O Interminável Pesadelo Cruzeirense

Em uma fase bastante conturbada, a Raposa adiciona mais um vexame à sua história.

Enzo Garcia
Mezzala
4 min readJun 10, 2021

--

Um time Bicampeão da Libertadores, Heptacampeão da Copa do Brasil, Tetracampeão Brasileiro e que há poucos anos era um dos únicos clubes brasileiros a nunca ter sido rebaixado em sua história, está em uma situação mais do que complicada desde 2019, apresentando campanhas e eliminações vexatórias, além de uma evidente crise financeira.

O torcedor que tinha esperança de que essa fase iria passar logo, provavelmente neste momento está se perguntando quando esse pesadelo irá acabar, a esperança se vai aos poucos, e a razão disso obviamente são os resultados pífios que a equipe mineira vem apresentando.

Série B

O Cruzeiro Esporte Clube foi rebaixado pela primeira vez em 2019, mas não se esperava que o time teria dificuldades para subir e disputar na elite do futebol brasileiro novamente no ano de 2020, mas foi o que aconteceu. A Raposa terminou na 11ª colocação da 2ª divisão do Brasileirão com 14 vitórias, 13 empates e 11 derrotas, assim, permanecendo na Série B para a temporada atual de 2021.

Até agora, na temporada 2021, o Cruzeiro teve dois confrontos e perdeu os dois, um contra o Confiança derrotado pelo placar de 3x1 e o último contra o CRB (que vale comentar, se classificou heroicamente contra o Palmeiras na Copa do Brasil), pelo placar de 4x3. Apesar de serem as duas primeiras rodadas, que não vão definir o que será o campeonato, são resultados assustadores para um time que a pouco tempo era um dos elencos mais fortes do Brasil.

Copa do Brasil

O Cruzeiro começou na Copa do Brasil desde a primeira fase do torneio, e o confronto da primeira rodada foi contra o São Raimundo E.C., time de Roraima que atualmente disputa a Série D do Brasileirão. Jogando fora de casa e em jogo único, o Cruzeiro precisava apenas de um empate para se classificar para a segunda fase.

Primeira Fase

(globoesporte.globo.com)

A partida contra o São Raimundo não foi fácil como a maioria esperava, a Raposa levou sufoco, saindo atrás no placar, mas conseguiu passar de fase com gol de cabeça de Felipe Augusto, mas não conseguiram ampliar e por pouco garantiram a vaga com o placar de 1x1.

Segunda Fase

(VITORINO JUNIOR/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Na segunda fase o Cruzeiro enfrentou o América-RN, time de Natal também da Série D, fora de casa. Com um jogo muita travado, e ambos os times perdendo muito a bola no meio de campo e tendo poucas chances, apenas aos 37' da segunda etapa o Cruzeiro abriu o placar com Matheus Barbosa para classificar a equipe mineira

Outra Eliminação Precoce

A terceira fase foi contra outro time da Série D, a Juazeirense da Bahia, que havia eliminado o Sport e o Volta Redonda nas duas primeiras fases. Um jogo com grandes chances para ambas as equipes, porém o Cruzeiro desperdiçou muitas chances claras de gol para abrir o placar, e como diz o ditado “quem não faz, leva”, a Juazeirense marcou o primeiro gol com Thauan aos 40' do segundo tempo para levar a partida para os pênaltis.

(hojeemdia.com.br)

O Cruzeiro desperdiçou as 2 primeiras cobranças com Rômulo e Felipe Augusto, enquanto a Juazeirense converteu as 3 primeiras, Fábio chegou a pegar a cobrança de Guilherme Lucena, mas Matheus Barbosa que classificou o Cruzeiro para a terceira fase, desperdiçou a cobrança, fazendo com que o time de Belo Horizonte fosse eliminado da Copa do Brasil

Desde a decadência em 2019, ano do rebaixamento, o Cruzeiro vem acumulando derrotas e fracassos, sendo eliminado da Copa do Brasil na terceira fase duas vezes seguidas, em 2019 pelo CRB e esse ano pela Juazeirense; Apresentou um desempenho vergonhoso na Série B do ano passado e esse ano também começou mal o campeonato, além de não chegar às semifinais do Campeonato Mineiro ano passado e ser eliminado nas semifinais do estadual desse ano.

Com a eliminação para a Juazeirense, o técnico Felipe Conceição foi demitido do cargo sendo o quinto técnico do time em 1 ano e meio. Além disso, a diretoria do clube vem sendo cada vez mais pressionada pelos torcedores para que eles resolvam a situação do clube, que com salários atrasados e dívidas acumuladas não será fácil.

--

--