o adversário. O primeiro confronto foi 1 a 0 para os espanhóis, no jogo de volta 2 a 2, só que a vantagem do gol fora de casa ajudou os colchoneros.

Com isso, se encerrava a campanha do Bayern de Munique na temporada 2015/2016 da Champions League. A eliminação dos alemães também resultou na não renovação do treinador Pep Guardiola.

. Barcelona 2009/2010

Elenco do Barcelona na temporada 2009/2010 (Foto: charitystars.com)

O Barcelona da temporada 2009/2010, com certeza foi um dos grandes elencos montados pelo clube catalão. Lionel Messi, Zlatan Ibrahimović, Andrés Iniesta e Xavi Hernández, eram algumas peças daquele time recheado de estrelas. Com uma equipe dessa, cheia de talentos, o clube foi atrás da sua quarta conquista de Champions League. Mas o caminho não foi tão fácil assim. Lembrando que, na temporada 2008/2009, o Barcelona conquistou a taça, logo, estava querendo se manter o número um da Europa.

No sorteio para decidir os grupos da primeira fase, o time catalão caiu no grupo F, junto da Internazionale de Milão, do Rubin Kazan e do Dínamo de Kiev. O Barcelona avançou para as oitavas em primeiro lugar do grupo, conquistando 11 pontos. Na etapa seguinte, os espanhóis jogaram contra o Stuttgart. O jogo de ida, terminou em um empate de 1 a 1. No segundo encontro, os catalães fizeram 4 a 0 no time alemão, assim, avançando para as quartas de finais. O próximo adversário era o Arsenal, que tinha batido o Porto. O primeiro jogo, na Inglaterra, foi 2 a 2, com os espanhóis saindo na frente do placar e os ingleses recuperando com os gols de Walcott e Fábregas. No encontro de volta, no Camp Nou, atuação fantástica de Lionel Messi, marcando 4 gols e botando os catalães na semifinal contra a Inter de Milão. O jogo de ida, na Itália, ficou marcado por uma atuação apagada do argentino e o triunfo de 3 a 1 para os italianos. No segundo jogo, o Barcelona venceu a Inter por 1 a 0, com o gol de Piqué, mas o resultado não foi suficiente e o clube espanhol foi eliminado da Champions League.

. Real Madrid 2011/2012

Elenco do Real Madrid na temporada 2011/2012 (Foto:hdfootballwallpapers.com)

O time do Real Madrid formado na temporada 2011/2012, sem sombra de dúvidas foi um elenco estrelar. Jogadores como Kaká, Mesut Özil, Cristiano Ronaldo, Xabi Alonso e Iker Casillas eram alguns dos destaques da equipe, sem falar de Sergio Ramos, Karim Benzema e entre outras estrelas. O time era comandado pelo português José Mourinho, que naquele ano não correspondeu às expectativas e só conseguiu o título da La Liga, perdendo na final da Supercopa, caindo nas quartas de finais da Copa Del Rey e na semifinal da Champions League.

O Real Madrid ficou no grupo D da fase de grupo da Champions League, junto com Lyon, Ajax e Dínamo Zagreb. O clube madrilenho se classificou para a próxima fase com 100% de aproveitamento, vencendo os 6 jogos. Com isso, avançou para as oitavas de final, onde encarou o CSKA de Moscou. Empatou no primeiro jogo em 1 a 1 e venceu o segundo por 4 a 1. No encontro seguinte, já nas quartas de final, jogou contra o APOEL. No jogo de ida, fez 3 a 0, abrindo grande vantagem para a volta, onde venceu por 5 a 2, tendo um agregado elástico de 8 a 2. Na semifinal, pegou o Bayern de Munique, o clube alemão possuía grandes peças em sua equipe, como Frank Ribéry, Arjen Robben, Thomas Müller e o goleador Mario Gómez. O primeiro encontro, foi na casa dos alemães, o jogo foi 2 a 1 para o Bayern, com um gol no final do jogo para dar a vantagem para o time alemão. O jogo de volta, no Santiago Bernabéu, ficou no placar de 2 a 1 para o Real, levando a disputa para os pênaltis. Cristiano Ronaldo, Kaká e Sergio Ramos desperdiçaram para os merengues, dando a classificação da final para o Bayern.

--

--