Lazio x Bayern de Munique: duelo fácil ou pode pintar uma surpresa?

I Biancocelesti vai enfrentar o atual campeão da Champions League, O Gigante da Baviera, pelas oitavas de final da competição

Bruno Atanazio C. dos Santos
Mezzala
5 min readFeb 23, 2021

--

Imagem com uma separação no meio. Na direita, uma foto do Simone Inzagi. Na esquerda, uma foto do Hansi Flick.
Duelo entre Simone Inzaghi e Hansi Flick

Após a dramática classificação para as oitavas de final da Champions League, a referência no ataque da Lazio, Ciro Immobile, disse que queria evitar dois clubes no sorteio das chaves: Bayern de Munique e Liverpool. Claramente o “apelo” do atacante não deu certo.

A classificação da Lazio no sufoco

Le Aquile fez uma fase de grupos abaixo do esperado, foram 2 vitórias e 4 empates. Na última partida contra o Club Brugge, que estava disputando o segundo lugar do grupo contra os italianos, precisava ganhar ou empatar.

Aos 30 minutos do primeiro tempo já estava 2x1 para a Lazio, porém levaram o empate aos 31 minutos da etapa final e foram sufocados até o último apito do árbitro. Nos acréscimos, o clube belga teve uma bola no travessão. Assim, seguraram o empate e passaram de fase como segundo colocado do Grupo F.

O avanço tranquilo do Bayern

Com 16 pontos, sete a mais do que o segundo colocado, 5 vitórias e 1 empate, o Bayern de Munique se classificou como primeiro lugar do Grupo A.

O desempenho “pós-drama”

Equipe da Lazio comemorando o gol de Luis Alberto contra a Sampdoria.
Equipe da Lazio comemorando o gol de Luis Alberto contra a Sampdoria — Créditos: S.S. Lazio

Após a classificação para a continuidade da Champions League, a Lazio somou 9 vitórias, 4 derrotas e 2 empates em todas as competições (Serie A e Coppa Italia).

Antes de perder para a Internazionale no dia 14/02, o clube de Roma estava com uma sequência de 6 vitórias seguidas na Serie A. Porém, após a derrota, voltou a ganhar novamente, contra a Sampdoria em 20/02.

Essa boa série de triunfos é consequência do ótimo desempenho de seus principais jogadores: Ciro Immobile, Luis Alberto, Sergej Milinkovic-Savic e Francesco Acerbi.

O artilheiro Immobile continua distribuindo gols, são 14 na Serie A e 5 na Champions League. O camisa 10, Luis Alberto, que felizmente entrou em acordo com a diretoria e renovou contrato, e é o segundo jogador que mais fez gols na temporada, com 7. Milinkovic-Savic é o garçom do time, já são 7 assistências na Serie A, além de 5 gols.

Já Acerbi é o pilar na defesa e tem papel importante na ligação direta e vertical, característica recorrente na Lazio de Simone Inzaghi. Tanto o zagueiro, quanto Lucas Leiva, forçam muitos lançamentos em profundidade, para Joaquín Correa (escape de velocidade) e Immobile (ganhar as costas dos zagueiros).

O “sextete” e o alerta

Equipe do Bayern de Munique comemorando a conquista do Mundial de Clubes da FIFA.
Equipe do Bayern de Munique comemorando a conquista do Mundial de Clubes da FIFA — Créditos: Twitter/FCBayern

Desde que conquistou o Mundial de Clubes da FIFA, totalizando seis títulos na mesma temporada, o Bayern de Munique não ganhou mais. São 2 jogos, 1 empate (3x3 contra o Arminia Bielefeld) e 1 derrota (2x1 contra o Eintracht Frankfurt), ambos pela Bundesliga.

A maratona de partidas e os desfalques podem ter colaborado para a queda de desempenho. Afinal, o time jogou 5 partidas em 15 dias e alguns de seus destaques estão lesionados ou com covid-19.

Para o confronto das oitavas de final contra a Lazio, Hansi Flick não terá: Thomas Muller e Benjamin Pavard (covid); Douglas Costa, Serge Gnabry, Corentin Tolisso, e Alex Nubel (lesão) e, como se não bastasse, Niklas Sule se machucou no treino e é dúvida.

Além disso, a defesa dos bávaros está “deixando a desejar” para os padrões do clube. Em 22 partidas da atual temporada da Bundesliga, o Bayern de Munique sofreu 31 gols e Neuer teve apenas 5 clean sheets.

Na temporada passada inteira, 34 partidas, o time teve 32 gols contra e Neuer conseguiu 15 jogos sem tomar gol.

Expectativas para o confronto

Arte com o escudo da Lazio ao lado do escudo do Bayern de Munique.
Créditos: Twitter/MunchenBrasil

Apesar de estar “em baixa”, o Bayern de Munique é o time a ser batido em qualquer campeonato que disputar. Foi o melhor time da temporada passada e continua sendo para essa Champions League.

A Lazio não marca alto no ataque, prefere, muitas vezes, optar por pressionar no meio-campo e fechar os passes para a subida dos atacantes e meias ao centro.

O 3–5–2 de Inzaghi se torna, em ação defensiva, um 5–3–2 ou 5–3–1–1 com Correa atrás do Immobile. Assim, a biancoceleste tem mais marcadores atrás da linha da bola e cobertura defensiva contra as investidas dos pontas bávaros.

Como o Bayern de Munique tem muitos desfalques, e ainda a dúvida do Sule, fica difícil imaginar a provável escalação. Contra o Frankfurt, o zagueiro foi o lateral-direito na ausência de Pavard e Choupo-Moting fez o camisa 10, onde não conseguiu ser efetivo.

Porém, independente das mudanças, o Bayern deve controlar a posse de bola — como sempre. O problema será quebrar a última linha da Lazio, por isso ter um bom passador atrás de Robert Lewandowski é essencial.

Os italianos devem jogar mais recuados, buscando a ótima ligação direta, nas costas dos zagueiros, para Joaquin e Immobile aproveitarem — é bom estar com a pontaria em dia. Caso a situação se complique, uma estatística positiva é que a Lazio é o time que mais marcou gols de falta na Serie A — 3 gols. Basta saber aproveitar as chances que tem.

Transmissão: Facebook TNT Sports e Estádio TNT Sports.

Lazio x Bayern de Munique — Estádio Olímpico de Roma, dia 23/02 às 17h (horário de Brasília).

Confira os últimos textos do Mezzala:

--

--

Bruno Atanazio C. dos Santos
Mezzala

Nascido em Florianópolis, Santa Catarina, sou jornalista formado pela UNISUL em 2020. Escrevo sobre futebol no Mezzala e em meu Twitter: @BAtanazio13.