O adeus dos Merengues ao veterano Sergio Ramos

Um dos maiores zagueiros da história do futebol busca um novo clube. Confira um pouco sobre a sua vitoriosa carreira e seu destino

Galvao
Mezzala
5 min readJun 21, 2021

--

(Foto: Imago/One Football)

Após 16 anos marcados por muitas conquistas e deixando um legado imenso dentro do Real Madrid, Sergio Ramos se despede do clube por conta de dificuldades com a renovação de seu contrato. O jogador disse que queria permanecer no clube por mais dois anos, porém o Real ofereceu um contrato de apenas um ano com uma redução salarial de 10%.

Nesse texto, conheça um pouco mais sobre a carreira do craque e seus possíveis destinos na temporada 2021/22.

A história de sucesso e uma era de troféus

Desde sempre com a camisa 4 (Foto: Reprodução/ FutMais/ Twitter)

Sergio chegou ao Real em 2005 após se destacar no Sevilla demonstrando sempre muita maturidade dentro de campo. Quando chegou ao Madrid, o ainda jovem zagueiro era companheiro de uma equipe cheia de estrelas como Zidane, Casillas, Ronaldo, Raúl e Roberto Carlos. Apesar da responsabilidade de jogar em um dos maiores clubes do mundo, Sergio Ramos não se intimidou e rapidamente conseguiu espaço na equipe titular. Com sua ascensão no Real, não demorou muito para que ele começasse a ser chamado para defender a seleção principal da Espanha.

Em sua segunda temporada e com apenas 21 anos, o espanhol já era incontestável na equipe, mostrando liderança, garra e muita técnica para defender seu clube. Nesta mesma temporada, o camisa 4 ajudou e foi essencial para o Real levantar o título do Campeonato Espanhol. Além de ser sublime defensivamente, Sergio mostrou que também podia ajudar, ora ou outra, no ataque, marcando seis gols naquele ano.

Na temporada seguinte, o Real Madrid contratou dois zagueiros de peso: Pepe e Metzelder. Entretanto, a equipe estava com uma carência de um bom lateral direito. Isso fez com que Sergio Ramos voltasse às suas origens e atuasse naquela posição tanto pelo seu clube quanto pela seleção, onde conquistou a Eurocopa de 2008.

A indesejada marca de Sergio

Clima quente entre S. Ramos e Messi em um dos vários El Clásicos disputados pelos craques no Santiago Bernabéu (Foto: AP Photo/Manu Fernandez)

Neste mesmo ano em que foi campeão espanhol e da Europa, Sergio Ramos desenvolveu uma característica nada agradável. Agressivo em campo, o espanhol foi considerado um dos jogadores mais violentos do continente por ser recordista de cartões na Espanha, cometendo faltas graves em seus adversários. O zagueiro não conseguiu reverter isso ao longo de sua carreira e se tornou o jogador mais indisciplinado da história do Real, com 26 cartões vermelhos.

Sua falta mais polêmica e também a mais decisiva foi em maio de 2018, na final da Champions League, quando Ramos cometeu uma falta em Mohamed Salah que tirou o atacante da final. Curiosamente, o zagueiro não levou nenhum cartão nesse lance que muitos consideraram como uma falta de antidesportiva. Sem seu principal homem de ataque, o Liverpool sofreu para provocar a defesa de seu adversário, que levantou a orelhuda daquele ano.

A geração vitoriosa e de ídolos dos Merengues

Sergio Ramos e grandes craques erguendo a “La Decima” (Foto: Real Madrid/ Twitter)

Após algumas temporadas com um baixo desempenho na Espanha, os Real Blancos perceberam que a era de Raúl já estava no fim e contrataram os dois últimos vencedores do prêmio de melhor do mundo nos anos anteriores, Kaká e Cristiano Ronaldo. Não foi logo de cara que a equipe conseguiu ser campeã de grandes campeonatos porém, após a chegada de Carlo Ancelotti, Sergio Ramos e companhia levantaram a tão sonhada “La Decima” taça da Champions League, a primeira de muitas na carreira do espanhol.

A partir daí, os Galácticos demonstraram muita superioridade comparados à maioria dos times europeus, tendo como pilar Sergio Ramos, Casillas, Marcelo e Cristiano Ronaldo. Todos os craques do time de Madrid passaram a ser liderados em campo por Sérgio, que se tornou capitão em 2015 após a saída de Iker Casillas.

Os títulos e números pelo clube de seu coração

O craque e seus troféus (Foto: Reprodução/Metrópoles)

Sendo um dos principais ídolos da história do Real, o zagueiro atuou em 671 partidas, marcando 101 vezes e 40 passes para gol. Além disso, o jogador acrescentou 22 títulos na história do clube, vencendo grandes campeonatos como a Champions League (4x) e o Campeonato Espanhol (5x).

Para onde vai Sergio Ramos?

Gigantes europeus de olho no zagueiro (Foto: Quality Sport Images/Getty Images)

O veterano deixa para trás um legado de sucesso e a marca de herói para os Merengues. O defensor ainda não definiu seu futuro, mas já existem especulações de possíveis negociações entre alguns clubes com o jogador. Os principais nomes são PSG, que sofre defensivamente após a saída de Thiago Silva em 2020, e o Manchester City que, após erros do zagueiro Stones na temporada, deseja um nome de peso atuando no sistema defensivo.

Outras especulações são Manchester United, que está tentando montar uma equipe melhor para a próxima temporada, e o clube que revelou o espanhol: o tradicional Sevilla. Porém, os andaluzes não simpatizam com o camisa 4 por ele ter forçado sua saída do time para jogar no Real Madrid. Ainda não sabemos qual o destino do zagueiro, porém é fato que quem contratá-lo estará muito bem representado defensivamente.

Confira os últimos textos do Mezzala:

--

--