Nets levam jogo para prorrogação, mas Bucks avançam para a final da conferência

Veja como alguns fatores foram decisivos para a eliminação da equipe do Brooklyn

Enzo Garcia
Mezzala
5 min readJun 21, 2021

--

Kevin Durant fez grande jogo, mas caiu com o Nets (Foto: Twitter/ESPN)

Na noite deste sábado, o Brooklyn Nets recebeu o Milwaukee Bucks no Barclays Center pelo jogo 7 das semifinais da conferência leste. Mesmo com o retorno de Kevin Durant essa temporada, contratado com James Harden e Blake Griffin para acompanhar Kyrie Irving, os Nets, considerados favoritos ao campeonato, foram eliminados nas semifinais da conferência Leste.

Contratempos

Apesar das grandes contratações que vinham se mostrando cada vez mais perto das Finais da NBA, os Nets tiveram alguns problemas que ajudaram na eliminação da equipe (sem tirar os méritos dos Bucks), como as lesões de Kyrie Irving e James Harden.

Kyrie e Harden lesionaram-se no Nets (Foto: Gregory Shamus/Getty Images)

Além de serem jogadores All-Stars, ambos os armadores faziam uma boa temporada pela equipe deixando os torcedores e fãs do esporte cada vez mais convictos de que chegariam às Finais da NBA.

O primeiro a se lesionar foi o ala-armador James Harden. Depois de 43 segundos de partida no jogo 1 da série, o camisa 13 foi forçado a sair de quadra por uma lesão na coxa, ficando de fora por mais três partidas, além do jogo 1. Porém, os Nets ainda tinham a dupla Kevin Durant e Kyrie Irving, além de Blake Griffin no garrafão da equipe, e conseguiram se virar.

Ganhando a série por 2–1, no jogo 4 foi a vez de Kyrie se lesionar. O camisa 11 sofreu uma torção no tornozelo ainda no segundo quarto da partida, o que facilitou a defesa para os Bucks, que revezavam a marcação em cima de Kevin Durant, pois assim o time se desgastava menos. A estratégia funcionou muito bem, e os Bucks levaram o jogo 4 com uma vantagem de onze pontos.

A ‘estrela’ de Durant não é o suficente

Durant fez ótima série, mas não conseguiu a classificação para a final (Foto: AP Photo)

Jogo 5: Com muito esforço, Harden retornou para a quadra, mas estava nítido que estava comprometido fisicamente. O ala anotou apenas cinco pontos, sendo três em lances livres. Porém, Kevin Durant chamou a responsabilidade e tomou conta do jogo, marcando um triple-double de 49 pontos, 17 rebotes e 10 assistências. O ala ainda contou com uma boa ajuda de Jeff Green (27 pontos) e Blake Griffin (17 pontos). Com isso, a franquia nova-iorquina conseguiu sair vitoriosa e voltou a liderar a série por 3–2.

Jogo 6: a história foi outra apesar de contar com outra excelente atuação do camisa 7 de Brooklyn, com 32 pontos e 11 rebotes, e boas atuações de Harden e Griffin; o jogo foi todo do trio de Milwaukee: Giannis Antetokounmpo, Khris Middleton e Jrue Holiday - os três somaram 89 pontos de 104 do total da equipe — além deles, por mais que não tenham ajudado tanto na pontuação da equipe, a atuação defensiva de Brook Lopez e PJ Tucker também deve ser mencionada. Com a vitória dos Bucks por 104 a 89, a série se encontrou novamente empatada, tendo que ser decidida no jogo 7.

A Decisão

O jogo 7 foi o mais equilibrado e emocionante da série, sendo uma partida cheia de viradas, com vinte mudanças de liderança entre as equipes e com a maior vantagem durante o jogo sendo do Nets por 10 pontos.

Antetokounmpo e Durant brilharam na decisão

O grego marcou 40 pontos, jogando 50 dos 53 minutos de partida, enquanto o camisa 7 de Brooklyn quebrou o recorde de pontuação em um jogo 7 da NBA, anotando 48 pontos, além de não sair de quadra por um minuto sequer.

Durante e Giannis foram destaques da série (Foto: Adam Hunger/Associated Press)

O 4° quarto foi o mais emocionante. Middleton e Holiday acertaram uma sequência de bolas no fim que permitiram que Giannis saísse de quadra por alguns poucos minutos de descanso.

O jogo estava frenético, trocando de liderança a cada minuto e com a maior vantagem sendo de apenas 5 pontos. Nos segundos finais, Milwaukee estava na frente e, quando faltava um segundo, Durant matou uma bola da linha de três mas, por ter pisado na linha, foram adicionados apenas 2 pontos no placar, levando o jogo para a prorrogação.

A narrativa parecia estar decidida a terminar com a classificação dos Nets mas, na prorrogação, a história acabou diferente. Com uma etapa extra de apenas 8 pontos, as duas equipes lutaram para aumentar o placar. Bruce Brown dos Nets abriu o marcador, Antetokounmpo empatou e Middleton fez mais dois.

A última chance dos Nets estava nas mãos de Kevin Durant podendo empatar o jogo, e o camisa 7 arremessou apertado pela marcação de Jrue Holiday, mas não conseguiu pontuar, confirmando a eliminação do até então favorito da temporada. Brook Lopez ainda cobrou dois lances livres tecnicamente inúteis, já que restava apenas 0.1 no cronômetro e a posse da bola pertencia a equipe de Milwaukee.

--

--