O novo formato da NBA

Caio Amorim David
Mezzala
Published in
5 min readSep 16, 2020

Com a chegada do vírus COVID-19, a NBA teve que fazer adaptações para a continuação dos jogos

Foto: Tania Ganguli / Los Angeles Times

O início do coronavírus na NBA

Em 2020, o que menos esperávamos era a chegada de um vírus que fosse parar o mundo todo. Como todas as outras esferas, a NBA foi afetada fortemente pelo coronavírus e teve que se reajustar para prosseguir com o melhor basquete do mundo.

Tudo começou com a confirmação que o pivô francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, estava contaminado. Com essa informação, a liga americana resolveu de imediato suspender os jogos para evitar a propagação.

Foto: Nba Tv (twitter)

A NBA publicou uma nota explicando o acontecido:

“A NBA anunciou que um jogador do Utah Jazz deu um resultado preliminar positivo para o COVID-19. O resultado do teste foi relatado pouco antes da partida do jogo de hoje à noite entre o Jazz e o Oklahoma City Thunder na Chesapeake Energy Arena. Naquele momento, o jogo foi cancelado. O jogador afetado não estava na arena.”

“A NBA está suspendendo os jogos após a conclusão da rodada desta noite até novo aviso. A NBA usará esse hiato para determinar os próximos passos para avançar em relação à pandemia de coronavírus”

A reação de Rudy Gobert

Foto: vídeo do canal sports tube na plataforma youtube

Após a confirmação da contaminação, Rudy Gobert não reagiu bem. O atleta em entrevista coletiva ignorou as medidas de saúde e, de forma irônica, tocou em todos os objetos que estavam na sua frente, dando interpretar que não era nada preocupante para ele.

Depois do acontecido, o jogador francês foi bastante criticado por sua atitude e gerou até desentendimento entre os parceiros de equipe.

A opinião de Michael Porter Jr

Michael Porter Jr, do Denver Nuggets, foi um dos jogadores que se pronunciou logo no início da pandemia e também foi bastante julgado nas redes sociais. O momento que o Estados Unidos estava passando não era nada fácil e naquela época os números mostravam que o vírus já tinha matado 700 mil pessoas no mundo.

Michael Porter Jr em quadra pelo Denver Nuggets (Foto: NBA.com)

Segundo ele: “Pessoalmente, eu acho que esse vírus está sendo utilizado para um objetivo maior. Para controlar a população, manipular as massas de pessoas. O mundo inteiro está sendo controlado por isso, obrigado a usar máscaras. Tudo o que podemos fazer é sentar e esperar, manter-se emocionalmente distante. Essa doença é séria, mas está sendo exagerada por aí.”

A bolha da NBA

O melhor basquete do mundo voltou em uma espécie de bolha, localizada em Orlando, no resort da Disney. Essa foi a solução arranjada para evitar a contaminação do Covid-19.

As quadras internas do complexo Disney (foto: NBA/ divulgação)

Para controlar a segurança do complexo, a NBA faz com que seus atletas passem por diversos exames diariamente para testarem suas condições. O formato é novo para todos, mas tem sido bastante eficaz. Os jogadores ficam hospedados e só podem sair com alguma justificativa. Em casos familiares, a liga libera o atleta, mas faz com que na volta ele fique isolado para ser testado.

Até agora, na bolha, nenhum jogador testou positivo para o coronavírus. O método arranjado vem sendo 100% seguro.

Os playoffs

Os times que se classificaram para os playoffs de 2020 da NBA (Foto: Sportscenter)

Quando a liga de basquete americana voltou, no complexo Disney, os playoffs começaram. Eram 16 times disputando para ver quem iria avançar de fase.

Na primeira rodada, Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers se enfrentaram e o time de LeBron James ganhou a série por 4 a 1. Houston Rockets e Oklahoma City Thunder foram até o jogo 7, com grandes altos e baixos, a equipe de James Harden avançou. Denver Nuggets e Utah Jazz fizeram uma brilhante batalha e Jokic e Jamal Murray passaram por Donovan Mitchell e Rudy Gobert. O último confronto da conferência oeste foi entre LA Clippers e Dallas Mavericks. O time de Los Angeles ganhou por 4 a 2 e passou de fase.

James Harden e LeBron James se enfrentando nos playoffs (Foto: globoesporte.com/Getty)

Na segunda rodada, Lakers e Houston se enfrentaram e mais uma vez LeBron James comandou o show, fechando a série em 4 a 1. A outra semifinal terminou com o Denver Nuggets batendo o Los Angeles Clippers no jogo 7.

Na conferência leste, a primeira rodada teve Milwaukee Bucks x Orlando Magic, Miami Heat x Indiana Pacers, Boston Celtics x Philadelphia 76ers e Toronto Raptors x Brooklyn Nets.

Em três séries ocorreram varridas ( termo usado quando um time fecha a série por 4–0), no jogo de Miami x Indiana,Boston x 76ers e Toronto x Nets. Milwaukee bateu Orlando.

Miami Heat x Milwaukee Bucks nos playoffs da NBA (Foto:Garrett Ellwood/NBAE/Getty Images)

Na segunda fase, os Bucks encaram o Heat e o Celtics enfrentou o Raptors. No primeiro confronto, o time de Jimmy Butler ganhou por 4 a 1, surpreendendo a maioria dos torcedores, que antes achavam que o grego Giannis Antetokounmpo comandaria a vitória do Milwaukee. Pelo outro jogo,o Boston de Kemba Walker, Jayson Tatum e Marcus Smart superaram o atual campeão da NBA, o Toronto de Kyle Lowry.

A final da conferência leste já está definida. Miami x Boston se enfrentarão para ver quem será o vencedor e quem vai para a final da liga. O time da Flórida já abriu a vantagem de 1–0.

O Los Angeles Lakers vai encarar o Denver Nuggets. A franquia do Colorado formada pela dupla Jamal Murray e Jokic derrotaram os Clippers no jogo 7. O encontro acontecerá na quinta-feira (17).

--

--