O trabalho dos sonhos: o que esperar de Nagelsmann no Bayern

Ex-RB Leipzig, o jovem técnico alemão chega em Munique como uma das principais atrações da temporada e no momento mais maduro de sua carreira

Ivan Gabriel
Mezzala
3 min readAug 1, 2021

--

Foto: Harry Langer/Getty Images

Julian Nagelsmann chega ao Bayern com uma missão complicada que é ser sucessor de Hansi Flick, um dos técnicos mais vitoriosos na história do clube. Nesse início, ainda não ganhou nenhuma partida que disputou no comando dos bávaros. Até o momento, são três derrotas e um empate em quatro amistosos.

Em um contexto de ausência dos principais jogadores para a disputa da Euro, é natural que esse início de Nagelsmann seja marcado por esses resultados e pelo desempenho abaixo. Isso porque, sem a equipe completa, a opção foi a utilização de jogadores mais jovens e sem muitos minutos em campo.

A forma de lidar com um elenco campeão

Não é segredo que um dos principais pontos-chaves de Nagelsmann nesse início de trabalho é como conseguir conquistar o elenco do Bayern. Ainda mais sobre como ele exige uma concentração e dedicação tática muito grande de seus atletas.

O atacante croata Andrej Kramaric, ex-jogador do técnico alemão, já teve uma leve discussão com Julian Nagelsmann em 2019, após empatar com Gladbach por 2-2.

“Eu amo Julian, mas às vezes precisamos de três minutos depois de mudar o sistema, porque nem todo jogador entende ou não pode ouvi-lo por causa dos 50.000 torcedores.”

Andrej Kramaric (E.) e Julian Nagelsmann (D.) trabalharam juntos por três anos enquanto estavam no Hoffenheim. (Foto: Reprodução/Imago/Jan Huebner)

Tática

Nagelsmann se destacou no Hoffenheim e recentemente no RB Leipzig por conta de ser bastante flexível taticamente, além de saber potencializar seus alas e meias. Ele é um grande responsável pela ascenção de alguns atacantes no cenário da Bundesliga, como Timo Werner, Kramaric, Patrick Schik e também Yussuf Poulsen.

Em sua apresentação, garantiu que não irá fazer grandes mudanças táticas logo no início de trabalho no Bayern.

“Com Hansi Flick, o Bayern jogava em 4-3-3. Não vou mudar muitas coisas aqui e jogar com uma linha de três atrás em todos os jogos.”

“É uma questão de sermos flexíveis. O que interessa é que os jogadores atuem nas suas melhores posições”

Mercado de transferências

Julian Nagelsmann em sua apresentação ao lado de Hasan Salihamidzic (esq) e Oliver Kahn (dir). (Foto: Bayern/Twitter)

Na Bundesliga, grande parte dos clubes se veem na necessidade de vender para depois realizar uma compra de grande porte. Apesar do Bayern ter tido um salto considerado grande para os concorrentes, o clube também vive esse dilema.

Após contratar reforços pontuais para defesa com Dayot Upamecano e Omar Richards, hoje o clube mantém esforços para fazer a manutenção de alguns de seus principais jogadores como Joshua Kimmich e Leon Goretzka. Além de resolver a questão do atacante francês Kingsley Coman, que pode permanecer no clube ou ser transferido ainda nesta janela de verão na Europa.

Confira os últimos textos do Mezzala:

--

--

Ivan Gabriel
Mezzala

Aspirante a jornalista e amante do futebol alemão.