Nas pistas e no campo: O que esperar do Atletismo nas Olimpíadas de Tóquio

Iniciado no dia 29 de julho, um dos principais esportes olímpicos está recheado de destaques e algumas esperanças de medalha para o Brasil

Luan Fontes
Mezzala
5 min readJul 31, 2021

--

(Foto: Reprodução/Ai K./Flickr)

Um dos esportes mais populares e conhecidos das Olimpíadas já está em ação. Repleto de nomes históricos para o esporte mundial, o atletismo é parte fundamental do itinerário olímpico, sendo disputado na principal sede olímpica, que é o Estádio Olímpico de Tóquio. De Jesse Owens a Usain Bolt, o atletismo é um espaço para o surgimento de heróis, especialmente nos Jogos Olímpicos.

E, neste ano, sem a presença de Usain Bolt, Mo Farah e alguns outros, novas lendas podem aparecer e ingressar na eternidade olímpica. Veja a seguir, detalhes sobre a modalidade e alguns dos atletas que podem se destacar em solo nipônico.

Provas de pista

A modalidade de velocidade do atletismo revelou ao mundo do esporte diversos heróis. Talvez nos últimos tempos, a Jamaica tenha revelado os melhores atletas neste setor do atletismo, como é o caso de Asafa Powell, Shelly Ann Fraser, Yohan Blake e claro, Usain Bolt.

Além dos jamaicanos, destacam-se os estadunidenses com diferente safras e gerações, lideradas por Tyson Gay e Justin Gatlin. Nas maratonas, o destaque histórico mais recente é para o britânico Mohamed Farah, bicampeão olímpico em Londres e no Rio.

Entre os velocistas, o atletismo olímpico, estão algumas lendas como Emil Zatopek, medalhista de ouro os 5.000m e 10.000m em 1952. Outro nome imortal no esporte e talvez, além dele, é Jesse Owens, atleta negro que foi campeão olímpico em plena Alemanha Nazista aos olhos do líder. E claro, não dá para esquecermos do ídolo do atletismo nas gerações atuais: Usain Bolt.

Confira todas as provas:

  • 100m
  • 200m
  • 400m
  • 800m
  • 1,500m
  • 5,000m
  • 10,000m
  • 110m com barreiras (Masculino)
  • 100m com barreiras (Feminino)
  • 400m com barreiras
  • 3,000m com obstáculos artificiais
  • 4 x 100m Revezamento
  • 4 x 400m Revezamento
  • 4 x 400m Revezamento Misto

Provas de Campo

Este setor do atletismo conta com algumas provas mais variadas, e talvez seja nesta parte do atletismo onde o Brasil tenha suas melhores esperanças de medalha. Força, impulsão e velocidade se encontram nas provas de campo.

Seja voando com ou sem apoio, ou fazendo dardos e martelos voarem, na área campal do atletismo há nomes que se destacam na história do esporte olímpico. Um desses é Carl Lewis, que foi tetracampeão olímpico no salto em distância e campeão nas provas de velocidade. Além dele, a russa Elena Isinbayeva também tem grande destaque, sendo bicampeã olímpica e recordista mundial no salto com vara

Em tempos recentes, o Brasil tem conseguido bons resultados no atletismo olímpico. Em 2016, Tiago Braz foi medalhista de ouro no Rio. Nas Olimpíadas de Pequim em 2008, Mauren Maggi faturou o ouro no salto em distância. Além dos jogos olímpicos, o Brasil também saiu com destaque após o título mundial com Fabiana Murer em 2011.

Veja a seguir as modalidades do atletismo:

  • Salto em distância
  • Salto triplo
  • Salto com vara
  • Salto em altura
  • Lançamento de dardo
  • Lançamento de martelo
  • Lançamento de disco
  • Arremesso de peso

Atletas para ficar de olho

Andre de Grasse (Canadá)

(Foto: Reprodução/Flickr)

O velocista canadense Andre De Grasse tem 26 anos e é um dos poucos atletas de elite que se classificaram para os Jogos de Tóquio. Além disso, é o único medalhista dos 100m e 200m das Olimpíadas Rio 2016 a competir na atual edição dos jogos.

Justin Gatlin (Estados Unidos)

(Foto: Reprodução/Twitter)

O veterano e interminável velocista Justin Gatlin desistiu de sua aposentadoria apenas para correr nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Medalhista de ouro em 2004, o norte-americano voltou nos Jogos de 2012, após oito anos de punição por doping. No Japão, busca encerrar a carreira em grande estilo.

Maria Lasitskene (Comitê Russo)

(Foto: Reprodução/Instagram/Maria Lasitskene)

Tricampeã mundial em 2015, 2017 e 2019, a atleta russa do salto em altura chega a Tóquio em busca do seu primeiro ouro olímpico. Maria Lasitskene é uma das grandes favoritas em sua modalidade.

Shelly Ann Fraser Price (Jamaica)

(Foto: Reprodução/NYDailyNews)

A veterana velocista Shelly Ann Fraser Price é uma das principais atletas do atletismo feminino, com um sucesso recente de destaque pela Jamaica. Shelly é bicampeã olímpica e dona do segundo melhor tempo na história, com 10.68 segundos.

Dina Asher (Grã-Bretanha)

(Foto: Reprodução/IAAF)

Dina Asher é a principal atleta britânica em atividade nas provas de velocidade, e chega aos Jogos de Tóquio após se classificar em segundo lugar na classificatória nacional.

Thiago Braz (Brasil)

(Foto: Reprodução/Força Aérea Brasileira)

Medalhista de ouro no Rio, Thiago Braz chega a Tóquio como a grande esperança de medalha para o Brasil no atletismo brasileiro no salto com vara, repetindo a façanha de 2016.

Alison dos Santos (Brasil)

(Foto: Reprodução/Dirk DBQ/Flickr)

Alison é o principal velocista brasileiro na atualidade, e é considerado como um dos melhores do mundo. O atleta brasileiro está nos 400m com barreiras e é esperança de pódio para o Brasil

Yulimar Rojas (Venezuela)

(Foto: Reprodução/Ind Venezula/Flickr)

Yulimar Rojas é certamente candidata ao ouro. Aos 25 anos, a venezuelana se encontra no auge de sua carreira, e é a principal atleta venezuelana nas Olimpíadas, competindo pelo salto em distância. Em conquistas recentes, Rojas se sagrou tetracampeã do mundo e medalhista de prata em Rio 2016.

Allyson Felix (Estados Unidos)

(Foto: Reprodução/Flickr)

A atleta estadunidense Allyson Felix já é recordista em medalhas de ouro em mundiais. Aos 36 anos, está a uma medalha de ser a mais premiada em Jogos Olímpicos no atletismo. Em sua trajetória olímpica, a norte-americana é detentora de seis medalhas de ouro e três de prata.

Confira as últimas publicações do Mezzala:

--

--

Luan Fontes
Mezzala

Apenas um rapaz sul-americano que sonha em ser jornalista esportivo, quem sabe, narrador