Palmeiras x Corinthians: Como as equipes chegam para o derby.
No sábado dia 8 de agosto as equipes se enfrentam pela segunda partida da final do estadual.
Essa final do campeonato paulista vai ser a sétima entre as duas equipes, com três vitorias para cada. Nessa partida além de desempatar o histórico entre as equipes, o Palmeiras caso vença o próximo jogo vai empatar com o rival em vitorias no derby, no momento o Corinthians tem 128 vitórias e o Palmeiras 127.
As equipes chegam com ambições diferentes nessa final, a equipe alviverde busca encerrar um jejum de 12 anos sem conquistar o estadual, enquanto o alvinegro busca o inédito tetracampeonato.
Palmeiras
Após não conseguir o titulo brasileiro ano passado, a equipe alviverde fez uma reformulação no elenco e no departamento de futebol. Buscando apenas contratações pontuais e maior utilização da base.
Após bom ano dirigindo o Vasco, a diretoria alviverde apostou em Vanderlei Luxemburgo para dirigir a equipe nessa temporada. Além do treinador chegaram o lateral esquerdo Matias Viña, o atacante Rony e a ainda promoveram cinco jogadores da base para o time principal: Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan e Lucas Esteves.
Antes mesmo da estreia na temporada, Luxemburgo anunciou uma mudança tática na equipe, o treinador falou que vai utilizar o Felipe Melo de zagueiro. Mesmo com a desconfiança da torcida no inicio o jogador vem fazendo boas partidas até aqui na temporada em sua nova posição.
Logo em janeiro, o Alviverde foi para os EUA disputar a Florida Cup. Na primeira partida do ano a equipe empatou no tempo normal em 0 a 0 com o Atlético Nacional(Col) e venceu nos pênaltis. Na partida seguinte o Palmeiras venceu o New York City por 2 a 1 e garantiu o título da competição superando o rival Corinthians que ficou em terceiro.
Ainda em janeiro começou o estadual, e a primeira vitória veio logo na estreia contra o Ituano por 4 a 0. A primeira derrota da temporada veio na quarta rodada do campeonato contra o Red Bull Bragantino. Após a derrota foram mais cinco jogos de invencibilidade no estadual até a parada por causa da pandemia.
Durante a parada, o Palmeiras perdeu Dudu. o ídolo da torcida alviverde foi negociado com Al Duhail do Catar. De acordo com Luxemburgo a equipe palmeirense estava numa ascensão na temporada. Mesmo com três empates seguidos no estadual a equipe venceu os dois primeiros jogos da fase de grupo da libertadores sofrendo apenas um gol nas duas partidas.
O primeiro jogo após quatro meses de paralisação era o derby contra o Corinthians. Nessa partida o Alviverde buscava a vitória para manter a invencibilidade e a boa fase pré-paralisação e ainda podia eliminar o rival das quartas de final do estadual. Mas mesmo com uma boa atuação a equipe alviverde parou em Cássio e não conseguiu a vitória, encerrando a invencibilidade de sete partidas sem perder. Mesmo com a derrota o Palmeiras conseguiu a classificação para as quartas de final do estadual.
No mata-mata o Palmeiras enfrentou o Santo André nas quartas de final. Em uma partida abaixo da média, o alviverde confirmou o favoritismo e venceu por 2 a 0 com gols de Felipe Melo e Marcos Rocha no final do segundo tempo.
Na semifinal, a equipe de Vanderlei Luxemburgo enfrentou a Ponte Preta e novamente não fez uma boa partida e perdeu muitas chances de gol. A vitória veio com gol do Patrick de Paula ainda no primeiro tempo.
Corinthians
Ainda no final de 2019, o Corinthians anunciou Tiago Nunes como novo técnico para 2020. Com a classificação para a pré-libertadores a diretoria alvinegra anunciou bons reforços para a equipe sendo o principal deles o meia Luan. Alem do meia foram anunciados Sidcley, Cantillo, Camacho, Pedro Henrique, Matheus Davó e Yoni Gonzalez.
Logo no início do ano a equipe viajou para os EUA para participar da Florida Cup junto com o rival alviverde. Na estreia da competição o alvinegro venceu o New York City por 2 a 1 com dois gols de Luan. Mas na segunda partida já veio o primeiro resultado negativo da temporada. A equipe de Tiago Nunes foi derrotada pelo Atlético Nacional(Col) e viu o rival alviverde conquistar o título da Florida Cup.
Na primeira semana de fevereiro o Corinthians já tinha um grande desafio, enfrentar o Guarani(Par)pela primeira fase da pré-libertadores. O alvinegro perdeu a primeira partida fora de casa e teve que tentar reverter o placar em São Paulo. Mesmo com uma boa atuação e o resultado positivo na partida, o alvinegro acabou eliminado da competição ainda na primeira fase por conta do gol marcado fora de casa.
Após a eliminação, só restou ao Corinthians focar no estadual, o que deu certo no inicio. o alvinegro venceu três das quatro primeiras partidas, sendo uma delas o clássico contra o Santos. Mas na quinta rodada, quando veio a primeira derrota na competição tudo desandou para a equipe de Tiago Nunes. Depois de sete partidas sem vencer e praticamente eliminado do mata-mata aconteceu a paralisação.
Durante a paralisação o Corinthians anunciou que o atacante Yoni Gonzalez estava voltando para o benfica após participar de apenas uma partida e anunciou também a contratação do atacante e ídolo Jô.
Após quatro meses sem futebol e o Corinthians em situação complicada no estadual o alvinegro venceu o derby, na primeira partida após a volta, resultado que gerou confiança na equipe que venceu todos os jogos até então.
Nas quartas de final o alvinegro tinha pela frente o Red Bull Bragantino que tinha feito a melhor campanha do campeonato. Mesmo assim a equipe fez boa partida e venceu por 2 a 0 com gol de Ederson logo aos 30 segundos de partida e do Jô na sua partida de reestreia com a camisa corintiana.
Na semifinal o Corinthians enfrento o mirassol, que eliminou o São Paulo. Mesmo com forte marcação do adversário, o alvinegro venceu por 1 a 0 e conseguiu se classificar para quarta final de estadual seguida.
A primeira partida da final
Na última quarta, as equipes se enfrentaram pela primeira partida da final do estadual na Arena Corinthians.
Em uma partida muito truncada, sem muitos lances de perigo o placar terminou justo no 0 a 0.
No primeiro tempo, a equipe alvinegra jogou melhor tendo mais posse de bola e calma para construir as jogadas e assim tiveram duas chances de perigo. Com o William no banco, o Palmeiras apostou na escapada no contra ataque com Zé Rafael e Rony, mas não deu muito certo. O alvinegro teve uma chance de perigo somente na primeira etapa que aconteceu aos 45 minutos.
Na segunda etapa o Palmeiras dominou o adversario, com as entradas de Bruno Henrique e William, o alviverde teve mais posse e mais chances de perigo ao gol do Cássio. Tiago Nunes apostou em Cantillo e Araos, o que melhorou o time, mas não causou perigo ao gol de Weverton.
Segunda Partida da Final
Neste sábado, dia 8 de agosto, as equipes voltam a se enfrentar mas dessa vez no Allianz Park.
No lado palmeirense, a escalação da zaga é, ainda, uma incógnita. O Alviverde não divulgou detalhes sobre a preparação da equipe e não se sabe se Felipe Melo retomará seu posto, ele ficou de fora no último Dérbi por conta de uma lesão muscular na coxa. Caso ele atue, Luan volta para o banco. Também não se sabe se Vanderlei Luxemburgo manterá Zé Rafael na equipe no lugar de Willian.
O Corinthians deve repetir a escalação de seus últimos três jogos no Paulistão. Cantillo, que já ficou no banco na primeira partida da decisão, deve permanecer como opção de Tiago Nunes e a dupla Gabriel e Éderson tende a ser mantida para iniciar o duelo da final neste sábado. O único desfalque será Boselli, que ainda ser recupera de cirurgia na face.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CORINTHIANS
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data/Horário: 8 de agosto de 2020, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Onde assistir: Globo, SporTV, Premiere
PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Luan (Felipe Melo), Gómez e Viña; Patrick de Paula, Ramires e Gabriel Menino; Zé Rafael (Willian), Rony e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Desfalques: Felipe Melo (dúvida), Gabriel Veron (machucado) e Luan Silva (em transição)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos Augustos; Gabriel e Éderson; Ramiro, Luan e Mateus Vital; Jô. Técnico: Tiago Nunes
Desfalque: Boselli (recuperação de cirurgia na face).