O trabalho dos sonhos: o que esperar de Nagelsmann no Bayern
Ex-RB Leipzig, o jovem técnico alemão chega em Munique como uma das principais atrações da temporada e no momento mais maduro de sua carreira
Julian Nagelsmann chega ao Bayern com uma missão complicada que é ser sucessor de Hansi Flick, um dos técnicos mais vitoriosos na história do clube. Nesse início, ainda não ganhou nenhuma partida que disputou no comando dos bávaros. Até o momento, são três derrotas e um empate em quatro amistosos.
Em um contexto de ausência dos principais jogadores para a disputa da Euro, é natural que esse início de Nagelsmann seja marcado por esses resultados e pelo desempenho abaixo. Isso porque, sem a equipe completa, a opção foi a utilização de jogadores mais jovens e sem muitos minutos em campo.
A forma de lidar com um elenco campeão
Não é segredo que um dos principais pontos-chaves de Nagelsmann nesse início de trabalho é como conseguir conquistar o elenco do Bayern. Ainda mais sobre como ele exige uma concentração e dedicação tática muito grande de seus atletas.
O atacante croata Andrej Kramaric, ex-jogador do técnico alemão, já teve uma leve discussão com Julian Nagelsmann em 2019, após empatar com Gladbach por 2-2.
“Eu amo Julian, mas às vezes precisamos de três minutos depois de mudar o sistema, porque nem todo jogador entende ou não pode ouvi-lo por causa dos 50.000 torcedores.”
Tática
Nagelsmann se destacou no Hoffenheim e recentemente no RB Leipzig por conta de ser bastante flexível taticamente, além de saber potencializar seus alas e meias. Ele é um grande responsável pela ascenção de alguns atacantes no cenário da Bundesliga, como Timo Werner, Kramaric, Patrick Schik e também Yussuf Poulsen.
Em sua apresentação, garantiu que não irá fazer grandes mudanças táticas logo no início de trabalho no Bayern.
“Com Hansi Flick, o Bayern jogava em 4-3-3. Não vou mudar muitas coisas aqui e jogar com uma linha de três atrás em todos os jogos.”
“É uma questão de sermos flexíveis. O que interessa é que os jogadores atuem nas suas melhores posições”
Mercado de transferências
Na Bundesliga, grande parte dos clubes se veem na necessidade de vender para depois realizar uma compra de grande porte. Apesar do Bayern ter tido um salto considerado grande para os concorrentes, o clube também vive esse dilema.
Após contratar reforços pontuais para defesa com Dayot Upamecano e Omar Richards, hoje o clube mantém esforços para fazer a manutenção de alguns de seus principais jogadores como Joshua Kimmich e Leon Goretzka. Além de resolver a questão do atacante francês Kingsley Coman, que pode permanecer no clube ou ser transferido ainda nesta janela de verão na Europa.