O destino de Bruno Guimarães

Bruno Guimarães é cobiçado por várias equipes da Europa e interessa até ao Flamengo

Rafael Bizarelo
Mezzala
7 min readJan 2, 2020

--

Bruno Guimarães beija o escudo do Athletico Paranaense (Foto: Gabriel Machado/AGIF)

Bruno Guimarães se firmou como titular e estrela do Athletico Paranaense após vencer a Copa Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil em 2019. Naturalmente, o camisa 39 atraiu o interesse de vários clubes europeus e até mesmo do Flamengo. Seu destino ainda não é certo, e também não se sabe da possibilidade do jogador permanecer no Furacão em 2020.

Athletico Paranaense

Em primeira instância, é preciso entender a maneira como Bruno Guimarães joga e como se tornou referência no Brasil em sua posição.

Com Tiago Nunes, o Athletico se defendia em um 4–2–4 de bloco alto, com os pontas recuando e formando um 4–4–2 quando necessário e quando as linhas recuavam.

Athletico defendendo em um 4–4–2 na final da Copa do Brasil contra o Internacional

Percebe-se as linhas mais recuadas com os pontas descendo e dois atacantes na frente para formar o 4–4–2. Em outros momentos, esses dois pontas voltam ao ataque e dão espaço para o avanço dos laterais, fazendo o clube pressionar o adversário para roubar a bola ou forçar o erro do time rival. A marcação forte do Athletico e bastante compactada era fundamental na zona de guerra para recuperar a posse de bola, e foi bastante usada por Tiago Nunes.

Atacando, o Athletico costuma jogar em um 4–3–3, com os laterais e pontas abrindo mais no início da jogada e, conforme o avanço no campo adversário, criando uma compactação dos três ofensivos na parte central, mas mantendo a amplitude com os laterais bastante abertos.

A criação das jogadas começa com Santos (ou Léo, seu reserva), o goleiro que passa a atuar como um líbero, passando para os zagueiros, tendo Léo Pereira como parte fundamental do time, pois é ele quem passa a criar as jogadas. Wellington é o volante, Léo Cittadini é o meia que avança e Bruno Guimarães atua na função de um “box-to-box”, meio campista que vai de uma área até a outra. É por isso que muitas vezes que, por estar recuado, Bruno Guimarães é chamado de volante, ainda que avance por conta desta função.

Em amarelo, a trajetória de Bruno Guimarães entre dois passes dados por ele em um ataque do Athletico

É por ser exatamente esse jogador que defende muito bem, sabe avançar e trabalhar na criação que Bruno Guimarães se tornou destaque no Brasil e, por isso, o interesse de outros clubes apareceu.

Chelsea

Liberado do embargo de transferências, Frank Lampard agora se vê livre para contratar, e Bruno Guimarães é um dos alvos de sua equipe. Em um calendário apertado com o da Inglaterra e ainda com a adição da Champions League, o Chelsea precisa de mais peças em seu elenco, que começou a temporada já enfraquecido pela punição empregada ao clube.

Possível escalação do Chelsea com Bruno Guimarães

Para o meio de campo, o Chelsea tem Jorginho, Kovačić, Ross Barkley e Kanté. Quatro nomes para duas ou três vagas é muito pouco, e a busca por mais um nome é natural. Bruno Guimarães poderia jogar em um Chelsea com Jorginho de volante e Kanté um pouco mais na frente. Mason Mount é, no Chelsea, um jogador mais avançado, e não é um meia como Kanté ou Kovačić.

Bruno Guimarães seria um bom adicional ao meio campo cansado do Chelsea, e a única dúvida em sua possível contratação é a adaptação ao jogo da Premier League.

Arsenal

Outra equipe também da Premier League que passou a ser interessante para Bruno Guimarães é o Arsenal. Com a mudança no comando, a filosofia dos Gunners com Mikel Arteta é bastante diferente da do ex-treinador, Unai Emery. Para transformar o Arsenal em um clube que irá voltar a brigar por títulos, Arteta precisa de reforços, e com a presença insustentável de Xhaka após brigar com a torcida e não render o suficiente em campo, Bruno Guimarães seria um adicional para a transformação do Arsenal.

Um empate de 1–1 contra o Bournemouth, uma derrota por 2–1 para o Chelsea e uma vitória por 2–0 contra o Manchester United. Os três jogos de Arteta como treinador do Arsenal não servem para ditar o que será o trabalho do espanhol até o final da temporada, mas alguns pontos podem ser percebidos, como a melhora de Mesut Özil, jogador que não rendia ou jogava com Unai Emery e a boa partida de Lucas Torreira na convincente vitória sobre o Manchester United. Um meio de campo com os três poderia ser bastante aceitável, e bom para o Arsenal tentar sair da 10ª colocação da Premier League.

Possível escalação do Arsenal com Bruno Guimarães

Bruno Guimarães poderia fazer facilmente a sua função natural no Arsenal, e a questão é o clube se reforçar melhor e usar adequadamente jogadores de qualidade como Özil e Torreira, que não rendiam o suficiente com o antigo treinador. Arteta deve saber utilizar Bruno Guimarães e se firmar rapidamente em seu primeiro trabalho como treinador, afinal, a situação do clube não é fácil na temporada, e existem adversários difíceis no campeonato e atualmente mais preparados que o Arsenal. Bruno Guimarães seria, então, uma ajuda forte para o meio de campo de um time que precisa de uma reformulação urgente e já começou este processo.

Atlético de Madrid

Londres não é a única capital em busca de Bruno Guimarães. Em Madrid, o Atlético se interessou pelo jogador. Antes, o lateral Renan Lodi, também do Athletico Paranaense, já havia sido levado pelo time de Diego Simeone, e agora o Furacão vê outro jogador atraído pelo clube espanhol.

O Atlético joga no 4–4–2 que usou por muitos anos com Simeone, mas com algumas mudanças após as chegadas e saídas de jogadores, a abordagem é um pouco diferente.

Possível escalação do Atlético de Madrid com Bruno Guimarães

Para entender como esse time funcionaria, é preciso entender que o meio de campo do Atlético hoje funciona com Lemar (ou Koke) aberto na esquerda, Saúl no meio, Thomas Partey recuado e Hector Herrera aberto na direita. A chegada de Bruno Guimarães poderia dar uma profundidade maior ao meio de campo, fazendo Saúl abrir mais para a direita, algo que o espanhol já fez em sua carreira no Atlético, ou deixar Hector Herrera, atual titular da direita em sua posição. Partey continuaria como volante e Lemar ficaria aberto na esquerda como já está. Além do mais, Bruno Guimarães daria uma rotatividade maior ao elenco do Atlético de Madrid e ao meio de campo bastante exigido por Simeone.

Benfica

Líder da Primeira Liga, o Benfica entrou na lista de clubes que desejam Bruno Guimarães. Eliminado da Champions League após somar 7 pontos e terminar na 3ª colocação, atrás de Red Bull Salszburg e Lyon, o clube português vê a Europa League como a grande oportunidade de vencer um título continental.

O 4–2–3–1 foi a tática utilizada pelo treinador Bruno Lage em algumas partidas, como no 4–0 contra o Famalicão, atual 4º colocado do campeonato.

Possível escalação do Benfica com Bruno Guimarães

No Benfica, Bruno Guimarães poderia jogar no lugar do marroquino Adel Taarabt, que faz a função mais defensiva do meio de campo. Assim, suas características de defesa seriam mais exploradas, mas se fosse utilizado como box-to-box, um buraco no meio de campo poderia acabar sendo criado. Se Bruno entrar no lugar do brasileiro Gabriel, Bruno poderá ser mais ofensivo, mas terá uma competição maior pela boa qualidade do jogador. Jogando ali, um box-to-box poderia atuar bem e não criaria um buraco na defesa.

Após a recente contratação de Julian Weigl, volante alemão agora ex-Borussia Dortmund, a concorrência de Bruno Guimarães seria maior no Benfica, e isso pode ser um impasse na negociação.

Flamengo

Se há interesse na Europa, também há no Brasil. O Flamengo, após vencer a Libertadores e o Brasileirão em 2019, busca um dos melhores jogadores do Brasil para o seu time.

Possível escalação do Flamengo com Bruno Guimarães

A contratação de Bruno Guimarães no Flamengo faz sentido pela qualidade do jogador, mas ao ver o time do Flamengo e como a equipe de Jorge Jesus jogou durante 2019, o sentido que antes existia, acaba por sumir. Pensar em Bruno Guimarães para o lugar de Willian Arão, jogador que teve um ótimo 2019 e segue sendo subestimado, é limitar o atual jogador do Athletico para a defesa e excluir sua capacidade ofensiva, e cogitar a hipótese de tirar Gerson do time titular é impossível.

O Flamengo irá sofrer com a ausência de jogadores durante a Copa América de 2020, e isso é certo, mas contratar Bruno Guimarães para ter que revesar com Gerson, que teve o melhor ano de sua carreira em 2019 é estranho.

No fim, Jorge Jesus seria o responsável por tentar arrumar espaço para Bruno Guimarães sem limitá-lo e sem precisar tirar Gerson do time titular.

--

--