O que esperar do Olympique de Marselha na temporada 21/22?

Equipe treinada por Jorge Sampaoli chega com muitos reforços para a disputa da Ligue 1 e da Europa League, inclusive com dois brasileiros

João Pedro Cupello
Mezzala
7 min readAug 8, 2021

--

Jorge Sampaoli em ação pelo Marseille — CRÉDITOS : twitter.com/OM_Portugues

Após um 2020/21 medíocre, com uma eliminação em último lugar no seu grupo da Champions League e com a 5ª colocação na Ligue 1, o Olympique de Marselha vem para a próxima temporada com uma certa expectativa. Com o modelo proposto por Jorge Sampaoli, que chegou na equipe francesa em Março, na reta final do campeonato nacional, mais aprimorado no Marseille e com diversos reforços chegando, “Os Olímpicos” dão a entender que mirarão objetivos mais ambiciosos, sonhando com o título da Liga Europa e com uma possível surpresa na Ligue 1. Eles seguem o exemplo do Lille que foi campeão da última edição da competição.

Portanto, quais foram os principais jogadores que a equipe francesa contratou visando essa campanha e como eles podem se encaixar no modelo proposto pelo treinador ex-Santos e Atlético Mineiro? Esse texto tem o objetivo de responder essas perguntas.

1- Gerson

Gerson sendo apresentado pela equipe do Olympique de Marselha CRÉDITOS: om.fr

Após duas temporadas sensacionais com a camisa do Flamengo, Gerson chega para o Olympique de Marselha com status de estrela. Sendo a contratação mais cara do time francês dessa janela de transferências, no valor de 25 milhões de euros, o volante brasileiro vencedor de uma Libertadores e dois campeonatos brasileiros pela equipe rubro-negra foi um pedido de Jorge Sampaoli para compor o elenco dos Olímpicos.

Gerson foi revelado pelo Fluminense e foi precocemente vendido para a Roma, onde teve um desempenho abaixo do esperado. Sabendo disso, ele foi emprestado para mais uma passagem pelo tricolor das Laranjeiras e também para a Fiorentina, onde novamente não conseguiu render em alto nível. Em 2019, foi comprado pelo Flamengo com o rumo de retomar seu alto nível que ele apresentava na base de Xerém, e conseguiu muito mais que isso. O “Coringa” virou ídolo no clube rubro-negro, e o “Vapo-Vapo” foi popularizado no Brasil todo.

Gerson comemorando o gol feito por ele em amistoso contra o Servette — CRÉDITOS: Divulgação

Com muita leitura de jogo, inteligência e técnica, Gerson foi considerado por vários torcedores do Flamengo como o principal jogador da equipe durante as eras Jorge Jesus e Rogério Ceni, e mesmo em pouco tempo de clube, foi inserido na ala de ídolos do “Time do Povo”. O volante já foi testado em amistosos pelo Marseille e deixou seu primeiro gol pela equipe francesa, por mais que não seja em um jogo oficial, sendo em um amistoso contra o Servette, da Suíça.

2- Luan Peres

Luan Peres sendo apresentado pelo Olympique de Marselha — Créditos: om.fr

Após grande passagem pelo Santos pelos anos de 2019 até 2021, Luan Peres chega no Olympique de Marselha também por pedido de Jorge Sampaoli, treinador que o treinou enquanto jogava pelo “Alvinegro Praiano”. Com a confiança do argentino, o zagueiro brasileiro chega com a expectativa de cumprir uma função muito utilizada por Sampaoli, porém que na temporada passada foi feita de forma improvisada.

Por gostar de escalar sua equipe num 3–5–2 em alguns jogos, Jorge Sampaoli não possuía um jogador para ocupar uma posição muito importante nesse esquema: o zagueiro canhoto para jogar no lado esquerdo da defesa. Para essa posição, o treinador argentino escalava o talentoso zagueiro croata Duje Caleta-Car, destro que, até certo ponto, conseguiu executar essa função de maneira muito boa. Entretanto, era improvisado, e com a inconstância do zagueiro que joga pelo lado direito da equipe do Olympique, Álvaro Gonzaléz, o croata pode atuar de maneira mais eficiente nessa função e Luan Peres chega com a possibilidade de assumir a posição que Caleta-Car deixaria vaga, sabendo que era uma posição que o brasileiro jogava no Santos.

Luan Peres em ação pelo Santos — CRÉDITOS: Ivan Storti/Santos F.C.

Com boa velocidade, passe longo e leitura de jogo defensiva, Luan foi um grande nome do Santos na última temporada, principalmente com a saída de Gustavo Henrique da equipe, uma peça antes importantíssima do “Peixe”.

3- Cengiz Ünder

Cengiz Ünder sendo apresentado pelo Olympique de Marselha — CRÉDITOS: twitter.com/OM_english

Após uma Eurocopa bem fraca pela seleção turca e com uma passagem apagada pelo Leicester City, o jovem ponta Cengiz Ünder chega no Olympique de Marselha com o objetivo de voltar a sua boa fase, quando jogava pela Roma. Para isso, o extremo turco chega no clube francês para ocupar a posição deixada por Florian Thauvin, que saiu da equipe rumo ao Tigres, do México.

Ünder em ação pelo Leicester City — CRÉDITOS: Plumb Images/Leicester City FC via Getty Images

Caracterizado por ser um jogador de muita velocidade e técnica, Ünder foi contratado pela Roma em 2017 como uma aposta pro futuro, e até certo ponto estava dando muito certo. Entretanto, diversas lesões fizeram com que o ponta turco caísse bastante de rendimento, levando ao empréstimo do atleta para o Leicester na última temporada, onde novamente foi colocado em segundo plano. No Marseille, em novo empréstimo mas dessa vez com opção de compra, Ünder busca recuperar o seu auge, principalmente com a vaga deixada por Thauvin, onde o turco terá a concorrência do brasileiro Luís Henrique, ex-Botafogo, ou talvez uma vaga no ataque pelo lado direito.

4- Mattéo Guendouzi

Guendouzi sendo apresentado pelo Olympique de Marselha — CRÉDITOS: Divulgação / OM

Vindo de empréstimo pelo Arsenal, com opção de compra no final do contrato, Mattéo Guendouzi vem para o Marseille após uma boa temporada pelo Hertha Berlin, da Alemanha, onde foi também emprestado pelo clube inglês.

Guendouzi chegou no Arsenal em 2018 por pedido de Unai Emery, técnico da equipe na época, devido às suas boas atuações pela seleção de base da França e pelo Lorient, do mesmo país. Entretanto, o francês não se firmou, por conta das performances abaixo do esperado e também pelas boas atuações do seu concorrente de posição Lucas Torreira. Sabendo disso, Guendouzi foi preterido nas temporadas seguintes e foi emprestado ao Hertha Berlin em 2020/21, onde teve excelentes atuações. Ele chega ao Marseille com o objetivo de manter seu bom futebol e, quem sabe, entrar na seleção principal da França.

Guendouzi em ação pelo Hertha Berlin — CRÉDITOS: Jan-Philipp Burmann/City-Press via Getty Images

Sendo um volante extremamente físico, com boa leitura defensiva e bons passes longos, Guendouzi possui atributos muito bons para um cabeça de área e encaixa muito bem no esquema de 2 volantes de Sampaoli. Contudo, ele terá concorrência pesada na equipe francesa, sabendo que a equipe conta com quatro jogadores da mesma posição, por mais que possuam características diferentes, sendo eles Boubacar Kamara, Valentin Rongier, Pape Gueye e o próprio Gerson.

5-Pau López

Pau López sendo apresentado pelo Olympique de Marselha — CRÉDITOS: om.fr

Por último, mas não menos importante, o 5º citado da lista é o goleiro espanhol Pau López, que veio por empréstimo com opção de compra da Roma. O arqueiro era titular da equipe italiana, e saiu após a chegada do português Rui Patrício, ex-Wolverhampton, à meta da “Giallorossi”.

O goleiro foi revelado na base do Espanyol e passou por clubes como Tottenham, Betis, clube esse onde deslanchou na carreira, e por último a Roma, onde teve o seu melhor desempenho. Além disso, López possui passagens pela seleção espanhola. Entretanto não foi convocado nas últimas chamadas, inclusive para a Eurocopa.

Pau López em ação pela Roma — CRÉDITOS:EFE

Pau López chega ao clube para concorrer com o experiente e ídolo da equipe francesa Steve Mandanda, que já tem 36 anos e não é garantia de constância de rendimento durante a temporada. Com um excelente posicionamento e técnica, o arqueiro espanhol busca a titularidade no Olympique de Marselha e uma possível volta à seleção espanhola.

--

--