O retorno de um ídolo

Depois de quatro anos, um dos maiores artilheiros e ídolo do clube, Fred assina seu retorno ao Fluminense.

Pedro Ribeiro
Mezzala
12 min readJun 8, 2020

--

Na tarde do último domingo(31/05) o Fluminense anunciou o atacante Fred como novo reforço do ataque tricolor. O camisa 9 tem o contrato com o clube até o dia 21 de julho de 2022, dia do aniversário de 120 do clube. O clube anunciou o jogador horas antes da transmissão do jogo do tetra campeonato.

Em 10 de junho de 2016, em lagrimas, o jogador se despediu do clube. Algo que nem o jogador e muito menos os torcedores queriam e todos sabiam que era apenas uma despedida e não um adeus e após quatro anos o ídolo tricolor está de volta ao clube das laranjeiras.

Fred tem uma grande história como jogador do Fluminense, ele chegou ao clube em 2009 e ao longo desses 7 anos atuando pelo tricolor o atacante tem um total de 172 gols, sendo assim o terceiro maior artilheiro da historia do clube.

2009

No dia 5 de março de 2009 Fred acertou sua saída do Lyon para o Fluminense. O jogador foi recebido com uma festa para mais de 500 torcedores nas laranjeiras.

A estreia de Fred com a camisa tricolor aconteceu no dia 15 de março e o jogador marcou dois gols para virar a partida contra o Macaé que acabou 3 a 1 para o tricolor.

Não muito tempo depois de sua estreia, em julho, o jogador sofreu uma grande lesão na região da virilha e acabou ficando três meses sem poder atuar com a camisa do tricolor carioca.

Quando Fred se recuperou da lesão em outubro, ele voltou para ajudar o clube em um momento muito complicado. O clube estava na lanterna do campeonato brasileiro com quase 100% de chance de ser rebaixado para a segunda divisão. Com a volta do atacante o clube embalou e conseguiu 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota e assim se livrou do rebaixamento na ultima rodada e ainda conseguiu se classificar para a final da copa sul-americana( que acabou sendo derrotado).

Fred manteve uma media de quase 1 gol por partida após a sua recuperação da lesão e assim foi peça principal para manter o time na primeira divisão do brasileirão.

No fim seu primeiro ano com a camisa tricolor, Fred teve um total de 22 gols em 36 jogos.

Fred comemorando seu gol contra o Palmeiras(8/11/2009).

2010

Após ajudar o Fluminense à se manter na primeira divisão, Fred se tornou uma dos principais lideres do time e manteve a forma do final da ultima temporada nesse inicio de ano.

Fred iniciou o ano marcando sete gols em nove partidas pelo carioca e mais seis gols em cinco partidas pela copa do brasil.

Novamente o jogador teve problemas com lesões durante o ano, o que tirou o capitão da equipe de grande parte do campeonato nacional. Fred esteve em campo apenas de 14 vezes marcando 5 gols.

Apesar de não participar de muitos jogos devido à lesões, Fred marcou seu nome na historia do clube ajudando o clube a conquistar o Tri campeonato brasileiro do Fluminense.

Fred terminou o ano com 18 gols em 29 jogos.

Fred após marcar contra o São Paulo, jogo que ajudou na conquista do campeonato.

2011

O ano de 2011 foi o melhor ano de Fred com a camisa tricolor, o jogador marcou um total de 34 gols em 43 jogos pelo Fluminense e mais 2 gols em 9 jogos pela seleção.

O jogador iniciou o ano marcando um hat-trick contra o Duque de Caxias e se tornou artilheiro da competição com 10 gols, mas viu seu time perder o titulo para o Flamengo.

O Fluminense chegou na última rodada da fase de grupos da libertadores com apenas 8% de chance de se classificar, a equipe carioca tinha que vencer o Argentinos Juniors, na argentina, por dois gols de diferença e aos 42 minutos do segundo tempo Fred marcou seu segundo gol na partida para classificar o time do rio para o mata-mata da libertadores, marcando seu nome na historia do clube mais uma vez.

Em agosto de 2011, Fred viveu um momento complicado no clube das laranjeiras. Após uma goleada de 4 a 0 contra o Ceará, o capitão tricolor foi abordado por alguns torcedores da torcida na sua casa, que falaram que iam bater nos jogadores caso encontrassem algum na “noite”.

Dias depois, Fred foi à um bar com seu companheiro de equipe Rafael Moura na zona sul do Rio de Janeiro. Ele disse que quando eram 1 hora da manha viu um dos caras que estava na sua casa no telefone ligando para alguém. Os jogadores entraram nos seus carros para ir embora e foram perseguidos por esse grupo de torcedores. Após o acontecimento, Fred cogitou sua saída do time, mas foi algo que não aconteceu.

Em outubro, Fred marcou seu gol de número 200 na carreira, e foi um gol de bicicleta contra o Coritiba, no Engenhão, na mesma partida Fred marcou 3 gols na vitória por 3 a 1.

No mês seguinte, O Fluminense teve um grande jogo contra o Grêmio, também no Engenhão, O clube das laranjeiras venceu por 5 a 4 em um jogo marcado por várias viradas no placar e nesse jogo Fred marcou 4 gols e colocou o time de volta na briga pelo titulo brasileiro. Na partida seguinte, Fred ainda marcou 3 gols na vitória por 4 a 0 contra o Figueirense que garantiu a vaga na libertadores no ano seguinte.

O tricolor terminou o ano na terceira colocação do brasileirão e Fred se tornou o maior artilheiro do clube em uma unica edição do campeonato com 22 gols em 25 jogos entrando pra história do clube mais uma vez.

Fred após seu gol de número 200 da carreira

2012

Esse ano é um ano muito especial para os tricolores e para Fred, o capitão tricolor ajudou o clube a conquistar o seu 4 titulo brasileiro, segundo do jogador em três anos, e o campeonato carioca.

Fred começou muito bem o ano, já marcando 2 gols na final da taça Guanabara contra o vasco, garantindo o título para o tricolor e classificação para a final do estadual.

No mês seguinte, o Fluminense foi enfrentar o Boca Juniors na La Bombonera e Fred escreveu seu nome na história do clube mais uma vez marcando o gol que abria o placar na vitória por 2 a 1 contra o time argentino.

Na primeira partida da final do estadual, Fred marcou apenas um gol, mas foi logo um gol de bicicleta para empatar a partida, que acabou 4 a 1 para o Fluminense.

Poucos dias depois, Fred marcou contra o Internacional para virar a partida e classificar o tricolor para as quartas de final da libertadores.

Em 19 de julho, Fred se tornou o maior artilheiro do clube em campeonatos brasileiros com um total de 44 gols em 4 edições.

No mesmo campeonato, foi comemorado 100 anos do clássico Fla-Flu, e o Fluminense ganhou no turno e no returno por 1 a 0 nas duas partidas com Fred marcando em ambas, sendo que no segundo jogo um golaço de voleio do capitão tricolor.

Em 21 de outubro, Fred atingiu outra marca histórica, o jogador chegou a 100 gols com a camisa tricolor, ele marcou na derrota por 3 a 2 contra o atlético-mg, segundo colocado na competição.

O capitão tricolor entrou para a história tricolor mais uma vez no dia 11 de novembro de 2012, ele marcou 2 vezes contra o palmeiras garantindo o Tetra campeonato tricolor. Fred abriu o placar da partida no fim do primeiro tempo, e aos 42 minutos do segundo tempo, ele fez o gol que desempatou a partida e deu o título para o tricolor.

Fred terminou o campeonato como artilheiro da competição com 20 gols em 28 jogos e um total de 31 gols em 46 jogos no ano.

Fred após a conquista do Tetra campeonato.

2013

Após dois bons anos com a camisa tricolor, o jogador foi sondado pela Juventos, mas o clube italiano acabou contratando o Fernando Llorente.

Fred marcou seu primeiro gol do ano no dia 2 de fevereiro, na partida contra o Quissamã, válida pela Copa do Brasil, o tricolor venceu por 3 a 0 e o atacante participou dos três gols do time.

Fred também marcou na estreia do clube na libertadores contra o Caracas na Venezuela e marcou no empate contra o Huachipato. O capitão tricolor fez o primeiro gol contra o Emelec no jogo de volta válido pelas oitavas de finais da competição.

No dia 6 de março, Fred teve outra lesão dessa vez no joelho direito, que deixou o jogador fora por 1 mês.

Após a eliminação para o Olímpia na libertadores, Fred se envolveu em outra polêmica, segundo Salustiano Candia, jogador do Olímpia, Fred teria dito para outro defensor da equipe paraguaia “que era fácil jogar futebol, pois ganhava um milhão”.

Mesmo com esse problema extra campo, Fred foi convocado para seleção brasileira para a disputa da copa das confederações.

Fred passou em branco nos dois primeiros confrontos da fase de grupos, mas logo na terceira e última partida dessa fase, ele deixou sua marca duas vezes contra a Itália garantindo o primeiro lugar no grupo. Na semi-final contra o Uruguai, Fred abriu o placar da partida na vitória por 2 a 1 que colocou o Brasil na final contra a Espanha.

Logo nos primeiros minutos da final, Fred marcou seu primeiro gol na partida e aos 2 minutos do segundo tempo ele marcou mais um, o terceiro da seleção. Fred terminou a competição como artilheiro com 5 gols empatado com Fernando Torres.

Na volta ao Fluminense , Fred acabou sendo expulso por agredir o zagueiro do vasco na partida válida pela oitava rodada do campeonato brasileiro. O capitão tricolor foi julgado e pegou 4 jogos de suspensão.

No dia 31 de agosto, Fred sofreu uma grave lesão que tirou o atacante do restante da competição. O Fluminense ficando sem seu principal jogador, lutou para não ser rebaixado até a ultima rodada e na última partida contra o Bahia, o tricolor venceu o clube baiano, mas o resultado não foi suficiente para livrar o time carioca e com isso Fred, sem poder jogar por conta da contusão, chorou ao ver se time rebaixado(Que no final não seria pois Flamengo e Portuguesa cometeram erros que livraram o tricolor).

Fred terminou o ano com 8 gols em 25 jogos pelo Fluminense e 9 gols em 11 jogos pela seleção.

Fred após o título com a seleção.

2014

Após 5 meses fora dos gramados por conta da lesão, Fred marcou seu primeiro gol do ano contra o Macaé no dia 19 de fevereiro, jogo válido pela nona rodada do estadual. O jogador marcou também na semi final contra o vasco, mas o clube acabou eliminado. Fred terminou o estadual com 5 gols.

O camisa 9 marcou o quinto gol do Fluminense no jogo de volta contra o Horizonte, e marcou duas vezes no jogo contra o tupi, ambos jogos pela copa do Brasil.

Com o gol marcado contra o Horizonte, Fred alcançou Viola como segundo maior artilheiro da copa do Brasil.

Logo na primeira partida do brasileirão, Fred já deixou sua marca. Quando o campeonato parou em junho para a disputa da copa do mundo Fred tinha apenas 2 gols.

Fred chega para a copa do mundo com grande destaque após a copa das confederações. Mas Fred acaba não jogando tão bem quanto esperado marcando apenas 1 gol em 5 jogos.

Após fracasso na copa do mundo, Fred pediu férias do clube( e pensou em não voltar ao clube carioca) e ficou fora de 4 rodadas. O capitão tricolor voltou à marcar 4 jogos após sua volta fazendo logo 2 gols na vitória por 4 a 0 contra o Sport no maracanã e mais um no jogo seguinte.

Mas foi no segundo turno que o capitão tricolor brilhou. O atacante participou de 17 partidas marcando um total de 13 gols se tornando o artilheiro da competição com 18 gols em 28 partidas.

No dia primeiro de novembro, Fred marcou o primeiro gol do Fluminense na vitória por 2 a 0 contra o Goiás e seu gol de número 100 em campeonatos brasileiros.

Fred em campo pelo Fluminense no clássico FLA-FLU

2015

Logo no início da temporada, Fred recebeu uma proposta para jogar no futebol chinês, mas o jogador acabou recusando.

Em 30 de janeiro de 2015 o atacante renovou o seu contrato com o Fluminense até o fim de 2018. Até este dia, ele tinha 224 jogos e 139 gols pelo Tricolor, média de 0,62 por partida.

Na semi-final do campeonato carioca, Fred marcou 2 vezes contra o botafogo na primeira partida. Com o seu primeiro gol na partida, o jogador chegou a marca de 300 gols na carreira e 150 gols pelo Fluminense. Com o seu segundo gol na partida se tornando também o maior artilheiro da historia do Fluminense em jogos oficiais.

No dia 31 de maio, Fred marcou 2 vezes contra o Flamengo em um jogo válido pela quarta rodada do brasileiro. Nesse jogo, Fred se tornou o maior artilheiro do campeonato brasileiro na era dos pontos corridos e também o maior artilheiro do clássico FLA-FLU em campeonatos brasileiros com 6 gols.

Até então, Fred já havia marcado contra todos os times considerados grandes do futebol brasileiro com a camisa tricolor, menos o Santos. Mas no dia 2 de julho, o atacante marcou o primeiro gol da equipe na vitória por 2 a 1 quebrando esse tabu.

No dia 28 de outubro, O Fluminense jogou contra o Palmeiras a partida de volta da semi final da copa do Brasil, mesmo tendo vencido por 2 a 1 o primeiro confronto, a partida era complicada. Principal jogador da equipe, Fred, que havia se lesionado no primeiro tempo do jogo de ida ainda estava com muitas dores no joelho e estava sem condições de jogar, mas mesmo assim o atacante tricolor foi para o jogo. Aos 25 minutos do segundo tempo o capitão tricolor, quase sem andar em campo, conseguiu vencer a marcação dos zagueiros alviverdes e do próprio joelho e após um cruzamento de Gerson pela direita, Fred de cabeça marcou o gol do Fluminense levando a partida para a disputa de pênalti.

O tricolor acabou eliminado nos pênaltis, mas Fred marcou na sua história mais um grande momento com a camisa tricolor superando as dores e ajudando a equipe e mais um momento difícil.

Fred terminou o ano de 2015, com um total de 22 gols em 42 jogos.

Fred comemorando o seu gol contra o Palmeiras

2016

Fred começou o ano se envolvendo em uma polêmica, o camisa 9 tricolor falou que não ia participar dos jogos da Florida Cup pois ele não aprovava a presença de Ronaldinho Gaúcho no torneio, já que o jogador não era mais atleta do Fluminense. Mesmo assim Fred negou qualquer possibilidade de deixar a equipe das laranjeiras naquele ano.

O camisa 9 tricolor iniciou o ano muito bem, marcando 6 gols em 3 partidas pelo estadual. Sendo 3 deles no empate em 3 a 3 com o Madureira.

Mas no dia 4 abril, Fred entrou em outra polêmica. O jogador teve uma discussão com o técnico Levir Culpi e falou que não joga mais com o treinador e deixa seu futuro indefinido no clube.

No dia 10 de junho, em uma coletiva marcada no salão nobre das laranjeiras, Fred anunciou sua saída do clube carioca. Nessa entrevista, o camisa 9 se emocionou ao falar que iria sair e disse que a vontade dessa saída veio por parte do clube por conta do alto salário do atleta.

Nesse ano Fred marcou apenas 11 gols em 22 jogos. O atacante se despediu do clube com 172 gols em 288 partidas.

Fred na sua despedida.

2020

Esse ano o ídolo da torcida tricolor retorna às laranjeiras e com anos de contrato, o jogador pode quebrar mais recordes com a camisa tricolor.

Fred tem 172 gols com a camisa tricolor e é o terceiro maior artilheiro da história do clube. Faltam apenas 12 gols para o camisa 9 alcançar Orlando como segundo maior artilheiro do clube.

O jogador já é o maior artilheiro do campeonato brasileiro na era dos pontos corridos e pode se tornar o maior artilheiro da história do campeonato. Fred possui 146 gols e está apenas 7 gols de Edmundo(153) e 8 de Romário(154), o líder Roberto Dinamite também pode ser alcançado(190).

Outro recorde que o camisa 9 pode quebrar é de maior campeão do clube no século. O recorde pertence ao ex zagueiro tricolor Gum que tem sete títulos e Fred tem apenas cinco.

--

--