O novo Corinthians de Tiago Nunes

Sob nova direção, Corinthians tem tudo para apresentar um futebol ofensivo e vencedor em 2020

Rafael Bizarelo
Mezzala
9 min readJan 13, 2020

--

Tiago Nunes comanda treino do Corinthians no CT Joaquim Grava na reapresentação da equipe para 2020 (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

A mudança do Corinthians de Fábio Carille para Tiago Nunes representa a busca da diretoria por um futebol ofensivo e vitorioso. O ex-treinador do Athletico Paranaense, com os reforços pedidos por ele e outros que foram escolhidos pelo clube, chega em São Paulo com capacidade para conquistar taças.

Em 2019, o Corinthians teve um ano bastante inconsistente e deixou de render com o Fábio Carille, o que ocasionou a demissão do treinador após a goleada de 4–1 aplicada pelo Flamengo no Maracanã. Dyego Coelho, técnico do sub-20, assumiu o clube interinamente até o final do ano, apenas esperando a chegada de Tiago Nunes, que já havia assinado contrato com o Corinthians.

Campeão da Copa Sul-Americana de 2018 e da Copa do Brasil de 2019, Tiago Nunes se projetou para o futebol como treinador do Athletico Paranaense. Na Arena da Baixada, o futebol vistoso e de caráter ofensivo do treinador chamou a atenção de muitos, ainda mais com o uso de jovens jogadores como Bruno Guimarães e Renan Lodi. Agora no Corinthians, Tiago pode tentar repetir o sucesso obtido no Furacão.

Athletico Paranaense

Como dito em meu último texto no Mezzala, o Athletico se postava defensivamente em um 4–2–4 no bloco alto ou em um 4–4–2 quando as linhas recuavam.

A imagem da final da Copa do Brasil mostra os pontas e laterais recuados para montar o 4–4–2 no ataque do Internacional. Em bloco alto, os pontas avançavam para pressionar o adversário no campo defensivo do Colorado, assim pressionando para ter a posse de volta ou forçando o erro da outra equipe.

Ofensivamente, o Athletico se postou em um 4–3–3, com os extremos abrindo no início da jogada e, com o avanço da criação, ocorre a compactação dos pontas, que abrem espaço para os laterais avançarem.

Setor defensivo

Possível setor defensivo do Corinthians com Tiago Nunes

Cássio nunca foi um goleiro que soube sair jogando com os pés, e isso não diminui a qualidade do jogador que é ídolo do Corinthians, e também não deve tirar sua titularidade, mas será um empecilho para Tiago Nunes, que talvez não poderá repetir o que fez com Santos no Athletico.

A criação das jogadas do Athletico começavam com Léo Pereira, e com a contratação de Sidcley para a lateral-esquerda, é possível que Danilo Avelar jogue de zagueiro para elevar a qualidade técnica da zaga alvinegra. Com essa elevação, é possível que seja empregado à função de Léo Pereira, começando a criação das jogadas do Corinthians.

Gil, um dos principais jogadores do Corinthians no título brasileiro de 2015, tem tudo para continuar como titular da equipe com Tiago Nunes. Após voltar ao clube em junho de 2019, o zagueiro fez boas partidas e renovou com o Timão até 2022. Com o novo treinador, Gil pode adquirir novas habilidades para sair jogando com a bola e, assim como Danilo Avelar, pode auxiliar na criação. Além do mais, o zagueiro tem um auxílio na direita.

Fágner é um lateral construtor que parte de trás para iniciar a jogada, e no início das jogadas estará ao lado de Gil para auxiliá-lo no início da construção. Com Tiago Nunes, essa não será sua única característica a ser aproveitada, mas também a sua capacidade de atacar por dentro. Sidcley compartilha de um estilo parecido com o de Fágner, e sua volta ao clube é essencial para o uso de Avelar como zagueiro e de um avanço ofensivo na própria lateral, que terá uma capacidade maior de participar do ataque.

Meio de campo

Possível meio de campo do Corinthians com Tiago Nunes

O titular da função de primeiro volante ainda não é certo. Camacho foi campeão no Athletico com Tiago Nunes, e seria importante para o estilo empregado pelo treinador começar a dar certo no Corinthians, afinal, ele já teria uma familiaridade com este futebol. Por outro lado, Gabriel tem sido um volante importante para o Corinthians desde 2017, quando venceu o Brasileirão. A briga dos dois pela titularidade é boa para o clube, já que gera mais empenho dos jogadores.

Víctor Cantillo chegou do Junior Barranquilla para ser titular do Corinthians. Na Colômbia, Cantillo jogou como um box-to-box, um meio-campista que se move de área à área, assim como Bruno Guimarães no Athletico. O colombiano será essencial para fazer as ligações entre a zaga e o ataque, passando pelos laterais e por Luan.

Luan é a principal contratação do Corinthians no ano, e uma das contratações mais subestimadas do Brasil até. Ainda que tenha caído de nível no Grêmio em 2019, Luan continua a ser o jogador que venceu a Libertadores de 2017 e foi Rei da América naquele ano. Além de ser bastante versátil (mais sobre isso depois), Luan tem uma capacidade técnica enorme e, aos 26 anos, se encontra na idade em que a maioria dos jogadores chega ao auge da carreira. O mais provável é que o novo reforço do Corinthians jogue como um camisa 10, sendo o meio-campista criador que atua centralizado, mas devido a sua versatilidade, Luan ainda pode cair para os lados e avançar até o ataque.

Setor ofensivo

Possível setor ofensivo do Corinthians com Tiago Nunes

A ponta-esquerda do Corinthians terá bastante concorrência. Janderson terminou 2019 como titular mas, dependendo do atacante, o titular pode mudar. Enquanto Janderson atua como um jogador que avança mais para o centro do ataque, Mateus Vital atua de fora para dentro, caindo para o meio de campo. Além dos dois jogadores, Everaldo ainda é uma outra opção para função, e poderia jogar como um verdadeiro ponta, jogando pela esquerda e auxiliando na criação pela velocidade.

Pedrinho é titular absoluto na ponta-direita, podendo atuar como um ponta como Everaldo ou como um jogador que joga de fora para dentro, como Mateus Vital. Jogando como Vital, os pontas do Corinthians poderiam ser compactados no centro do ataque para auxiliar no meio de campo e dar amplitude aos laterais, assim como foi feito no Athletico.

Possível time titular do Corinthians com Tiago Nunes

Na imagem, os pontas jogam compactados na chegada da bola no ataque. Assim, Fágner e Sidcley avançariam com ou sem a bola para manter a amplitude do time.

O titular na posição central do ataque também não é garantido. Mauro Boselli terminou o ano como titular, mas Gustagol também pode, sob comando de um treinador de um estilo de jogo que estimule a sua veia goleadora, alcançar seu bom ano de 2018 no Fortaleza, quando marcou 30 gols em 45 jogos.

Possível maneira do Corinthians se defender com Tiago Nunes

Defensivamente, o Corinthians pode usar estratégias como as usadas no Athletico, como a pressão após perder a posse de bola e a estratégia de forçar o erro do adversário.

O Corinthians pode se postar em um 4–2-4 para se defender, com os pontas pressionando o adversário em campo alto para recuperar a posse da bola de forma rápida. Caso o ataque do adversário avance no campo, Vital e Pedrinho são obrigados a recuar, formando um 4–4–2, e jogando sempre de forma bastante aberta. Enquanto isso, Sidcley e Fágner jogam mais compactados que os pontas para fechar o espaço existente entre os pontas e os volantes para não dar passagem ao adversário, impedindo assim o ataque.

Luan

Luan sendo apresentado no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Luan é a contratação mais subestimada de 2020 no Brasil. Muitos parecem não enxergar que agora em um novo clube, o jogador que tem bastante qualidade técnica pode voltar a jogar o futebol que já jogou no Grêmio. Além disso, 5 milhões de euros é uma quantia até barata por Luan. Com Tiago Nunes como seu treinador, Luan poderá jogar em várias funções.

Falso nove

Uso de Luan como falso nove no Grêmio (esq.) e o Athletico-PR de Tiago Nunes com Pablo próximo ao falso nove (dir.)

No Athletico Paranaense, Tiago Nunes teve Pablo, hoje jogador do São Paulo, que não atuou exatamente como um falso nove, mas teve momentos em que jogou de maneira próxima à função, além de ter a mobilidade e a habilidade para jogar em tal função.

Luan jogou muitas vezes como falso nove no Grêmio. Primeiro com Roger Machado em 2016 e depois em outras oportunidades com Renato Gaúcho. Somando a sua capacidade de atuar como falso nove com o encaixe da função no estilo de jogo de Tiago Nunes, Luan poderia ser jogar de tal maneira no Corinthians.

Possível trio de ataque do Corinthians com Luan de falso nove

Para isso ocorrer, os pontas iriam jogar mais para o ataque, o que exigiria a presença de Janderson na esquerda, já que ele tem maior capacidade de atuar assim do que Vital e Everaldo, e de Pedrinho na direita. Ambos os pontas já jogaram agredindo mais a defesa adversária centralizados no ataque.

Armador

Luan jogando como meia-armador no Grêmio

É mais provável que Luan jogue como um meia-armador no Corinthians, até mesmo pela quantidade de opções já existentes para a posição de centroavante. Foi nessa posição que Luan teve o melhor desempenho de sua carreira, vencendo a Copa Libertadores de 2017 e o prêmio de Rei da América do mesmo ano. Em 2017, foram 52 jogos, 18 gols e 11 assistências para Luan.

Luan como possível armador do Corinthians

Agora no Corinthians, Luan pode na mesma função, e com Mateus Vital e Pedrinho jogando de forma compactada, ele terá uma facilidade maior de alcançá-los para a armação, além de ter Sidcley na esquerda e Fágner na direta dando amplitude para a equipe.

A mudança no comando do Corinthians não é só uma mudança de treinador, mas sim uma mudança de mentalidade, e que deve chegar até à Fiel Torcida. Tiago Nunes não irá apresentar um futebol parecido com o de Mano Menezes, Tite e Fábio Carille, que representaram uma era defensiva do Corinthians. Eventualmente, a equipe irá tomar mais gols, e a torcida terá que se acostumar com isso, mas pelo menos o Corinthians irá propor o jogo e marcar mais do que antes.

Outra representação dessa mudança de mentalidade é a política de transferências do Corinthians. Em janelas anteriores, muitos jogadores chegavam ao clube e quase não jogavam, sendo negociados em empréstimos com parte dos salários pagos pelo Corinthians. Na janela atual, Luan, Sidcley e Cantillo chegam para o time titular, enquanto o atacante Matheus Davó, contratado junto ao Guarani é a única aposta contratada até o momento. A saída de jogadores como Sornoza, Júnior Urso, Clayson e Renê Júnior mostram que Tiago Nunes está moldando um elenco com a sua cara, tirando aqueles que não se encaixarão em seu estilo de jogo, independente de seus laços com o clube, como é o caso de Ralf, volante ídolo do Corinthians que não renovou para 2020 exatamente por ser dispensado pelo novo treinador.

Agradecimento especial ao grande João Terra por ter uma excelente leitura de jogo e ser a voz de auxílio.

--

--