Os primeiros minutos de Thiago Alcântara com a camisa do Liverpool

Principal contratação dos Reds estreou neste domingo, na vitória contra o Chelsea

João Terra
Mezzala
5 min readSep 21, 2020

--

(Foto: Optus Sport)

No último dia 18, o Liverpool anunciou uma das principais contratações da janela do futebol mundial. Por um valor de 30 milhões de euros, Thiago chegou à Inglaterra para reforçar o meio-campo do time dirigido por Jürgen Klopp. O hispano-brasileiro era peça fundamental no Bayern de Munique campeão da última Champions League e, sem dúvidas, fará a diferença no Liverpool.

O novo camisa 6 dos Reds jogou o segundo tempo inteiro da última partida, contra o Chelsea, válida pela segunda rodada da Premier League. Em campo, Thiago viu seu companheiro Sadio Mané marcar os dois gols na vitória por 2 a 0, e, apesar de ter cometido um pênalti, o saldo em sua estreia foi considerado positivo.

Escalações iniciais de Chelsea e Liverpool (Foto: Taticalpad)

Foi possível notar alguns pontos interessantes no duelo do Stamford Bridge. Por parte dos comandados de Franck Lampard, destacável a atuação da dupla de meio-campistas N’Golo Kanté e Mateo Kovačić, responsável por conduzir a bola nos avanços para o campo de ataque.

Sobre os visitantes, foram muito bem especialmente na pressão alta nos tiros de meta do Chelsea. Os pontas Mohamed Salah e Sadio Mané pressionavam os zagueiros, enquanto Roberto Firmino fechava a opção de passe para Jorginho, o primeiro jogador do meio-campo da equipe de Londres.

A partida ficou marcada pela expulsão do zagueiro Christensen, do Chelsea, nos acréscimos da primeira etapa. O dinamarquês agarrou Mané, que sairia com perigo cara a cara com o goleiro Kepa, e recebeu o cartão vermelho direto.

Com um jogador a mais, o Liverpool monopolizou a posse de bola — onde Thiago foi importante — , e conseguiu marcar dois gols com seu camisa 10. Aos 28 minutos da parte final, os mandantes tiveram uma grande oportunidade de reagir, quando o estreante da tarde derrubou Timo Werner dentro da área. O goleiro brasileiro Alisson, porém, defendeu a cobrança de pênalti de Jorginho, confirmando o resultado favorável de 2 a 0. Mesmo com a infração cometida, o desempenho de Thiago Alcântara chamou a atenção, sobretudo com a bola no pé e em relação a seu posicionamento.

Mapa de calor de Thiago Alcântara contra o Chelsea, sendo o ataque para a esquerda (Foto: WhoScored)

Desde que começou a ser especulada a contratação de Thiago pelo Liverpool, muitas previsões de onde ele poderia encaixar na equipe de Klopp foram feitas. E, geralmente, ele era escalado como um interior, jogando na segunda linha de meio-campo — no lugar de Naby Keita ou Georginio Wijnaldum — , tendo Jordan Henderson ou Fabinho como primeiro homem do setor.

Entretanto, o que se viu contra o Chelsea foi Thiago fazendo o papel de primeiro volante. Ao entrar no intervalo do jogo no lugar de Henderson, passou a ser o responsável por auxiliar a saída de bola desde os zagueiros, sempre trabalhando na base da jogada para olhar o jogo de frente. O debutante foi importantíssimo na distribuição no meio-campo, invertendo os corredores para os laterais Alexander-Arnold e Robertson, que se encontram sempre bem abertos para dar amplitude na organização ofensiva do Liverpool.

Todos os passes de Thiago contra o Chelsea (Foto: WhoScored)

Thiago obteve ótimos números nos quesitos de passes: dez lançamentos realizados em 12 tentativas. O camisa 6 deu incríveis 74 passes, em apenas 45 minutos, com um aproveitamento excepcional de 90% de acerto. Estatísticas que demonstram a qualidade do jogador em termos associativos.

Outra função que Thiago realizou foi a de fixar marcações por dentro. Isso porque, com apenas nove jogadores de linha, o Chelsea passou a marcar com o bloco bem baixo, esperando em seu próprio campo, fechando os espaços do ataque do Liverpool e tentando explorar os contra-ataques. Com isso, os comandados de Jürgen Klopp tinham o desafio de furar a organização defensiva montada por Lampard.

Principalmente com a entrada de James Milner, que também ajudou na saída de bola, aos 19 do segundo tempo, Thiago se posicionava no centro do campo quando não estava com a bola no momento ofensivo de sua equipe. Essa ação tem o objetivo de atrair os adversários para o meio, povoando esse setor e abrindo espaços pelos flancos.

(Foto: Matt Dunham)

O que se pode esperar do Liverpool daqui pra frente é um time com mais refino técnico com a bola quando seu principal reforço estiver em campo. Além de contar com um momento defensivo marcado pela pressão alta, Klopp passa a ter um dos melhores jogadores do mundo para trabalhar a bola na organização ofensiva. Thiago Alcântara só aumenta a qualidade de um dos melhores times do planeta e tem tudo para marcar época no atual campeão inglês.

(Foto: Reprodução)

--

--