O que esperar de Sandro Tonali no Milan?

Recém chegado à equipe rossonera, a jovem promessa italiana tem sido alvo de grande expectativa por parte da torcida, sabendo da constante comparação entre ele e o ex-jogador Andrea Pirlo

João Pedro Cupello
Mezzala
6 min readSep 18, 2020

--

FONTE: SITE OFICIAL DO MILAN

Considerado por muitos especialistas como a principal contratação dessa janela, não só do Milan, mas também de todo o futebol italiano, Sandro Tonali chega à equipe rossonera com uma expectativa enorme sobre o jovem jogador. Sendo um volante de 20 anos, ex-Brescia e com passagens na Seleção Italiana principal ,mesmo sendo tão novo, o time sete vezes campeão da Champions League deposita em Tonali a esperança de um líder de uma futura geração vitoriosa, sabendo da fase medíocre que o Milan vem passando nos últimos anos.

TONALI COMO UMA LIDERANÇA NO BRESCIA

Por mais que o Brescia tenha terminado na penúltima colocação da Serie A da temporada 2019–2020 e foi rebaixado para a segunda divisão nacional, Sandro Tonali mostrou liderança e capacidade para a disputar na elite italiana. Fazendo 1 gol e 7 assistências, o volante possuía uma importância tática enorme na “Leonessa”.

Sandro Tonali em atividade pelo Brescia FONTE: TRANSFERMARKT

Tonali jogava no Brescia como um primeiro volante, porém que tinha enorme liberdade para subir até o ataque e distribuir o jogo para os atacantes. Com uma visão de jogo incrível e uma técnica diferenciada na hora de organizar o jogo, a promessa italiana foi um dos pilares fundamentais da equipe durante o campeonato italiano. Além disso, vale ressaltar o golaço que ele fez na Serie A, saindo de uma cobrança de falta, um dos pontos mais fortes do atleta.

Gol de falta marcado por Tonali na Serie A do ano passado, marcado contra a equipe do Genoa. Esse foi o único gol do volante italiano na competição

Porém, além de ressaltar o desempenho na Serie A na temporada, vale-se mencionar o desempenho dele na Serie B nos anos 2018/2019, competição a qual ele foi considerado o melhor jogador. Marcando 3 gols e 7 assistências, Tonali foi a peça fundamental do Brescia para o seu acesso rumo à primeira divisão.

Vale-se destacar também o seu desempenho nas seleções de base e principal da Itália. Na primeira citada, ele disputou 16 jogos, fazendo 2 assistências, porém sempre considerado uma das peças fundamentais e lideranças do time. Já na principal, Tonali disputou apenas 3 partidas válidas pelas Qualificatórias para a Eurocopa, todas saindo do banco de reservas porém mostrando serviço, mesmo sendo tão jovem.

Sandro Tonali em ação contra a seleção de Liechtenstein FONTE:GOAL.COM

Portanto, observando a peça fundamental que o Tonali era no Brescia, e também pensando nos desempenhos sólidos que o mesmo teve nas seleções de base e principal da Itália, percebe-se que ele possui a experiência para jogar a Serie A mesmo sendo tão jovem e a possível liderança que o mesmo pode assumir na equipe caso permaneça por mais anos. Porém o que fica em dúvida é como ele se comportará em uma partida de competição europeia, sabendo que o Milan disputa a Liga Europa na temporada 2020/2021.

MAIORES QUALIDADES DE TONALI E A CONSTANTE COMPARAÇÃO DELE COM O PIRLO

Sandro Tonali, desde as categorias de base , é comparado com o ex-meio de campo e craque Andrea Pirlo, devido às algumas características de jogo e também por causa de suas origens, sabendo que os dois foram revelados pelo Brescia. Entretanto, por mais que realmente existam alguns atributos parecidos, percebe-se individualidades de cada jogador que distanciam um pouco essa comparação.

Andrea Pirlo e Sandro Tonali em ação pelo Brescia. A comparação entre os dois jogadores surgiram graças às trajetórias parecidas e também a alguns atributos técnicos que se assemelham. FONTE:GOAL.COM

Pensando em características semelhantes, é notável que os dois possuem extrema qualidade técnica na hora de reger o ritmo da partida e na hora do chute, principalmente pensando em bola parada. Tonali e Pirlo foram as principais opções de falta e escanteio em suas respectivas eras no Brescia, distribuindo assistências e fazendo golaços. Porém não pode-se limitar a qualidade dos dois somente à bola parada, sabendo que os volantes possuem um dom para lançamentos e organização de jogo com a pelota em movimento. Todavia é notável, até por toda a história já contada e com a experiência adquirida na sua gloriosa carreira, que o atual treinador da Juventus acabou se mostrando mais diferenciado que o Tonali, porém sempre lembrando que o mesmo está na início da carreira e tem muito a desenvolver ainda.

Entretanto, Tonali mostrou uma característica marcante do seu estilo de jogo que se diferencia bem ao de Pirlo, que se trata da sua voluntariosidade na marcação e de sua força física. A promessa italiana é um jogador com muita raça na hora de defender, e consegue muito bem impor o seu físico sobre os adversários, o que faz ele conseguir desarmes sem exigir muito de técnica defensiva. Além disso, uma estatística mostra que, talvez por sua inexperiência, ou também graças a sua função no Brescia, apenas 70% de seus passes foram completos, uma média relativamente baixa para um meio campista, o que se diferencia de Pirlo, que era um passador nato de qualquer distância.

Portanto, o que se observa é que a comparação é válida até certo ponto, principalmente pensando na origem dos dois jogadores. Entretanto, conclui-se que Tonali acaba sendo um jogador mais balanceado no geral que o Pirlo, principalmente pensando no aspecto defensivo, porém sem a mesma maestria técnica que o atual treinador da Juventus possuía.

Andrea Pirlo em ação pelo Milan, em 2007, ano em que os rossoneros foram campeões da Champions League. FONTE:UEFA.COM

Sabendo de toda essa comparação entre os dois, o próprio Pirlo disse em entrevista ao jornal Ás que ele e Sandro Tonali são muito diferentes em estilo de jogo, mas sem deixar de afirmar que , além do jovem volante ser a maior promessa da Itália, é muito mais completo que o próprio ex-jogador.

COMO TONALI PODE JOGAR NO MILAN?

Pensando em como Stefano Pioli gosta de por o Milan em campo, trabalhando em uma tática de passes rápidos e linhas altas, Tonali pode ser uma peça com muito potencial a ser explorado nessa equipe, porém tendo que ter uma prática maior em seus passes curtos. Sabendo disso, o emprego da promessa no mesmo estilo orquestrador que ele possuía no Brescia teria que ser remodelado, mas sem perder a sua essência.

Portanto, pensando nesses fatores, e tendo como o base a escalação do time no jogo perante aos Shamrock Rovers(tirando os desfalques de Rebic e Romagnoli) , partida válida pelos playoffs da Europa League, podemos escalar o Milan da seguinte maneira:

Pensando em alternativas que podem entrar frequentemente, o Milan tem o recém contratado Brahim Díaz, ponta emprestado pelo Real Madrid, Saelemaekers, meia ofensivo belga muito promissor, recém contratado do Anderletch, e também o volante marfinense Kessié, pertencente ao Rossoneri desde 2019.

A tática proposta mantém a mesma ideia de primeiro volante que Tonali tinha quando jogador do Brescia, porém coloca junto com ele no meio de campo um meia central também ofensivo, que é o argelino Bennacer. Trabalhando o modelo de jogo ofensivo de posse de bola que o Milan pode vir a ter com o trabalho de Pioli, e aprimorando o atributo de passe curto do volante italiano, talvez podemos ver um Milan com objetivos mais ambiciosos para a temporada 2020/2021.

--

--