Guia Mezzala do Campeonato Carioca — Clube de Regatas do Flamengo

Flamengo aposta em jovens tetracampeões em 2019 para o Carioca de 2020

João Terra
Mezzala
5 min readJan 18, 2020

--

Atletas sub-20 comemorando o título brasileiro da categoria (Foto: CenárioMT)

O Flamengo estreia no Campeonato Carioca neste sábado, às 16h, contra o Macaé. É a primeira partida do rubro-negro no ano, e será o início da busca por seu 36° título estadual (é o clube com mais troféus no Rio). Vale lembrar que o atual campeão brasileiro, sul-americano e carioca iniciará o torneio com a equipe sub-20, por conta do absurdo calendário do futebol brasileiro e de ser a competição com menos relevância entre as disputadas no ano (Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil).

Após ano mágico, Flamengo jogará Carioca com time alternativo (Foto: Alexandre Vidal)

Fundado em 17 de novembro de 1895, o Clube de Regatas do Flamengo possui uma história bastante curiosa antes de se tornar o clube que é hoje. Jovens do bairro do Flamengo resolveram organizar um grupo para disputar competições de remo, esporte mais popular da época. Para isso, compraram e reformaram um barco, o Pherusa. Em outubro, alguns desses jovens saíram de barco de Ponta do Caju. Porém, o tempo não era dos mais recomendados para andar nas águas cariocas, e o Pherusa virou. Após algumas horas, os jovens foram resgatados e os restos da embarcação também. O barco passou por nova reforma, mas foi furtado. Os jovens precisaram ir às comprar novamente, e adquiriram o Scyra. Após uma reunião, o clube finalmente foi fundado e houve a primeira eleição para a diretoria.

O futebol passou a ganhar mais popularidade e valor no Brasil, e, aos poucos, foi superando a importância do remo. Com isso, em 1902, os sócios do Flamengo passaram a também acompanhar o Fluminense, por conta do esporte bretão (o rubro-negro só tinha as atividades voltadas ao remo). Isso ocorreu até 1911, quando alguns jogadores tricolores se desentenderam com a diretoria do clube e fundaram o departamento de futebol do Flamengo.

Em 3 de maio de 1912, o primeiro jogo de futebol do clube. No Estádio da Rua Campos Salles, o Flamengo goleou o Mangueira por incríveis 15 a 2, a segunda maior da história do rubro-negro. Muitos, até hoje, acham que é a maior, contando um inexistente 16 a 2. Isso porque, na época, houve um erro de tipografia. O verdadeiro resultado foi confirmado há poucos anos por pesquisadores. O primeiro jogador a marcar um gol pelo Flamengo foi Gustavo de Carvalho, que abriu o placar da partida realizada na Tijuca.

Primeira escalação do Flamengo: Baena, Píndaro, Nery, Coriol, Gilberto, Gallo, Bahiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgeth

Em 1931, o Flamengo conseguiu o direito de aforamento de um terreno na Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Dois anos depois, o clube iniciou o processo de construção de sua primeira casa, o Estádio José Bastos Padilha (então presidente). As arquibancadas só foram instaladas em 1936. Precisando de dinheiro para as obras não pararem, o clube lançou títulos de sócio proprietário. Inicialmente, 100 títulos (por 4 contos de réis cada). Em 30 dias, o clube já tinha arrecadado 400 contos de réis, demonstração de popularidade rubro-negra e fidelidade da torcida desde já. No dia 4 de setembro de 1938, o estádio enfim foi inaugurado. Contra o Vasco, o Flamengo perdeu seu primeiro jogo em casa, por 2 a 0, mas nada impediria a festa da orgulhosa torcida flamenguista, que agora tinha um lugar para chamar de seu.

A primeira vitória rubro-negra no Estádio da Gávea só foi em 15 de dezembro de 1940. Contra a equipe do Bonsucesso Futebol Clube, o Flamengo fez 7 a 1, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Carioca daquele ano.

O Estádio da Gávea tem capacidade para 4000 pessoas (Foto: Reprodução)

Não, o time principal do Flamengo não disputará o Campeonato Carioca. Em dezembro do ano passado, a diretoria divulgou que a equipe sub-20 que começará o estadual, decisão muito bem feita. O Flamengo é, indiscutivelmente, o clube com melhor elenco dentre os times cariocas, mais dinheiro, e, consequentemente, maiores expectativas no ano, e disputar o estadual com todas as forças só seria desgastante para o elenco principal (o calendário do futebol brasileiro é anormal e desumano).

Provável escalação do Flamengo na estreia do Campeonato Carioca

A equipe de craques que encantou em 2019 voltará das férias apenas no dia 27 de janeiro. Até lá, quem entrará em campo defendendo o título serão os atletas sub-20. Alguns já estavam no grupo de Jorge Jesus ano passado, como Gabriel Batista, Hugo Moura e Lucas Silva. Com o campeonato em andamento, alguns titulares poderão reforçar os jovens inexperientes. Outros que também podem agregar mais vivência ao time da categoria sub-20 são os recém-contratados. O zagueiro Gustavo Henrique (ex Santos) e os atacantes Pedro Rocha (emprestado pelo Spartak Moscow) e Michael — esse último a contratação mais cara da atual janela brasileira, por R$ 34 milhões junto ao Goiás — podem entrar em campo no decorrer da competição.

Nem o Mister estará ma beira do gramado nos jogos do Carioca. O primeiro comandante do Flamengo no ano será Maurício Souza, também do sub-20. O treinador, de 44 anos, está no clube desde 2016, quando assumiu a equipe sub-17. No ano seguinte, subiu de categoria, passando a treinar os jogadores com até 20 anos de idade. Em 2019, Maurício conquistou incríveis quatro títulos na base flamenguista: Campeonato Carioca, Brasileirão, Supercopa do Brasil e OPG. O técnico conhece muito bem cada jogador dessa categoria, e isso certamente será importante dentro de campo, além da vontade dos atletas em demonstrar seus potenciais para serem aproveitados no time principal durante o ano.

Maurício Souza foi auxiliar de Maurício Barbieri em 2018 (Foto: Gilvan de Souza)

Para o Flamengo, será um campeonato muito mais para amadurecer e preparar seus jogadores da base do que jogar com força máxima. Também será importante para os novos contratados se acostumarem um pouco com o ambiente do clube e com a torcida.

--

--