O que esperar de Atalanta x Real Madrid?

O duelo válido pelas oitavas de finais da Champions League entre os “Merengues” e o “Nerrazuri” promete ser equilibrado, mesmo com a boa sequência um time e com a saída do craque do seu rival.

João Pedro Cupello
Mezzala
5 min readFeb 24, 2021

--

Créditos: sitedeapostas.bet

No dia 23/02/2021, às 17h, o duelo entre Atalanta e Real Madrid será realizado, sendo esse o jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Esse jogo marca o confronto entre dois treinadores fortes na atualidade, um em ascensão nos últimos anos, outro já consagrado no futebol europeu, e indica ser um jogo parelho, mesmo as duas equipes tendo histórias muito diferentes durante a década, e, principalmente, no século passado.

O Atalanta participa pela segunda vez na sua história da Champions League, sendo a sua primeira participação muito surpreendente. A equipe chegou até as quartas de finais, eliminando o tradicional Valencia, da Espanha, nas oitavas de final na temporada passada, porém caindo na fase seguinte contra o PSG em um duelo extremamente equilibrado. Com esse retrospecto interessantíssimo, o time italiano chega para a temporada 2020/2021 com expectativas, porém sofre com o desfalque de um grande jogador.

Já o Real Madrid é uma equipe consagrada no mundo inteiro, sendo considerado por muitos como o maior time da história. E essa alcunha não é a toa, sabendo que os “merengues” já contam com 13 títulos da Champions League, sendo o clube que mais possuem campeonatos europeus. Entretanto, as últimas participações do “Rey de Copas” foram bem aquém das expectativas, tendo sido eliminado na temporada 2018/2019 nas oitavas de final contra o Ajax e em 2019/2020 na mesma fase da competição contra o Manchester City. Sabendo disso, os “Merengues” querem acabar com esse retrospecto negativo de cair nessa altura da competição e avançar para um possível 14º título.

COMO VEM A ATALANTA?

Na fase de grupos, a Atalanta arrancou uma vaga com um desempenho seguro. A equipe italiana ficou em 2º lugar no grupo D, com 11 pontos. Esse agrupamento contava com Liverpool, Ajax e Midtjylland, da Dinamarca, e os “Nerrazuri” arrancaram 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota , sendo essa última maiúscula, levando 5 a 0 contra a equipe inglesa.

Na atualidade, a Atalanta vem numa fase boa, estando invicto nos últimos 5 jogos que disputou, sendo dois deles contra o tradicionalíssimo Napoli, em partidas válidas pela Copa da Itália. Essa sequência é importantíssima para a equipe italiana, sabendo da baque gigantesco que ela sofreu na última janela de transferências: a saída de Papu Gomez, o seu principal jogador, para o Sevilla, por 5,5 milhões de Euros.

Créditos: sevillafc.es

Mesmo com a ausência do craque argentino, o técnico Gian Piero Gasperini conseguiu, mantendo seu estilo ofensivo e propositivo de jogo, fazer a Atalanta continuar em alta. Para se ter uma noção, desde o anúncio de Gomez no Sevilla, o time italiano jogou 7 partidas, vencendo 4, empatando 2 e perdendo apenas uma. Então, a declaração de treinador dos “Nerrazuri” em relação a venda do seu ex-principal jogador, que foi que “A equipe pode continuar bem sem ele”, vem se mostrando verídica.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Com isso, a Atalanta continua com seu esquema de 3 zagueiros e 2 alas, entretanto pode promover mudanças na equipe, sabendo que uma característica que Gasperini vem utilizando muito é o rodízio de jogadores. Sabendo disso, não dá para ter certeza quais jogadores o treinador optará, entretanto tem se noção de uma possível escalação para um jogo de Champions League.

Escalação provável da Atalanta para o confronto das oitavas de final da Champions League

COMO VEM O REAL MADRID?

O Real Madrid vem para as oitavas de final da Champions League após uma 1ª colocação no grupo B, esse sendo o mais enrolado da primeira fase do campeonato europeu dessa temporada. O grupo contava , além do maior campeão da competição, com Borussia Mönchengladbach, Shakhtar Donetsk e Internazionale, e só foi resolvido na última rodada, quando o Real terminou em primeiro lugar com 11 pontos, sendo compostos por 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, e com a 2ª colocação sendo ocupada pela equipe alemã. Um fato curioso, é que as duas derrotas do clube espanhol foram contra o mesmo adversário, que se trata do time ucraniano, Shakhtar.

Hoje em dia, o Real Madrid vive uma sequência boa de 4 jogos seguidos que resultaram em vitória, todos válidos pela La Liga. Entretanto, vale ressaltar que todos esses triunfos vieram contra times que ocupam colocações abaixo do 11º lugar, e que mesmo assim não foram tão maiúsculas, como por exemplo o magro 1 a 0 contra o Real Valladolid, que ocupa o penúltimo lugar, ou o 2 a 1 de virada com gol no final de Varane contra o lanterna do campeonato, Huesca. Ou seja, o “Rey de Copas” vence, mas não convence.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Entretanto, esse não é o maior problema para a equipe comandada por Zinedine Zidane. O maior desafio para o ex-craque mundial é o número grande de desfalques que o Real Madrid possui no seu elenco. A equipe madrilena não contará com Benzema, Sergio Ramos, Carvajal, Hazard, Rodrygo, Marcelo, Militão e Valverde, todos machucados. Entre essas perdas, vale destacar seus principais nomes ofensivo e defensivo: o francês Benzema e o capitão Sergio Ramos, dois dos principais jogadores da equipe espanhola.

Sabendo de todo esse problema para o treinador francês, o Real Madrid deve vir a campo com a escalação que vem atuando nos últimos jogos, porém analisando que o adversário dessa vez é muito mais difícil.

Escalação provável do Real Madrid para o confronto das oitavas de final da Champions League

Transmissão: Facebook TNT Sports e Estádio TNT Sports

Atalanta x Real Madrid — Estádio Atleti Azzurri d’Italia, dia 23/02, 17 horas (horário de Brasília)

Confira os últimos textos do Mezzala

--

--