O bom início de temporada de João Félix

Após um 2019/2020 abaixo, a promessa portuguesa vem se destacando em 2020/2021

Marcos Cardoso
Mezzala
4 min readNov 7, 2020

--

Foto: Ángel Gutierrez/Atlético de Madrid

João Félix é um daqueles casos de jovens que surgem no futebol como meteoros e fazem o mundo do esporte voltarem seus olhos a ele. Com uma temporada inaugural de carreira acima da média no Benfica, o português despertou o interesse dos gigantes do continente.

Em julho de 2019, por 127 milhões de euros, o Atlético de Madrid o contratou para substituir o ídolo Antoine Griezmann. No mesmo ano, ele foi eleito o Golden Boy, prêmio dado ao melhor jogador jovem do mundo.

É bem verdade que a primeira temporada de João Félix no Atleti foi abaixo do esperado, bem abaixo. Um jogador que na temporada 2018/2019 na Primeira Liga portuguesa havia disputado 26 jogos com 15 gols e sete assistências, os seis em La Liga com uma assistência foram péssimos números em 2019/2020. Contudo, na atual temporada, ele tem iniciado bem a jornada pelos Colchoneros.

João Félix nos tempos de Benfica — Foto: Benfica/Divulgação

Todo jovem português, principalmente os que atuam no setor ofensivo, carregam consigo o peso de um dia substituir o ídolo maior do país dentro do esporte, Cristiano Ronaldo. Quando se muda de Portugal para a Espanha — país onde CR7 foi mais do que uma estrela — as comparações crescem ainda mais. Tudo isso pode interferir na adaptação de uma promessa futebolística. Comparações dentro do futebol não costumam ser benéficas.

Outro ponto que pode e deve ter pesado em seus baixos números na temporada 2019/2020 é a posição em que ele atuou. João Félix tem como gosto jogar deslocado pela esquerda ou como um segundo atacante — mesmo que seus números no Benfica tenho sido melhores no lado direito.

Mesclando a dupla de ataque com Álvaro Morata e Diego Costa, o português se viu muitas vezes mais flutuante dentro de campo, tendo, muitas vezes, que fazer uma primeira linha de marcação muito forte.

Mapa de calor de João Félix na La Liga 2019/2020 — Foto: SofaScore

Seu mapa de calor da temporada passada mostra muito bem como foi a sua atuação. Uma liberdade mas que nem tanto funcionava assim. Com deveres mais táticos e de marcação do que via no Benfica, João Félix demorou para entrar no estilo de Diego Simeone nos Colchoneros, o que é bem voltado para a defesa. O site SofaScore, que avalia os jogadores jogo após jogo, deu uma média de 6.81 para ele em 2019/2020, bem abaixo do 7.78 de 2018/2019 na Primeira Liga.

Contudo, na atual temporada, tendo Luis Suárez como seu companheiro de ataque — um dos melhores camisas 9 da última década –, João tem se destacado mais. Com boas partidas tanto em La Liga como na Champions League, o português passou a ser uma peça muito importante ofensivamente para Simeone e o Atleti.

Partida contra o Celta de Vigo por La Liga — Foto: Ángel Gutierrez/Atlético de Madrid

Dentro do Campeonato Espanhol, ele já soma seis partidas, sendo quatro como titular, três gols e uma assistência. Sendo assim, já está na metade de bolas na rede da última temporada no torneio nacional, e assistiu o mesmo número. A margem de crescimento neste torneio ainda é grande. Ainda mais quando se tem um companheiro de ataque tão importante quanto é Suárez.

Na Champions League, o jovem de 20 anos, tem tido um papel interessante na equipe. Assim como em La Liga, Simeone tem colocado ele atuando mais pelo lado esquerdo de ataque, ou então de segundo atacante — como mostra seu mapa de calor. Fatos que ajudam a crescer seu protagonismo. Na partida frente ao Red Bull Salzburg, ele balançou as redes duas vezes, sendo uma de voleio. Com uma média de 4,3 chutes por jogo no torneio continental e 1.8 no nacional, sua importância para o clube cresce jogo após jogo.

Mapa de calor de João Félix na atual temporada — Foto: SofaScore

A temporada em que um jogador jovem como João Félix troca de país, sai de casa e vai para outro local, com mais pressão e adversários mais fortes, tende a ser mais difícil. Com o tempo, recuperando a confiança e tendo companheiros que lhe auxiliam em campo, tudo pode melhorar.

João Félix é um dos atletas mais promissores do futebol português. Com Simeone dando mais liberdade para ele jogar nesta temporada, os números só tendem a crescer. Com Suárez ao seu lado, uma boa dupla que mescla juventude e experiência pode surgir.

--

--

Marcos Cardoso
Mezzala
Editor for

Jornalista que escreve, que lê, que vê e que sente. Que não esquece do bom café.